fbpx

O significado dos brasões da Porta Santa

A Porta Santa do Santuário São Judas Tadeu é composta por três partes: o conjunto lateral esquerdo com duas colunas formando um nicho, o conjunto direito seguindo o mesmo padrão arquitetônico e o coroamento.

De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, Diego Campos, “em sua estrutura robusta e imponente a porta apresenta em sua fachada quatro colunas fazendo menção aos evangelhos”. Diego ressalta ainda que devido ao padrão arquitetônico se buscou um estilo de porta mais clássico unificando a estrutura ao adorno.

Entre os elementos e símbolos que fazem parte da Porta, estão dois brasões, um da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, que cuidam do Santuário desde a fundação da paróquia em 1940 e um da Arquidiocese de São Paulo. Veja abaixo o significado de cada um destes símbolos.


BRASÃO DA CONGREGAÇÃO DOS PADRES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

O fundo do brasão é azul, tendo no centro a cruz prateada. A cruz tem forma latina, tal como a cruz da Profissão Religiosa do Padre Dehon. No centro da cruz está o Coração de Jesus radiante, com a coroa de espinhos, encimado por uma pequena cruz no meio das chamas. O coração com uma ferida, símbolo do amor oblativo de Jesus, alude ao Evangelho de João 19,37: “Olharão para aquele que trespassaram”.

A coroa de espinhos remete para o mistério pascal da paixão, morte e ressurreição do Jesus Cristo. No canto superior esquerdo encontra-se o monograma latino da Virgem Maria (AM: Auspice Maria/Ave Maria), aquela que pelo o seu Ecce Ancilla “estimula-nos à disponibilidade na fé e é a imagem perfeita da nossa vida religiosa” (Cst. 85).

O lema “Adveniat Regnum Tuum” (Venha o Teu Reino) que se encontro sob o brasão, é uma citação, em latim, da oração do Pai-Nosso. No espírito do Fundador, a Congregação existe para anunciar o Reino de Deus nas almas e na sociedade.

As cores do brasão são quatro: azul, vermelho, ouro e prata.

• A cor azul do fundo representa as virtudes humanas e os valores espirituais;
• O ouro da coroa de espinhos e dos raios é símbolo da fé, misericórdia, caridade e justiça;
• O vermelho do coração indica o amor apaixonado por Deus e pelo próximo;
• A prata da cruz refere-se ao coração prateado da cruz que pertencia ao Padre Dehon e à sua experiência de fé (Cst. 2); o fundo prateado da inscrição “Adveniat Regnum Tuum” sublinha que a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus “é chamada a fazer frutificar o carisma do Padre Dehon segundo as exigências da Igreja e do mundo” (Cst. 1).


BRASÃO DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Emoldurando o corpo do brasão, estão as insígnias arquiepiscopais – mitra, cruz de Lorena e báculo – e um listel com o nome latino da arquidiocese de São Paulo. No campo anil do corpo do brasão, a constelação estelar do Cruzeiro do Sul indica a localização de nossa Arquidiocese no Brasil e no hemisfério Sul.

No campo vermelho, o livro representa a Palavra de Deus, fundamento da fé cristã e da vida da Igreja. O livro sagrado aberto refere-se ao anúncio missionário e à graça do Evangelho, oferecida a todos. Sobre o livro das Sagradas Escrituras, a espada simboliza a verdade da Palavra de Deus e também o vigor, a disposição e a coragem com que São Paulo, convertido a Cristo, se dedicou a Ele, pregou a Palavra e testemunhou a fé até o martírio.

A cor azul refere-se às virtudes da justiça, lealdade, doçura e piedade, como características da vida da Igreja e da dedicação pastoral desta Arquidiocese, como testemunho por Jesus Cristo crucificado e ressuscitado. O azul também é a cor de Maria, Mãe da Igreja, invocada em nossa Catedral como Nossa Senhora da Assunção.

A cor prata das estrelas indica as virtudes da fé, pureza, integridade e comprometimento na defesa dos pequenos e pobres. O campo vermelho simboliza as virtudes do amor e do ardor missionário, da fortaleza, fidelidade e alegria no serviço ao próximo. Lembra também o martírio do apóstolo São Paulo, Patrono da Arquidiocese.


Você já passou pela Porta Santa do Santuário São Judas Tadeu? Veja aqui as datas e condições para lucrar a Indulgência Plenária.

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat