fbpx
 

A Voz de São Judas Tadeu

Desde a sua fundação até os dias de hoje, o contato com o devoto/paroquiano sempre foi prioridade no caminho pastoral seguido pelo Santuário São Judas Tadeu. Mesmo diante das dificuldades e poucos recursos da época, o Santuário foi aos poucos conquistando seu espaço e ganhando voz no meio social em que estava inserido. A primeira iniciativa, que temos registro, com foco na comunicação ganhou o nome de “Voz de São Judas Tadeu” e nasceu como um folheto informativo com 4 páginas no total. Os formatos e meios foram sendo ampliados e melhorados com o tempo, mas o objetivo permaneceu o mesmo, anunciar e viver a mensagem de salvação de Cristo. A Voz de São Judas se expandiu para outros meios como o Rádio, a TV e a internet.

Atualmente o Santuário conta com os seguintes meios de comunicação:

Jornal São Judas

Veja aqui 

Revista São Judas

Veja aqui

Web Rádio São Judas Tadeu

A web Rádio São Judas Tadeu foi lançada no dia 08 de julho de 2018 com a intenção de ser mais um meio de evangelização na era digital. Para ouvir,  basta ter acesso a internet e escolher entre baixar o aplicativo em seu celular ou acessar pelo navegador. Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:

Clique aqui para acessar o site da Web Rádio São Judas Tadeu ou baixe nosso aplicativo.

Programas na Rádio 9 de Julho 1600 kHz

Atualmente são 4 produções e uma transmissão ao vivo de segunda a sexta-feira (Santa Missa, às 17h.)

05h55 – Amanhecer com Esperança – Pe. Claudio Weber,scj (Diariamente)
06h55 e às 20h – O Pão da Palavra – Pe. Reginaldo de Souza, scj (Segunda a sábado)
15h30 – Santuário em Ação – Pe. Guilherme César, scj (Segunda a Sexta)
17h00 – Santa Missa (Segunda a Sexta)
17h50 – A Missa Continua – Pe. Cládio Weber, scj (Segunda a sexta)

Redes Sociais

MISSAS TRANSMITIDAS:

Aos domingos:

Às 8h30 pela TV Gazeta e Rádio Capital 1040 AM.

De segunda a sexta-feira

Às 17h na Web Rádio São Judas Tadeu, Youtube e Rádio Nove de Julho 1600 AM

Confira abaixo uma linha do tempo com as principais conquistas do Santuário na área da comunicação.

  1. BOLETIM PAROQUIAL “VOZ DE SÃO JUDAS TADEU”

    Ainda quando paróquia, em 1945, existia uma folha impressa chamada “Voz de São Judas” com tiragem de aproximadamente 2.000 exemplares, uma capa com a estampa de São Judas Tadeu e 3 páginas para avisos, informações e pequenos textos.

  2. BOLETIM CRESCE E SE TORNA UM TABLÓIDE    “INFORMATIVO SÃO       JUDAS”

    A tímida, porém, eficiente, “Voz de São Judas” é ampliada e ganha o título de jornal,   sob o nome de “Informativo São Judas” fundado por padre Cláudio Weber, scj.

    “A época coincide também com uma necessidade especial, que talvez hoje, o público nem sequer lembra, sobretudo os mais jovens: nós estávamos em plena época de repressão da informação. Toda informação era controlada e             muitas vezes até censurada. O próprio jornal da Arquidiocese, “O São Paulo” era censurado; muitas matérias eram censuradas. O Arcebispo, Dom Paulo Evaristo Arns, tinha muito interesse que se criasse uma imprensa alternativa, através de boletins paroquiais, e uma informação que chegasse, de fato, ao povo. Isso ajudou a clarear    as ideias e a perceber a necessidade de ampliação daquela folha chamada “Voz de São Judas”. Daí surgiu o Jornal “Informativo São Judas”, cujo primeiro número foi lançado em 28 de julho de 1976.” (Padre Cláudio Weber, scj em entrevista para o Jornal São Judas em julho de 2001)

    O início do jornal foi bastante penoso. A gente fazia o jornal geralmente à noite, depois do horário normal de trabalho. Eu mesmo estava muito atarefado aqui, trabalhando com catequese, adolescentes, jovens, e uma série de outras atividades ligadas à Paróquia e só sobrava tempo para fazer o jornal à noite. Eu consegui reunir uma pequena equipe de voluntários e fazíamos o jornal a partir das 9 horas da noite. Chegamos às vezes a varar a noite para concluir o jornal às 5 ou 6 horas da manhã e levar direto para a gráfica. Ficávamos sem dormir. E naquela época não tinha os recursos que temos hoje, como a computação. Tanto que o jornal começou sendo datilografa do numa máquina IBM. Esse era o recurso mais moderno que se tinha na época. Todos os textos eram datilografados e depois se fazia o past-up, montando o jornal e dessa forma, era levado para a gráfica, gravado numa matriz e impresso.

    1996 – Em 1996, a publicação ganhou nova identidade visual e passou a ser     chamado apenas de “Jornal São Judas” e não mais Informativo São Judas.

    2004 – Em 2004, o jornal ganhou cores nas páginas internas, antes apenas a capa       era      colorida.

    2018 – Em 2018, foi vez da capa ganhar um upgrade, passou a ser produzido com       papel offset, um material mais resistente ao tempo e de cor mais clara se       comparado ao tradicional papel jornal.

  3. MISSA NA RÁDIO RECORD

    Em 1964 a Rádio Record passou a fazer, mensalmente no dia 28, a transmissão da Santa Missa das 18h como parte integrante do programa Zé Bétio. A transmissão foi realizada por mais de 10 anos.

  4. INSTALAÇÃO DO TELÃO NA IGREJA NOVA

    Em 1995 a igreja nova ganhou mais um instrumento de comunicação: um telão foi instalado para a projeção de cantos, vídeos e recados diversos.

    INFORMATIVO PAROQUIAL GANHA VERSÃO EM VÍDEO

    O telão possibilitou ainda a criação do Informativo São Judas em versão de vídeo, uma produção semanal com os principais avisos do Santuário. Uma equipe de voluntários trabalhava na gravação, edição, redação de textos, apresentação e projeção do informativo.

    Esses vídeos continuam a ser produzidos até hoje, porém com o nome de Informativo Paroquial, nos estúdios de gravação do próprio Santuário e é considerado um dos meios mais efetivos de divulgação de eventos entre os paroquianos e devotos.

  5. PARCERIA COM A RÁDIO 9 DE JULHO

    Em março de 1999 a Rádio 9 de Julho reabria suas portas em caráter experimental após um longo período de suspensão das atividades por decreto do Governo Médici em 1973, período da ditadura militar no Brasil. O Santuário São Judas firmou uma parceria com a emissora iniciando em meados de abril do mesmo ano sua programação na Rádio oficial da Arquidiocese de São Paulo. As gravações são realizadas no próprio Santuário, até os dias atuais.

    PARTICIPAÇÃO EM OUTRAS RÁDIOS

    Alguns dos padres que atuavam no Santuário tinham, também, programas na Rádio  América, por exemplo.

  6. EMISSORAS DE TV PASSAM A TRANSMITIR NOSSAS MISSAS

    Mais tarde, as emissoras de televisão também passaram a realizar transmissões das missas.

    2013MISSA NA REDE TV: Desde o mês de outubro de 2013 o Santuário São Judas Tadeu recebeu projeção nacional, transmitindo a missa dominical das 7h, com o patrocínio da rede farmacêutica Ultrafarma e do sr. Sidney Oliveira pela Rede TV. Este foi um presente que a comunidade recebeu de Deus e do Padroeiro intercessor São Judas Tadeu às vésperas da sua Novena. São Judas Tadeu é muito popular, e sua devoção se estende aos lares católicos, em todo o Brasil. Dessa forma, ao menos uma vez por semana, seus devotos podem acompanhar a Santa Missa ao vivo, diretamente do Santuário da Avenida Jabaquara, em São Paulo, e receber a bênção pela intercessão de São Judas Tadeu.

    2017MISSA NA BAND: Em novembro de 2017 a missa das 7h do domingo passou a ser transmitida pela rede bandeirantes de televisão, a Band TV

  7. SÃO JUDAS NA WEB TV

    Em novembro de 2012 mais uma conquista na área da comunicação foi colocada à disposição dos devotos de São Judas Tadeu, trata-se da aquisição de um canal de TV na internet, a Web TV São Judas. Com isso, a missa das 17h passou a ser transmitida também por este meio. Porém, entre 2016 e 2017, manter a plataforma já não era mais vantajoso, uma vez que o Youtube possibilitava praticamente o mesmo serviço, porém gratuitamente. Sendo assim, a missa das 17h continua sendo transmitida até hoje pelo canal do Santuário no Youtube.

    TV GAZETA E TV ULTRAFARMA – Outras produções televisivas foram realizadas por alguns padres atuantes no Santuário para a TV Ultrafarma e TV Gazeta entre os anos de 2015 e 2017: Devoção sem Fronteiras com padre José Ronaldo de Castro Gouvêia e A Bênção de São Judas com Padre Damião Pereira, scj

  8. REVISTA SÃO JUDAS

    Em 2012 é criada a Revista São Judas para os Devotos Colaboradores, uma maneira de oferecer um conteúdo diferenciado aqueles que contribuem mensalmente na Campanha Família dos Devotos de São Judas Tadeu. A publicação é enviada mensalmente a essas pessoas, acompanhada da carta do Pároco e Reitor e um Boleto para doação espontânea. A Revista traz artigos de formação católica, espiritualidade, testemunhos de devotos e de graças alcançadas por intercessão de São Judas Tadeu e informações diversas sobre o Santuário e a Igreja. A nossa Revista alcança os devotos que moram longe das dependências da Paróquia, mas que desejam ficar por dentro de tudo o que acontece nessa Casa de Deus e na Igreja.

  9. WEB RÁDIO SÃO JUDAS TADEU

    Com o avanço da tecnologia e a necessidade de estar cada vez mais nas plataformas digitais, o Santuário São Judas Tadeu conquistou em meados de 2018 mais um espaço na internet com o lançamento da Web Rádio São Judas Tadeu. Atualmente os programas que são gravados para a Rádio 9 de Julho e a Santa Missa às 17h também são disponibilizados na Web Rádio. Além de conteúdos exclusivos como, por exemplo, novenas, programas e transmissões especiais. A rádio online traz diversas vantagens para o ouvinte, desde a fácil conexão e a qualidade do áudio até a possibilidade de baixar o App da rádio no celular e ouvir quando quiser.

WhatsApp chat