fbpx

São Paulo, Apóstolo: “Para mim, viver é Cristo!”

No dia 25 de janeiro, a Igreja celebra a conversão do apóstolo Paulo. Sua vida foi um anúncio destemido de Jesus Cristo.  Nascido na cidade de Tarso, esse apóstolo começou seus estudos em Jerusalém, aos 14 anos. Foi discípulo de Gamaliel, um grande mestre da época, que lhe ensinou as tradições do mundo judaico. Como bom fariseu, assumiu uma profissão: fabricava tendas de pele de cabra e de camelo

Perseguidor dos cristãos, aplaudiu o martírio de Estêvão. Pelo ano 36, ao se dirigir a Damasco, um fato transformou sua vida: Ia eu a Damasco com plenos poderes… No caminho, pelo meio-dia, vi, vinda do céu e mais brilhante que o sol, uma luz resplandecente ao redor de mim e daqueles que me acompanhavam. Caímos todos por terra e ouvi uma voz que me dizia, em língua hebraica: ‘Saulo, Saulo, porque me persegues?…’ E eu perguntei: ‘Quem és tu, Senhor?’ O Senhor, então disse: ‘Eu sou Jesus, a quem persegues'” (At 26,12-15). A partir daí Paulo se transformou, e nunca mais se esqueceu de que Jesus se identifica com os seus seguidores.

Depois de uma temporada no deserto, ele se encontrou com Pedro, em Jerusalém, e começou a evangelizar. Viagens cansativas, açoites, prisões, perigos de morte – por tudo isso ele passou, sempre com verdadeira obsessão: Ai de mim, se eu não anunciar o evangelho!(1Cor 9,16). Das cartas que escreveu, treze foram conservadas pelas comunidades e fazem parte do Novo Testamento.

O ideal que animou a vida do apóstolo Paulo pode ser resumido nessas afirmações: Para mim, o viver é Cristo!” (Fl 1,21). Por causa dele, perdi tudo e considero tudo como lixo, a fim de ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele… Continuo correndo para alcançá-lo, visto que eu mesmo fui alcançado pelo Cristo Jesus” (Fl 3,8 e 12). “Com Cristo, eu fui pregado na cruz. Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim (Gl 2,19-20).

Talvez fosse oportuno colocarmos em nossas comunidades uma grande placa (outdoor) com o seguinte apelo: “Precisa-se, com urgência, de novos apóstolos Paulo!”

 

Dom Murilo S.R. Krieger, scj, Arcebispo Emérito de São Salvador-BA

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat