fbpx

“Façam tudo com alegria e entusiasmo!” Dom Odilo aos colaboradores

Prosseguindo sua visita Pastoral ao Santuário São Judas Tadeu, o Cardeal Dom Odilo Scherer, acompanhado do Pároco e Reitor, Pe. Daniel Aparecido de Campos,scj, encontrou-se com os colaboradores no início da tarde dessa quinta-feira (27/07/2023).

Foto: Renata Souza

Com a mediação de Fabiana Andrade, do Departamento Pessoal, foi lido um trecho da Carta Pastoral das Propostas do 1º Sínodo Arquidiocesano e na sequência todos os departamentos foram apresentados. E depois de cada funcionário apresentar-se ao Arcebispo, alguns espontaneamente falaram sobre a experiência de trabalhar no Santuário, como parte de uma família, a serviço da Igreja enquanto profissionais e também cristãos comprometidos.

Em seguida, Dom Odilo tomou a palavra e leu um trecho da Carta Pastoral com as Propostas Sinodais, de sua autoria, dizendo que é preciso fazer comunicação, evangelizando. Com as pesquisas realizadas por ocasião do 1º Sínodo Arquidiocesano, Dom Odilo mencionou que na Igreja temos um ótimo material, uma bela mensagem , mas muitas vezes nos comunicamos mal.

Então, foi lido o tópico 12 e Dom Odilo acrescentou:

A evangelização da Igreja é ação comunicadora do Evangelho de Cristo e para isso, é preciso comunicação de boa qualidade para a mensagem chegar mais longe, como o próprio Jesus pediu para que proclamemos o Evangelho a toda criatura. Muitas vezes a comunicação na Igreja é deficitária, deixam a desejar, quanto às homilias, o uso inadequado de microfones, som, ruídos nas celebrações, escassa comunicação da mensagem cristã pelas mídias, o uso reduzido de comunicação digital… Enfim, o que temos como modo eficaz começa com um bom acolhimento, na Secretaria Paroquial, nas celebrações, no visual dos ambientes, tanto nas celebrações quantos reuniões, e também a apresentação pessoal de quem vai comunicar-se. É preciso não só usar os meios variados, mas desenvolver senso crítico, no modo de ser e estar no mundo. Jesus Cristo é visível e sua pessoa comunicava o amor de Deus. Os apóstolos, segundo São Paulo, são carta de Cristo com o Espírito de Deus vivo. Para que o Reino de Deus seja acolhido e transforme a vida das pessoas, qual a mensagem que comunicamos ao mundo, enquanto Igreja? Temos entusiasmo, vibração, para transmitir credibilidade? Nós comunicamos a mensagem do Evangelho com tudo o que somos! Quero deixar essa mensagem para que vocês: façam tudo com alegria e entusiasmo! Mesmo sem dizer palavras, vocês estão ajudando a evangelizar!

 

Priscila Thomé Nuzzi

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat