INAESTIMABILE DONUM – INESTIMÁVEL DOM
Os documentos da Igreja Católica, que tratam do Sacramento do Corpo e do Sangue ne Nosso Senhor Jesus Cristo, têm nomes que falam por si mesmos e/ou destacam algum aspecto do mesmo Sacramento. No dia 3 de abril de 1980, foi publicado um sob o nome: INESTIMÁVEL DOM (em latim: INAESTIMABILE DONUM). Sim! O Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus, também chamado de Sacramento da Eucaristia ou da Comunhão Eucarística, é o mais precioso Dom de Deus à humanidade. Um Dom tão extraordinário que jamais vamos compreendê-lo totalmente, e agradecer por Ele o suficiente.
Ao longo dos séculos, não sem dificuldades, a consciência do povo católico a respeito do INESTIMÁVEL DOM, ampliou-se e se desenvolveu. A festa de CORPUS CHRISTI revela isso. Ela é a excelente oportunidade que temos para dar “graças e louvores ao Santíssimo Sacramento”, e, pelas ruas das Cidades, dar testemunho público de fé nas palavras de Jesus, “Isto é o meu Corpo”.
Hoje, solenidade de Corpus Christi, no Santuário São Judas Tadeu, a presença e a participação do povo de Deus na Liturgia Eucarística e na procissão, foi notável. Foi possível observar, entre o povo, os sinais de vigorosa fé, atenção piedosa e expressões de afeto para com Jesus Sacramentado. Durante todo o dia, centenas de pessoas vieram para as Missas, e, após a Missa das quinze horas, participar da procissão.
Neste ano, durante o qual nos preparamos para completar oitenta anos de criação de nossa Paróquia, em 25 de janeiro próximo, as celebrações deste dia nos permitem afirmar que, na alma, mente e coração do nosso povo, reina a certeza de que o Senhor permanece conosco. Fruto o trabalho de milhares de pessoas e de gerações que vieram antes de nós, a fé na presença real de Jesus no pão e no vinho consagrados encontra-se viva entre o nosso povo. Pode-se perceber que, há muitos que amam a Jesus Cristo, “Pão vivo descido do Céu” (Jo 6,51).
Eli Lobato dos Santos,scj (Reitor)
Fotos: Alexandre Cainelli e Lu Pimentel