fbpx

Quaresma, um tempo de graça

É preciso renovar o ardor de nosso seguimento a Jesus, reavivar o batismo, assumir com mais empenho os compromissos cristãos e intensificar a vida de oração e vivência sacramental

Iniciamos o Tempo Litúrgico da Quaresma que nos prepara para celebrar a Páscoa da Ressurreição. Um tempo que nos é concedido para meditar mais profundamente a Palavra de Deus e nos dedicarmos à oração, ao jejum e à caridade.

A partir do chamado à conversão – “convertei-vos e crede no Evangelho” – somos convidados a proclamar a misericórdia de Deus e buscar o seu perdão. É um tempo de purificação e iluminação com a revisão de vida, a reconciliação com Deus e com os irmãos.

É preciso renovar o ardor de nosso seguimento a Jesus, reavivar o batismo, assumir com mais empenho os compromissos cristãos e intensificar a vida de oração e vivência sacramental.

Fundamental no tempo quaresmal é o chamado à conversão, receber o perdão dos pecados por meio de uma sincera conversão, reforçar o caminho de santidade. O Espírito Santo nos dá a graça do arrependimento e pela absolvição dos pecados podemos ser melhores e mais coerentes com a fé que professamos.

Como nos diz o Catecismo da Igreja Católica, convertendo-se a Cristo pela penitência e pela fé, o pecador passa da morte para a vida (cf. CIC 1468-1470). Vamos viver este tempo quaresmal como um caminho pessoal e comunitário, marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, na fé e no amor.

E para nos ajudar a viver bem este tempo litúrgico a Igreja do Brasil nos propõe a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade principal é vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma. Esta Campanha ilumina os gestos fundamentais do caminho rumo à Pascoa, a saber, a oração, o jejum e a esmola.

Neste ano o tema é “Fraternidade e Educação” e o Lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Trata-se de promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, e propor caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Somos chamados a refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo com a colaboração das instituições de ensino.

É nossa missão incentivar propostas educativas que, fundamentadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência da fé, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum. Uma Campanha que nos atinge a todos, direta e pessoalmente. Tão belo o Lema da Campanha da Fraternidade, “Fala com sabedoria, ensina com amor”, tendo como modelo Jesus Cristo, Mestre e Educador.

Neste sentido vamos refletir sobre os fundamentos do ato de educar e buscar os motivos de nossas escolhas, sobretudo aquelas que se referem diretamente ao mundo da educação. Todos somos educadores e educandos, é tarefa pessoal, da família, da escola, da Igreja, de toda a sociedade.

Com minha bênção e o auxílio da Virgem Maria, a proteção de São José, e a intercessão de São Judas Tadeu.

Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Ipiranga

QUARESMA NO SANTUÁRIO

 

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat