fbpx

Por trás da imagem de São Judas Tadeu

“Imagem é tudo hoje em dia”, alguém poderá pensar. Para uma abordagem mais filosófica, a imagem mostra apenas parte de uma realidade, como a que se quer apresentar, em redes sociais, por exemplo. O que há por trás da imagem é o que mais importa. Assim é o que representa, na Igreja Católica, a foto ou escultura. Serve para lembrar que a santidade é possível e que ao olharmos para ela podemos nos motivar a sermos santos também.

As imagens que representam os santos e santas de nossa devoção foram modeladas por algum artesão que imaginou como poderia ter sido o santo ou a santa. Antes da criação da fotografia, as gerações posteriores não poderiam saber como foi exatamente a figura do santo: se era alto ou baixo, gordo ou magro, amarelo, pardo vermelho, branco ou negro.

A imagem de São Judas Tadeu no altar central da igreja antiga do nosso Santuário, por exemplo, é diferente da imagem de São Judas Tadeu de outras igrejas no Brasil e até de outros países. Mas o que mais coincide nessas imagens é a presença da Bíblia. O apóstolo é o autor da Epístola ou Carta de Judas, um dos livros que compõem o Novo Testamento da Bíblia Sagrada.

Machadinha ou porrete?

Na imagem de São Judas Tadeu é possível ver o machado, como na representação que temos no Santuário da Avenida Jabaquara. Em algumas igrejas, São Judas Tadeu é representado segurando um porrete em uma das mãos. Não se sabe exatamente quais foram os instrumentos utilizados para o martírio do Santo Apóstolo, que pode ter sido morto a golpes de porrete, lanças e machados. Sabe-se que Judas Tadeu foi morto pelos sacerdotes pagãos de maneira violenta, na Pérsia (atual Irã), em 28 de outubro do ano 70. O instrumento utilizado no martírio é lembrado nas imagens apenas para lembrar que através do martírio, o santo alcançou a glória celestial, testemunhando sua fé em Cristo com a própria vida. E através desse martírio, não só na época em que aconteceu, mas até hoje, ocorrem muitas conversões e milagres.

Significados das cores

Na sua imagem, São Judas Tadeu veste uma túnica verde para representar a vitória da vida sobre a morte, de acordo com a tradição cristã. Verde representa a esperança da ressurreição. Já o manto sobre a túnica, na cor vermelha, como o sangue, é para lembrar seu martírio, por não negar a fé em Jesus Cristo, após ser capturado por sacerdotes pagãos, incomodados com a sua pregação.

Em nosso Santuário São Judas Tadeu a imagem do Padroeiro fica num nicho com um fundo de pastilhas azuis e algumas estrelas douradas sobrepostas, que nos remetem ao Céu, possível e acessível a todos que crêem.

Confusão com o outro Judas

Em algumas imagens de São Judas Tadeu é possível encontrá-lo apontando para um medalhão no peito estampado com a face de Jesus, representando sua fé no Mestre, o ponto de passar pelo martírio por ele e também para lembrar que era seu primo, diferenciando-o de Judas Iscariotes, o traidor. Aliás, por esse motivo, Judas Tadeu quase foi esquecido pelos cristãos. Este Santuário da Avenida Jabaquara tem grande importância na divulgação desse intercessor junto a Deus. O importante é que as imagens diferentes apontam as mesmas características de São Judas Tadeu que mais importam, de que ele foi apóstolo e mártir!

História da nossa imagem

Em 1940, ano em que nossa comunidade foi criada, estava chegando a Festa do Padroeiro e ainda não havia a imagem de São Judas Tadeu para participar da primeira Procissão e da missa solene, em 28 de outubro. Então encomendaram de Portugal, uma imagem de São Judas talhada em madeira. Mas chegou a informação de que o “santeiro” não conseguiria modelar e enviar ao Brasil a imagem a tempo.

A saída encontrada pelo nosso primeiro Pároco, o Pe. João Buscher, foi encomendar aqui em São Paulo mesmo uma imagem de gesso. A esse problema juntou-se outro: ninguém tinha um modelo para esculpir a imagem. Como seria São Judas Tadeu? Recorreram à fábrica especializada do Marino Del Favero, que também não tinha nada sobre o santo. Não havia internet nem livros de fácil acesso naquela época com alguma referência. Informaram que São Judas Tadeu era um dos doze apóstolos de Cristo e que havia morrido a machadadas por pregar o Evangelho. Então, funcionou a imaginação fértil do artista.

Segundo relatos escritos do próprio Pe. João Buscher: “Marino Del Favero não tinha modelo. Achou que a imagem de São José servia, modificando-a, colocando um livro no lugar do Menino Jesus e uma lança no lugar do lírio, de maneira que todas as imagens e estampas feitas desde então e que são introduzidas nas igrejas, capelas e oratórios particulares têm esta imagem como modelo. (…) Esta ficou sendo a imagem oficial de São Judas Tadeu. Imagem esta que, grandes ou pequenas, enfeitam hoje igrejas, capelas e lares do Brasil”.

Até hoje essa imagem de São Judas Tadeu, próxima ao altar de São José, é a milagrosa imagem de nosso Padroeiro venerada por tantos fiéis, na chamada igreja antiga. Essa imagem que em 1940, foi custeada pela família Heitzmann, passou por algumas restaurações e novas pinturas, mas é a mesma na essência. A última intervenção foi realizada em 2000 pela artista plástica e paroquiana Sinara Trein de Aguiar, que doou o serviço de restauração e pintura por gratidão a graças alcançadas. Essa imagem é toda de gesso e tem 1,57 cm de altura. Possui a Bíblia Sagrada na mão direita, que é a Palavra que ele pregou e a machadinha, na mão esquerda, com a qual foi morto.

Foco nas virtudes do santo(a)

Na verdade, qualquer imagem pode ser a imagem de qualquer santo. O que caracteriza a imagem são os símbolos das virtudes do santo. Essas virtudes os devotos devem procurar imitar para venerar o santo de sua devoção.

São Judas Tadeu, em sua imagem, nos ensina que não podemos medir esforços para propagar o Evangelho e o Reino de Deus, e se preciso for, até dar a vida por esse propósito valerá a pena. A recompensa será o Céu prometido a todos aqueles que se empenharem como ele. Você que é devoto e devota de São Judas Tadeu, já tinha pensado nesse significado da sua imagem?

 

Priscila Thomé Nuzzi, jornalista do Departamento de Comunicação e Marketing do Santuário São Judas Tadeu.

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat