fbpx
 

Penitência

O que é?

O Sacramento da Penitência ou Reconciliação, conhecido popularmente como Confissão, é o sacramento do perdão divino. Por ele alcançamos a graça do perdão de Deus e a cura das feridas causadas pelos pecados em nossa alma. É um sacramento de cura, no sentido mais profundo da palavra. Há feridas em nossa alma (nosso interior) que só o perdão de Deus é capaz de sanar. E Ele, por Sua infinita misericórdia vem ao nosso socorro, de modo particular, por meio deste sacramento que é um bem, não uma obrigação; uma graça, não um dever. Pense nele como um benefício valiosíssimo à sua disposição, para lhe devolver não uma pena a pagar, mas sim a dignidade enquanto filho e filha de Deus.

Somos pecadores

Para receber o perdão é preciso, inicialmente, reconhecer-se pecador. Pois, apesar de sermos chamados a viver a santidade, somos também livres. Nossa condição humana está ligada à mancha do pecado, o que a Igreja chama de “pecado original”. No cotidiano da vida o percebemos como uma força que nos inclina a praticar ações más ou desordenadas. Mas Deus também nos deu um tipo de dispositivo que nos mostra quando e como deixamo-nos conduzir pelo pecado: a consciência! É ela que vai nos indicar quando estamos indo na direção errada e quando precisamos do perdão de Deus para recomeçar.

O perdão de Deus

Deus nos perdoa sempre, porém, pelo Sacramento da Reconciliação o perdão é experimentado de modo único e objetivo. Não é o padre que perdoa, nem a Igreja, mas sim, Deus que usa destes meios para nos alcançar. Jesus prometeu sua comunidade de discípulos à Igreja: “A quem perdoardes os pecados eles serão perdoados”. Portanto, conferiu à Ela o poder de mediar a graça especial do perdão, pelos méritos da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando se confessar

Recomenda-se a confissão sempre que a consciência apontar que houve um pecado cometido, para poder participar da santa missa e demais sacramentos de modo pleno e frutuoso, com todas as disposições que a graça de Deus reserva. Também antes de situações que ofereçam risco à vida e quando o risco de morte for iminente (como em casos de pessoas com a saúde extremamente debilitada) para que possa receber a unção dos enfermos e a Santa Eucaristia. Procure o Sacramento da Reconciliação sobretudo nos tempos litúrgicos propícios: Quaresma e Advento, tempos que nos preparam para celebrar os grandes mistérios de Cristo: O Natal do Senhor e a Páscoa.

Como fazer uma confissão?