fbpx

Conclusão das obras dos novos altares

Os cinco novos altares laterais, do lado esquerdo e direito, na igreja antiga da Paróquia e Santuário São Judas Tadeu já estão prontos. E já estão com várias novas imagens de Santos e Santas, como a do Beato Carlo Acutis, São João Paulo II, além de São Simão, São Bento, São Cristóvão e São Padre Pio de Pietrelcina. As obras dos altares laterais foram finalizadas neste mês de outubro, antes do início da Novena em preparação à Festa do Padroeiro, São Judas Tadeu.

 

Dedicação do novo altar central

Já o altar central, que será fixo, será finalizado no mês de novembro. A dedicação do novo altar central será em Celebração Eucarística, no dia 11 de novembro, às 19h30 na igreja antiga da Paróquia e Santuário São Judas Tadeu. Nessa celebração será depositado dentro do novo altar o Livro Ouro com os nomes das pessoas vivas e falecidas que estão contribuindo com essa obra. E a partir dessa data, a missa das 7h do primeiro sábado do mês será em intenção das pessoas (vivas e falecidas) cujos nomes estarão ali inscritos. Ainda há tempo! Deixe o seu nome e da sua família eternizados no Livro Ouro do Jubileu dos 25 anos do Santuário São Judas Tadeu!

Por que novos altares para as imagens dos Santos?

A Paróquia e Santuário São Judas Tadeu executou em 2023 um grande projeto de reforma de cinco altares para as laterais da igreja antiga, além da substituição do altar central por um fixo.

Para quem é paroquiano há mais tempo, basta recordar-se que até a década de 1990, na igreja antiga haviam confessionários nos lugares onde hoje há imagens, nos nichos laterais, do lado esquerdo e direito. As confissões eram atendidas dentro da igreja antiga. Esses confessionários foram retirados, pois as Confissões individuais passaram a ser atendidas na Capela de Confissões e Bênçãos, que fica ao lado da Secretaria Paroquial. E desde então, os locais ficaram com algumas imagens, de maneira provisória.

Nos meses de setembro e outubro foram produzidos estes altares em mármore para compor os espaços vazios na igreja antiga, seguindo o estilo arquitetônico da igreja. Estes novos altares foram confeccionados especialmente para amparar as novas imagens de santos e também as imagens que já haviam.

Intercessores das crianças e jovens

Num mesmo altar foram colocadas as imagens de São João Paulo II, o Beato Carlo Acutis e São Domingos Sávio, por serem considerados intercessores da Juventude.

São João Paulo II grande defensor da família e da vida, tinha um grande amor pela Virgem Maria e criou as Jornadas Mundiais da Juventude. Foi além das palavras e demonstrou sua santidade, mesmo nos momentos de dores e sofrimentos, como a de ter vivido na juventude a ocupação nazista na Polônia e ao final da vida com o mal de Parkinson. Entrou para eternidade no dia 2 de abril de 2005. Sua memória é celebrada em 22 de outubro.

“A Eucaristia é meu caminho para o céu” é uma frase dita por um jovem de 15 anos, Carlo Acutis, que sabia ter seus dias contados após ter sido diagnosticado com leucemia. Nascido no dia 3 de maio de 1991 e falecido no dia 12 de outubro de 2006, Carlo teve uma vida curta, mas intensa. É considerado “Ciberapóstolo da Eucaristia”, “Apóstolo dos Millennials”, “Apóstolo da Internet” e, mesmo, “Padroeiro da Internet”.

A imagem de São Domingos Sávio já existia na igreja antiga. Apesar de pouco conhecido, foi beatificado em 1950 e canonizado em 12 de junho de 1954 pelo Papa Pio XII. Ele faleceu aos 15 anos de tuberculose e é o padroeiro das pessoas que sofrem falsas acusações, dos jovens delinquentes e dos cantores do coro da igreja. Sua festa é celebrada no dia 5 de março.

São Paulo, Frei Galvão e Madre Paulina juntos

Para a imagem de São Paulo Apóstolo, devido ao seu tamanho e peso, foi necessário um altar mais reforçado. Essa imagem é uma réplica da que se encontra na Catedral da Sé, no centro da cidade, e foi doada ao Santuário em 2009, pela Arquidiocese de São Paulo, para marcar o Ano Jubilar Paulino, instituído pelo então Papa Bento XVI , em comemoração dos 2000 anos do nascimento do Apóstolo Paulo.

Além de São Paulo Apóstolo, neste mesmo altar da igreja antiga foram colocadas as imagens de São Frei Galvão e Santa Madre Paulina, que como São Paulo Apóstolo, são considerados patronos da Arquidiocese. Segundo o Cardeal Arcebispo, Dom Odilo Pedro Scherer: “(A cidade de) São Paulo teve seu início com a ação missionária dos Jesuítas, entre os quais, São José de Anchieta. Ao longo de sua história, a cidade também contou com a ação exemplar de santos e bem-aventurados, como Frei Galvão, Madre Paulina, Padre Mariano, Madre Assunta. Muitos foram os missionários santos que dedicaram sua vida à evangelização e ao cultivo da fé do povo paulistano, movidos pelo Espírito Santo.”

Aproveite a oportunidade para visitar a Paróquia e Santuário São Judas Tadeu e conhecer os novos altares e imagens dos Santos e Santas, que compõem essa Casa de Devoção. Você será sempre muito bem vindo (a)!

 

Fotos e texto: Priscila Thomé Nuzzi, Departamento de Comunicação e Marketing da Paróquia e Santuário São Judas Tadeu

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat