fbpx
 

Sacramentos

O Sacramento do Batismo é o primeiro de todos os Sacramentos. Recebem o Batismo aqueles que querem viver a vida segundo a revelação divina, nos passos de Jesus Cristo, o filho de Deus, o próprio Deus, tornando-se discípulos dele. Por isso, é também chamado: Sacramento de Iniciação, porque nos introduz aos primeiros passos da vida Cristã.

Como funciona o Batismo no Santuário São Judas Tadeu?

Para saber como acontece os procedimentos para a celebração do Batismo no Santuário clique aqui. 

O Sacramento da Confirmação, conhecido também como crisma ou crismação, cujas palavras traduzem exatamente aquilo que é este Sacramento (unção com óleo) é conferida por Jesus Cristo através do Bispo, representante oficial dos Apóstolos. Esta unção transmite ao confirmado uma ação extraordinária da presença do Espírito Santo em seu ser.

Desperta-lhe do mais profundo de seu interior os dons maiores do Espírito de Cristo recebidos desde o batismo. São os dons necessários para que o Cristão iniciante, tendo confirmada sua opção fundamental por Jesus e seu segmento na sua Igreja, a Igreja Católica, esteja munido de todas as condições para alcançar a maturidade da vida espiritual e desenvolver as virtudes mais altas da vida cristã.

O Sacramento da Eucaristia é o “Sacramento dos Sacramentos”, todos os demais são derivados deste. Por isso é também chamado o Sacramento “Fonte de Vida da Igreja” (cf. SC 7-10). Desde os primeiros séculos, a Santa Igreja compreendeu que sua economia sacramental (os bens entregues por Jesus aos seus discípulos e por eles à sua Igreja) tem sua origem na Eucaristia.

O Sacramento da Eucaristia trata-se de uma Celebração Memorial da Encarnação, Vida, Paixão, Morte, Ressurreição e Paixão do Senhor Jesus (Mistério Pascal), que realiza os mesmos efeitos do fato histórico desses eventos através dos seus ritos, cujos principais e centrais são a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística.

É o Sacramento que consagra, confirma e santifica por Cristo Jesus a Deus Pai, no Espírito Santo, a união plena e estável de vida, o pacto de amor entre um homem e uma mulher firmados e confirmados no Amor Cristão. Este Amor considera o seguimento de Jesus Cristo na sua Igreja (ao menos da parte Católica, no caso de um matrimônio misto em que uma das partes possa ser de outra confissão religiosa), a fidelidade até o cessar da vida terrena e a abertura plena à possibilidade de gerar e educar filhos (estes também devem ser educados para o exercício da sua constituição como pessoa e, sobretudo, na Fé Cristã Católica, sejam biológicos ou não).

O Sacramento da Ordem é um Rito Sagrado que confere à homens chamados a servir à Igreja através de uma consagração que compromete sua vida por inteiro ao Serviço (Ministério) da mesma Igreja, na participação direta no serviço apostólico. Ou seja, no serviço que o Senhor Jesus conferiu especificamente aos Apóstolos, hoje sucedidos pelos Bispos de todo o mundo confirmados e unidos ao sucessor de Pedro o Santo Padre, o Papa.

O Sacramento da Ordem faz parte dos Sacramentos do Serviço, ou seja, trata-se de uma opção vida estável discernida segundo a vontade de Deus. Por isso requer daquele que irá receber este sacramento uma disposição mínima e uma vocação comprovada e aprovada pelas autoridades da Igreja juntamente com sua comunidade. O mesmo vale para o matrimônio. Pois, exigirá uma dedicação por toda a vida.

O Sacramento da Penitência ou Reconciliação, conhecido popularmente como Confissão, é o sacramento do perdão divino. Por ele alcançamos a graça do perdão de Deus e a cura das feridas causadas pelos pecados em nossa alma. É um sacramento de cura, no sentido mais profundo da palavra. Há feridas em nossa alma (nosso interior) que só o perdão de Deus é capaz de sanar. E Ele, por Sua infinita misericórdia vem ao nosso socorro, de modo particular, por meio deste sacramento que é um bem, não uma obrigação; uma graça, não um dever. Pense nele como um benefício valiosíssimo à sua disposição, para lhe devolver não uma pena a pagar, mas sim a dignidade enquanto filho e filha de Deus.

O Sacramento da Unção dos Enfermos, é um Sacramento de Cristo destinado a todas as pessoas que estão em perigo de morte ou na iminência (próximo) dela, a fim de que, aquele/aquela que recebe este sacramento receba a cura não só da enfermidade,  que pode ocorrer, mas a cura em sentido mais profundo, a cura total/integral do ser, ou seja, a cura que alcança a alma.

Este Sacramento é um rito de unção que confere ao que recebe os meios de santificação e preparação para o momento da passagem para a vida eterna. Traz a certeza e a presença confortadora e cheia de paz do Senhor Jesus Cristo, que por seu Espírito Santo conduz a pessoa à sua purificação final e uma santa morte, se assim ocorrer. Não se trata de encomendação, nem de extrema unção. Se trata de um sacramento profundamente pascal, cheio de força do Espírito Santo para oferecer ao Cristão uma certeza plena de sua ressurreição e a perfeita paz interior que esta lhe proporciona.