fbpx

2º dia de Visita Pastoral: “Que os jovens se coloquem à disposição de Deus”

Em seu segundo dia de visita pastoral, Dom Odilo reforçou os desafios que a Igreja Católica enfrenta nos dias atuais. Falou sobre o Sínodo, os jovens, os idosos e as vocações. Confira as atividades desta quarta-feira:

Na manhã dessa quarta-feira, dia 26 de julho, o Arcebispo de São Paulo, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, participou de uma reunião com o Pároco e Reitor do Santuário, o Pe. Daniel Aparecido de Campos e a coordenadora do Departamento de Secretaria e Sacristia, Fernanda Aparecida Buniotto. Nesse encontro, foram apresentados ao Cardeal os livros Canônicos do Santuário.

Foto: Priscila Nuzzi

No dia da memória de São Joaquim e Sant´Ana, pais de Maria Santíssima e avós de Jesus, às 9h na igreja antiga, o Cardeal Dom Odilo presidiu a segunda celebração de sua visita pastoral ao Santuário, com a presença de religiosos e religiosas de diversas Congregações, com quem se reuniu em seguida para um bate-papo após a celebração.

Em sua homilia, Dom Odilo menciona que os avós de Jesus, Joaquim e Ana, são um casal santo, muito amado pela Igreja porque representa um casal de grande graça, de gerar Maria Santíssima, Mãe do Salvador. Assim como tantos antigos Profetas, eles são balizas do Povo de Deus:

“Joaquim e Ana acolheram, viveram, cultivaram as promessas de Deus com muito amor e fé. Graças a eles, chegou até nós o último elo dessa grande corrente. São testemunhos vivos do Deus da Promessa, esse Deus que é o Grande Pedagogo, que preparou o Povo da Aliança para receber o Seu Filho, Jesus. Passagem do Antigo para o novo Testamento. Uma aliança preciosa que Maria e Jesus viveram. É uma nova fase do cumprimento, da realização da Promessa de Deus que ao longo da História chegou até nós também.”

MAIS

“Joaquim e Ana eram pessoas comuns, mas importantes porque no seu dia a dia foram fiéis a Deus, cumpriram sua missão. Nada extraordinário. Todo dia vivido em Deus é extraordinário. A começar pelo fato de estarmos vivos, de nos levantarmos para mais um dia, de podermos estar aqui nessa igreja hoje, cada um cumprindo a sua função e missão, o ordinário torna-se extraordinário, em Deus. Usufruir dos bens da vida, os anos que tivermos são dados a nós, por graça. O nosso tempo de realizar coisas boas, acolher as oportunidades que Deus nos dá… Há muitas pessoas comuns, como esse casal santo, que viveram no dia a dia a sua fé e vemos neles a perseverança. Pois manter-se firme na fé exige perseverança. Sem desanimar. Precisamos hoje muito disso na atualidade, nesse tempo de imediatismo, de tanta tecnologia e rapidez para tudo. Na vida não é assim, tem que ter paciência e caminhar, passo a passo. Os antigos, os avós, lembram essa persistência no caminho. Com esperança! Promessa da realização plena. É preciso olhar para o futuro e pedir como na oração que fizemos no início dessa missa: “Senhor, Deus dos nossos pais…” Que bonita essa expressão! É a herança da fé, dentro da família, que se passa de geração em geração… E isso é muito importante na história do povo de Israel. Os profetas reclamavam: ‘Vocês abandonaram a fé dos vossos pais! Estão colhendo o fruto dessa fé e a abandonaram.’ E quanta gente hoje abandona a sua fé, não transmite mais a fé que receberam de seus pais e avós…”

Dom Odilo cita a pesquisa que foi realizada pelo primeiro Sínodo Arquidiocesano: “Constatamos no Sínodo que grande parte das crianças nascidas de lares católicos já não recebem o Batismo. Que pena! Não recebem o patrimônio da herança da Igreja que é destinada aos batizados… Não recebem a Catequese, não fazem a primeira Comunhão, não se casam na Igreja, não formam lares cristãos… Que pena! É questão para se pensar. Estão vindo novas gerações que não recebem a herança da fé. Isso nos faz lembrar do Dia Mundial do Idoso, no último domingo, e dos jovens”.

Foto: Priscila Nuzzi

Dom Odilo recorda mensagem do Papa aos jovens: Olhar para os avós com respeito, atenção e amor.

“Domingo passado o Papa Francisco fez uma bela reflexão com uma mensagem voltada mais para os jovens do que para os idosos. Pedindo que os jovens olhem para os seus avós com muito respeito, atentos às necessidades que tenham, ouçam suas histórias, de sabedoria adquira pelos anos vividos, provada através de grandes dificuldades e muita fé.

E cabe a nós também, lembrar aos nossos jovens, de nossas famílias, de terem à frente o que fazer de bom na vida, pois há muito bem a ser realizado nesse mundo. O Papa falou aos idosos olhando, portanto, para as novas gerações. Aos jovens que irão para a Jornada Mundial da Juventude em Portugal nesse ano, o Papa deu recomendações: antes de embarcarem vão fazer uma visita a seus avós, conversem com eles para se alegrarem de ver vocês participando desse grande momento da juventude viva na Igreja. Digam para eles assistirem vocês através dos meios de comunicação. O rosto jovem da Igreja existe! Que os idosos se encham de esperança olhando para os seus netos. A jovem Maria também deu muita alegria para os seus pais, Joaquim e Ana. E Jesus também deu muita alegria a seus avós e a toda humanidade.” E finalmente conclui pedindo: “Rezemos pelos jovens, pelos idosos, para que não lhes faltem a esperança e a alegria da vida!”, finaliza o Cardeal.

No momento das preces comunitárias, Dom Odilo acrescentou a oração pelas vocações religiosas e sacerdotais: “Para que muitos jovens se coloquem à disposição de Deus para servir o seu povo e sua Igreja!”

Foto: Renata Souza

Após a Santa Missa, Dom Odilo conversou com as religiosas e religiosos que atuam no Santuário. O momento foi de partilha das conquistas e desafios encontrados por cada um, especialmente no que diz respeito às vocações. Em seguida, Dom Odilo participou de uma reunião na qual foram apresentados os prestadores de serviços terceirizados do Santuário.

Próximos dias com Dom Odilo

Na oportunidade dessa Visita Pastoral ao Santuário São Judas Tadeu, até domingo (30 de julho), Dom Odilo ainda terá oportunidade para dialogar com os sacerdotes responsáveis pelo Santuário e os leigos engajados nas pastorais, voluntários e colaboradores. Também realizará visitas às comunidades, à Obra Social São Judas Tadeu, ao Instituto Meninos de São Judas Tadeu, ao CEI São Judas e, junto à Pastoral da Saúde, visitará pessoas enfermas.

No dia 28 de julho, dia votivo no Santuário, Dom Odilo conduzirá as orações do Terço e Novena Perpétua de São Judas Tadeu, às 11h na igreja antiga e às 17h vai presidir a Santa Missa que será transmitida pela Rádio 9 de Julho 1600 AM e pelo Santuário no Youtube. No dia 30 de julho, domingo, às 18h, o Arcebispo presidirá a missa de encerramento da sua Visita Pastoral. Todos são convidados a participar e rezar pelos bons frutos destes dias da visita do pastor da Arquidiocese ao nosso Santuário.

Priscila de Lima Thomé Nuzzi
Jornalista no Santuário São Judas Tadeu

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat