fbpx

Por que Jesus chamou 12 Apóstolos?

Jesus tinha, à Sua volta, um grande círculo de discípulos, homens e mulheres. Deste círculo, Ele escolheu doze homens, a quem deu o nome de Apóstolos (Lc 6,12-16). Os Apóstolos foram formados especialmente por Ele, que lhes confiou diversas tarefas: “Enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os doentes” (Lc 9,1-2). Também apenas a estes doze Apóstolos confiou, na Última Ceia, uma nova missão: “Fazei isto em memória de Mim!” (Lc 22,19).

Ilustrações grátis de Jantar

Os Apóstolos tornaram-se testemunhas da ressurreição de Jesus e garantia da Sua Verdade. Eles continuaram a missão de Jesus após a Sua morte; e escolheram bispos para seus sucessores. Os sucessores dos Apóstolos partilham, ainda hoje, do pleno poder transmitido por Jesus: eles guiam, ensinam e celebram a Liturgia. A união dos Apóstolos tornou-se o fundamento da unidade da Igreja (Sucessão Apostólica).

Entre os Apóstolos ainda se destaca Pedro, a quem Jesus concedeu uma especial autoridade: “Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja” (Mt 16,18). Do especial lugar de Pedro entre os Apóstolos proveio o ministério papal (YOUCAT Brasil, 2011, p. 61).

Por que se chama a Igreja “apostólica”?

A Igreja chama-se “apostólica” porque ela, fundada pelos Apóstolos, baseia-se na sua Tradição e é guiada pelos seus sucessores. Jesus chamou os Apóstolos como Seus colaboradores mais próximos. Eles eram as Suas testemunhas oculares.

Após a Sua ressurreição, apareceu-lhes reiteradas vezes, deu-lhes o Espírito Santo e enviou-os ao mundo como Seus mensageiros plenipotenciários. Na Igreja jovem, eram a garantia da unidade. Através da imposição das mãos, transmitiram aos seus sucessores, os bispos, o seu envio e os seus plenos poderes. E assim foi até hoje. Este processo é designado por Sucessão Apostólica (YOUCAT Brasil, 2011, p. 85).

Que missão têm os bispos?

Os bispos têm a responsabilidade pela Igreja local a eles confiada, assim como a responsabilidade pela Igreja universal. Exercem a sua autoridade em comunhão mútua e em proveito de toda a Igreja, sob a orientação do Papa.

Os Bispos devem ser, antes de mais, Apóstolos, isto é, testemunhas fiéis de Jesus, que pessoalmente os chamou à Sua intimidade e os envia. Por isso, eles trazem Cristo à humanidade e a humanidade a Cristo, mediante o seu anúncio, a celebração dos Sacramentos e a condução da Igreja. Enquanto sucessor dos Apóstolos, o Bispo exerce o seu ministério por força de autoridade apostólica que detém; ele não é um funcionário ou uma espécie de assistente do Papa, mas atua com ele e sob a sua orientação (YOUCAT Brasil, 2011, p. 89-90).

Fonte: YOUCAT Brasil. Catecismo Jovem da Igreja Católica. São Paulo: Paulus, 2011

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat