fbpx
 

Corpus Christi

Corpus Christi 2023

Na Paróquia/Santuário São Judas Tadeu, a Solenidade de Corpus Christi de 2023, no dia 08 de junho, foi mais uma oportunidade para o Povo de Deus render graças a Deus pelo Sacramento da Eucaristia, alimento espiritual da vida cotidiana do cristão católico. No Santuário, foram celebradas Santas Missas às 7h, 9h, 12h, 15h (seguida de uma Procissão pelas ruas do bairro, próximas ao Santuário), 17h (veiculada pela Rádio 09 de Julho) e às 19h30, na igreja nova. Neste dia não houve a Adoração ao Santíssimo Sacramento na igreja antiga.

As Santas Missas transmitidas pela Web TV e Web Rádio foram às 15h (início da Procissão); às 17h (Rádio 09 de julho) e às 19h30 (Missa por Cura e Libertação). Importante ressaltar que este foi um Dia de Indulgência Plenária no Santuário, pelo Ano Jubilar.

A Festa de Corpus Christi na Igreja foi instituída pelo Papa Urbano IV, no dia 08 de setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo. Corpus Christi significa “Corpo de Cristo” e essa Festa tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, de forma pública. Por isso há uma Procissão.

Neste ano de 2023, a Paróquia/Santuário São Judas Tadeu vivencia um Ano Jubilar por ocasião dos 25 anos de ereção canônica de nossa Matriz paroquial a Santuário Arquidiocesano (18/11/2022 a 18/11/2023). Recebemos do Papa Francisco a concessão da Indulgência Plenária, por meio da qual podemos receber a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada por meio do Sacramento da Confissão (Catecismo da Igreja Católica n. 1471ss).

Alegramo-nos por oferecer a oportunidade de fortalecer a fé das pessoas que frequentam este Santuário, adquirindo Indulgência Plenária, através do Sacramento da Confissão, da Santa Missa e da Comunhão Eucarística, Profissão de Fé, das orações na intenção do Santo Padre e, por fim, atravessando a Porta Santa aberta em nossa igreja antiga, ao longo do Ano Jubilar, nas datas prefixadas, como esta, do dia de Corpus Christi.

A Porta Santa da Paróquia/Santuário São Judas Tadeu é mais uma oportunidade que a Igreja oferece para que nos convertamos e mudemos o rumo de nossa vida, para que seja mais santa, mais de acordo com o projeto de amor que Deus tem para nós.

A solenidade de Corpus Christi em 2022

No dia 16 de junho de 2022, dia da Solenidade de Corpus Christi, no Santuário São Judas Tadeu foram celebradas na igreja nova, as Santas Missas às 7h, 9h, 12h, 15h (Solene) seguida de Procissão pelas ruas do bairro, 17h e 19h30 na igreja nova.

Foram transmitidas as Santas Missas pela WebTV e Web Rádio às 15h (início da Procissão); às 17h (pela Rádio 09 de julho) e 19h30 (Missa por Cura e Libertação).

A Procissão com o Santíssimo Sacramento ocorreu logo após a missa das 15h, saindo da igreja nova e percorrendo as ruas do bairro. Durante a procissão foram realizadas três paradas: a primeira em frente ao abrigo do Instituto Meninos de São Judas Tadeu à Avenida Itacira, depois na frente da Obra Social São Judas Tadeu à Avenida Piassanguaba e por último na frente da igreja antiga, já na Avenida Jabaquara.

Quem participou de alguma das Santas Missas celebradas no Santuário São Judas Tadeu no dia da Solenidade de Corpus Christi, ouviu na homilia de um dos Padres Dehonianos, que servem o Santuário, uma pequena catequese sobre a Eucaristia e os cuidados que os fiéis devem ter ao recebê-la no momento da comunhão. A orientação mais frequente foi para que o fiel, ao aproximar-se para comungar, deve abaixar a máscara de proteção, estender as mãos com as palmas abertas e dizer “amém” ao receber a Eucaristia pelas mãos do Padre ou do ministro.

Priscila Thomé Nuzzi

O zelo pela Eucaristia todo católico deve ter

Segundo o Pároco e Reitor do Santuário, o Pe. Daniel Aparecido de Campos, scj, o uso da máscara de proteção, nesse tempo de pandemia, impossibilita a vigilância para que as pessoas tomem a comunhão na frente do Padre ou do ministro: “O cuidado, o zelo, com a sagrada Eucaristia todo católico deve ter. Se você está na missa e percebe que alguém não comungou, deve abordar essa pessoa e pedir para ela comungar e se ela ficar relutante, você deve chamar o Padre ou o ministro e avisá-lo sobre a situação”, alerta o Padre: “Existe a profanação quando algo sagrado é usado de forma errada. É um pecado mortal, se a pessoa utiliza a Eucaristia para outro fim que não seja alimentar-se espiritualmente, durante a Santa Missa, dentro da igreja. Dependendo da situação, isso pode gerar a excomunhão, que quer dizer, sair da comunhão com a Igreja,” explica.

Com a permanência das pessoas em casa, na fase mais severa da pandemia nos últimos dois anos, houve muita gente que se acostumou a assistir às missas pela televisão ou pela internet, mas é importante que os fiéis voltem a participar presencialmente das celebrações, nas igrejas. O Pe. Daniel diz que a celebração transmitida online, que a pessoa assiste à distância, não substitui a presença no sacramento:

“É preciso tomar cuidado para não virtualizar a convivência. Assistir à celebração está muito próximo de assistir a um filme. Ninguém participa de uma festa assim, de casa, online. A participação efetiva se dá com a presença, para gerar a santificação” orienta. “Se eu não posso ir à missa, por um motivo justo, que impeça a minha presença, posso utilizar os meios virtuais, para manter a minha união com a Igreja e com a Palavra de Deus, mas isso não quer dizer que poderei substituir a presença física na igreja sempre”. E acrescenta: “Missas virtuais não efetivam marcas, pois impossibilitam sensações. O ser humano é ser de relações e essas têm que ser presenciais”, conclui o Pe. Daniel.

O Santuário São Judas Tadeu costuma ser referência em iniciativas educativas e catequéticas, que auxiliam as pessoas no conhecimento e aprofundamento da fé e doutrina da Igreja. Mais recentemente, por exemplo, aconteceu o 1º Congresso Acadêmico Eucarístico, no mês de junho, que reuniu 150 pessoas para aprofundar-se sobre a Eucaristia, com abordagens bíblica, eclesial, ecumênica e moral. Além disso, há no Santuário várias opções de formação, como o Curso de Aprofundamento da Fé, a Catequese para adultos, a Escola de Teologia para Leigos e os padres estão sempre disponíveis para tirar as dúvidas e orientar os fiéis.

Vale lembrar que a Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego. É a vida da Igreja, “comunhão” porque é a doação que Jesus Cristo faz de Si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus pela humanidade. Neste sacramento admirável, manifesta-se o amor maior: o amor que leva a “dar a vida pelos amigos” (Jo 15, 13), pois de fato, Jesus “amou-os até o fim” (Jo 13, 1).

1ª edição do Congresso Acadêmico Eucarístico

Neste ano a preparação para a Solenidade de Corpus Christi foi intensa, pois ocorreu dias antes no Santuário São Judas Tadeu a 1ª edição do Congresso Acadêmico Eucarístico, de 06 a 09 de junho de 2022, reunindo renomados conferencistas convidados e 150 participantes (86 presencialmente e 64 online), entre eles padres e agentes de diversas pastorais, para aprofundar e debater temas importantes da espiritualidade cristã católica relacionados à Eucaristia e sua centralidade na Igreja.

O evento, coordenado pelo Pe. Rarden Pedrosa,scj, aconteceu sob um clima de muita expectativa: “Os diversos setores de nossa vida eclesial estão retomando as atividades de pesquisa, formação e evangelização, depois do afastamento pela pandemia da Covid-19. Nesse contexto, o Santuário deseja ser um promotor da pesquisa e formação a partir de temáticas desafiadoras para a evangelização do nosso tempo moderno”, diz o padre, lembrando a proximidade da abertura do Jubileu de Prata da

Paróquia São Judas Tadeu enquanto Santuário, em 18 de novembro deste ano. Segundo o Pe. Rarden, “este não é apenas um evento em consonância com a qualidade da pesquisa no meio eclesial, mas reforça a necessidade de aprofundarmos, de forma acadêmica, os temas que estão inclusos em nossa espiritualidade,” afirma.

O 1º Congresso Acadêmico do Santuário São Judas Tadeu abordou a Eucaristia, a partir do lema inspirado por Santo Tomás de Aquino: “No fundo, o feito da Eucaristia é a transformação do homem em Deus”. Ao longo de quatro dias, os participantes do Congresso puderam aprofundar-se sobre a “Eucaristia e a Igreja” com a oração e as reflexões de Dom Ângelo A. Mezzari,RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Ipiranga; sobre a “Eucaristia e o Ecumenismo” com o Pe. Marcial Maçaneiro,scj, Professoir da PUC-PR e UCP-Portugal; sobre a “Eucaristia e a Sagrada Escritura” com o Pe. Cláudio Buss,scj, Professor da Faculdade Dehoniana e no último dia do evento sobre a “Eucaristia e a Moral/Direito” com palestras de Pe. Mário Marcelo,scj Presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Moral e Professor da Faculdade Dehoniana e do Pe. Paulo Profilo, SDB, Professor da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo e UNISAL – Pio XI – SP, com um debate entre esses últimos mediado pelo Pe. Lucas Mello,scj, Professor da Faculdade Dehoniana.

Para o Padre Rarden, essas oportunidades para aprofundamento e conhecimento deveriam se repetir a cada ano, trazendo para todos que desejam ampliar e reciclar seus conhecimentos, um conjunto de formações e debates em diversos campos do saber: “O diálogo é fundamental para o crescimento de toda a humanidade, portanto, o Congresso Acadêmico é um encontro de diversas opiniões articuladas e fundamentadas em pesquisa e conhecimento, na busca constante da verdade”, completou o Padre Rarden, que ao final do evento, juntamente com o Vice-Reitor do Santuário, o Pe. Cleiton Guimarães dos Santos,scj anunciou que em Junho de 2023 está prevista a sua segunda edição.

Alguns depoimentos dos participantes do 1º Congresso Acadêmico do Santuário:

“Agradeço imensamente pela ideia de fazer esse Congresso, por trazer pessoas tão iluminadas para transmitir seus conhecimentos sobre a Eucaristia. Temos que agradecer a Deus por esse momento tão especial em nossa comunidade. Estou feliz por participar. Obrigado mesmo.”

Pedro Ferreira Ramos

“É grande a alegria, emoção e gratidão pela oportunidade de estar participando deste 1º Congresso Eucarístico no Santuário São Judas Tadeu!

Estou impressionada com o nível de organização, desde a acolhida, palestras e debates. Parabéns a toda equipe!”

Maria Luiza de Carvalho Rocha

“Momento precioso para uma melhor vivência da Eucaristia que deve ocupar o lugar central em nossas vidas.”

Ir Cristiane, Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição

“Senti a necessidade de aprender mais para informar aos meus irmãos (ministros da Eucaristia), confesso está sendo maravilhoso (…). Estou bebendo das graças de Deus por vocês e que Ele abençoe a cada pessoa que ajudou de alguma maneira para que este Congresso acontecesse. Este Congresso está sendo pra mim uma resposta de Deus aos meus anseios por conhecimentos. Gratidão por tudo.”

Zilda Custodio da Silva Zuca

“Aprender sobre a fé e a religião, nossa maior riqueza: a Eucaristia, que me faz querer ser ‘um’, com a Igreja, em Jesus Cristo.”

Rosana Viana Soares

“Encontro maravilhoso, com palestrantes divinos, aprendendo muito, coisas que nunca imaginei. Só agradecimento.”

Neide Santos

“O Congresso Acadêmico Eucarístico está sendo uma bênção: o bispo, padres, mestres, que pessoas abençoadas! As explicações deles fazem a gente entender o valor da Eucaristia de forma muito linda. Eu estou amando tudo o que estou aprendendo.”

Ana Paula Salviano

“Este Congresso Eucarístico tem me mostrado o amor e o sacrifício maior, através da ceia do Pão e do Vinho. O Divino se fazendo pão, vinho e ceia para estar com todos os irmãos. Amor sem igual, que não se explica, que não se mensura. Um Deus tão grande que encontrou na ceia um meio de estar presente na vida dos seus filhos, através do Espírito Santo. Coração agradecido por tanto conhecimento dos professores.”

Minéia Orlando

“Estou gostando muito do 1⁰ Congresso, porque além do excelente nível dos palestrantes, está muito acessível a quem é leiga como eu. Obrigada aos organizadores, eu aprendi muito!”

Mariangela Daddio

“(…) Sou uma apaixonada pela Eucaristia! O senhor me seduziu e eu me deixei seduzir. Ao saber deste Congresso só me fez ter mais certeza que tomei a decisão certa. Faz um ano que participo assiduamente em minha paróquia. O mais, o Senhor me dará no tempo Dele, da forma Dele. O que quero ser após este Congresso, ser uma alma Eucarística. O Pai deseja verdadeiros adoradores. E quem sabe, sem temor, um dia afirmar como São Paulo, não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim! A todos peço suas orações para que eu seja fiel, a tão grande amor, que jorra do coração de Jesus por nós. Obrigada a todos do Santuário São Judas, um belíssimo trabalho de evangelização. Graças e louvores sejam dados a todo momento ao santíssimo e Diviníssimo Sacramentado.!

Elisângela Silva

“O 1° Congresso Acadêmico Eucarístico do Santuário São Judas Tadeu foi momento ímpar de reavivamento de nossa fé, de testemunho, de interação, respeito, de alegria por sermos cristãos e sermos Católicos, de reiteração da certeza da presença de Deus, de Jesus vivo entre nós, presente de Corpo, Alma e Divindade, na Santa Eucaristia. Os palestrantes, Padres Mestres e Doutores, a partir de nosso Bispo, Dom Ângelo Mezzari, com carisma ,conhecimento seguro e entusiasmo, muito acrescentaram ao que acreditamos, conhecemos e vivenciamos, no dia a dia. Gratidão, reconhecimento e cumprimentos a todos , conferencistas, congressistas, à nossa Paróquia/Santuário, aos nossos Sacerdotes, funcionários, apoiadores, voluntários, Comissão Organizadora, nas pessoas do Pároco/Reitor, Padre Daniel e o Coordenador do evento, Padre Rarden. Nas quatro noites de trabalho, a confraternização entre os participantes ,aconteceu com o “coffe break” e deliciosos ítens artesanais do impecável Café São Judas. Já estamos esperando pelo Congresso Acadêmico Eucarístico de 2023. Continuemos na Trindade Santa, em Jesus Ressuscitado, entre nós.”

Maria Alda Fragoso Colmanette

WhatsApp chat