fbpx

Diácono: homem do serviço e da caridade

A palavra diácono provém do grego (diáko-no) e significa “o servidor da mesa”, “o servidor do Senhor”. Sendo assim, a característica essencial do ministério dos Apóstolos e dos diáconos, consequentemente, é o serviço. Os diáconos, desde os primórdios da Igreja, são aqueles que colaboram na missão dos Apóstolos.

No livro dos Atos dos Apóstolos encontramos a escolha de “sete homens de boa reputação, repletos do Espírito Santo e de sabedoria” (At 6,3) que pudessem auxiliar no atendimento aos mais necessitados, sobretudo aos pobres e às viúvas.

A missão do anúncio da Boa Nova sempre exigiu muito dos Apóstolos, por isso, surge a proposta de escolher pessoas da comunidade que pudessem colaborar com novos ministérios. Para tanto, era necessário que fossem homens de “boa reputação” e cheios do Espírito Santo.

Com o passar do tempo e o entendimento sobre a Teologia dos Sacramentos, compreendeu-se que o Diaconato pertence ao primeiro grau do Sacramento da Ordem. Nos demais graus da Ordem estão os Presbíteros (segundo grau) e os Bispos (terceiro grau).

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, os diáconos são divididos entre o diaconato transitório e o diaconato permanente. Os diáconos transitórios são aqueles que são ordenados diáconos em vista do presbiterato (sacerdócio), ou seja, para ser padre é necessário ser diácono. O processo formativo para estes candidatos consiste nos cursos de Filosofia e Teologia, além disso, podem haver outras etapas formativas de acordo com as especificidades de cada Diocese ou Congregação religiosa.

Já os diáconos permanentes são aqueles que são ordenados sem o desejo do presbiterato, ou seja, sem a intenção de se tronar padre. Estes podem ser homens casados, solteiros ou viúvos. Mas para que um homem casado seja admitido ao diaconato é preciso a autorização e consentimento por escrito de sua esposa e de seus filhos. Os diáconos permanentes estão obrigatoriamente ligados à uma Diocese e passam pelo processo formativo que a mesma estipular.

O ministério diaconal é um ministério belo e necessário na vida da Igreja. É ele quem assiste a casamentos, realiza batizados, concede bênçãos que são próprias do ministério.  É aquele que estará pronto a auxiliar nos ofícios litúrgicos e, em alguns casos, pode ser delegado ao diácono a administração de alguma comunidade. Mas a grande beleza do Diaconato está no serviço, em nome de Deus, a sua Igreja e seus ritos e em favor dos mais necessitados.

 

Diácono Alex Simão

 

 

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat