fbpx

Porta Santa será aberta no Santuário São Judas Tadeu

A Porta Santa faz parte das comemorações do Jubileu de Prata do Santuário

No dia 18 de novembro de 2022 o Santuário São Judas Tadeu vai iniciar sua caminhada jubilar em comemoração pelos 25 anos desde que sua sede paroquial fora elevada à dignidade de Santuário Arquidiocesano, são os 25 anos da ereção canônica do Santuário São Judas Tadeu em São Paulo.

Para marcar este tempo diversas iniciativas estão sendo providenciadas pelo Santuário, entre elas, a mais marcante será a abertura da “Porta Santa” para que os fiéis possam, além de celebrar este momento de forma mais participativa, lucrar da indulgência jubilar.

A Porta Santa que está em fase de construção será aberta no dia 18 de novembro (sexta-feira), após a Missa de Abertura do Jubileu de Prata às 19h30, presidida por Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer, Arcebispo de São Paulo. Vale ressaltar que o tríduo em preparação a esta celebração começou no dia 15 e segue até o dia 17 às 19h30.

Projeto de Diego Campos

De acordo com Diego Campos, arquiteto responsável pelo projeto da Porta Santa, a proposta baseia-se num portal fixo (desmontável) atendo-se ao estilo da igreja, “Em sua arquitetura robusta e imponente a porta apresenta em sua fachada 4 colunas fazendo menção aos evangelhos. Elementos e símbolos destacam a dignidade da porta”.

O projeto consta de 3 partes, sendo elas, o conjunto lateral esquerdo com duas colunas formando um nicho, e o conjunto direito seguindo o mesmo padrão e o coroamento. A porta será inserida no conjunto central da entrada.

Porta Santa e Indulgência Plenária

A Porta Santa do Jubileu de Prata do Santuário São Judas Tadeu em São Paulo ficará aberta de 18 de novembro de 2022 a 18 de novembro de 2023 na igreja antiga (igreja devocional que conta com a imagem do Santo Padroeiro) e os fiéis com as disposições adequadas, poderão lucrar a indulgência jubilar.

Entende-se por indulgência a “remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela ação da Igreja que, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos” (Enchiridion indulgentiarum, Normae de indulgentiis, Libreria Editrice Vaticana 1999, p. 21; Catecismo da Igreja Católica, n. 1471).

Como lucrar a indulgência ao passar pela Porta Santa?

Com base em informações da Penitenciaria Apostólica, a Indulgência plenária só pode ser obtida uma vez por dia e para a conseguir, além do estado de graça, é necessário que o fiel:

– Tenha a disposição interior do completo afastamento do pecado, mesmo só venial;
– Confesse sacramentalmente dos seus pecados;
– Receba a Santíssima Eucaristia na Santa Missa;
– Ore segundo as intenções do Sumo Pontífice (Credo, Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai…).

As Indulgências são sempre aplicáveis a si próprio ou às almas dos defuntos, mas não a outras pessoas vivas sobre a terra. Venha participar das festividades do Jubileu de Prata do Santuário São Judas Tadeu.

Av. Jabaquara, 2682, São Paulo – SP / (11) 3504-5700

Saiba mais sobre o Jubileu de Prata do Santuário clicando aqui.

2 Comentários
  • Jorge Luiz De Araújo
    Postado em 16:05h, 25 novembro Responder

    Quando começa a colocar os Nomes No Livro de Ouro, e se eu fizer isso online, se meu Nome vai constar no Livro, ou tem que ser pessoalmente na secretaria.
    Sem Mais
    Atenciosamente
    Jorge Luiz De Araújo

    • Santuário São Judas Tadeu
      Postado em 16:18h, 25 novembro Responder

      Ola Sr. José Luiz! Já começamos a colocar os nomes do Livro Ouro. O senhor pode fazer isto de forma presencial ou online, fale com a nossa secretaria para mais informações WhatsApp: (11) 99239- 2608 / (11) 3504-5700. Fique com Deus!

Publique um comentário

WhatsApp chat