fbpx

CulturaVoc, um dia de intenso testemunho vocacional!

No Santuário São Judas Tadeu da Avenida Jabaquara, em São Paulo, o dia 28 de agosto deste ano foi marcado, não só pela devoção a São Judas Tadeu, com 10 missas, confissões e bênçãos o dia todo, mas também pelas atrações da primeira edição do CulturaVoc. No encerramento do mês vocacional, esse evento ofereceu a oportunidade de expor tendas com diversas Congregações e Institutos religiosos, apresentando seus carismas e dons.

Foto: Jefferson Castro

Estiveram presentes: Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, o Instituto Meninos de São Judas Tadeu, a Associação Sagrada Família Bordeaux; São José de Cluny;  Comunidade Católica Casa da Juventude (CAJU), Comunidade Eucarística, Comunidade Shalom, Instituto Missionário Servas de Jesus Salvador- Irmãs Salvistas,  Congregação das Concepcionistas do Ensino, Franciscanas Alcantarinas, Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, Congregação Oblatos de São José, Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Congregação Pias Discipulas, Pia Sociedade de São Paulo – Paulinos, Instituto das Comunidades de Nossa Senhora da Ressurreição, Ordem das Mercês, Irmãs de São Carlos Borromeu- Scalabrinianas, Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, Irmãs Franciscanas Angelinas, Missionários Oblatos de Maria Imaculada SIM, Fraternidade “O Caminho”, Irmãs de Maria Stella Matutina, Congregação Rogacionistas e também a Pastoral Familiar do Santuário e da Região Episcopal Ipiranga e o SAV- Serviço de Animação Vocacional, tanto do Santuário quanto da Região Episcopal Ipiranga.


(Fotos: Jefferson Castro e Renata Souza)

Além da “feira” vocacional, foi montado um palco na Alameda dos Guaiós, na rua atrás das igrejas nova e antiga, com shows diversos ao longo do dia (das 9h até a missa das 18h), de cantores e bandas católicas, de carimbó (Grupo Carimbó Pai Dégua), danças e muita animação. Estiveram presentes o Vida Reluz, Walmir Alencar com o Adoração e Vida, Davidson Silva, Jake Trevisan, Igor Felix, Diego Fernandes, Ana Gabriela, Pe.  Rodrigo Natal, Thatá Rodrigues, Ramon e Rafael, Olívia Ferreira, que cantou no momento da Adoração ao Santíssimo e a Fraternidade São João Paulo II, que também animou a celebração Eucarística das 18h (campal). Fizeram a apresentação do evento: Frei Matheus Alves Baliski,OSJ e a Irmã Marina Januária Fernandes (Franciscana Angelina).  Foi um dia especialmente dedicado a celebrar as vocações e a cultura!


(Fotos: Priscila Nuzzi, Jefferson Castro e Renata Souza)

A missa de encerramento do CulturaVoc foi campal, ao final da tarde, com a presença de 600 pessoas, entre elas o Prefeito Ricardo Nunes – Prefeitura de São Paulo, o Deputado Federal Enrico Misasi, o Secretário Marcos Gadelho – Secretário Municipal Urbanismo e Licenciamento, o Secretário Milton Alves – Secretário Adjunto Municipal da Casa Civil e o Subprefeito Luis Felipe Miyabara, da Subprefeitura da Vila Mariana.

A celebração foi presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Vigário Episcopal para a Região Ipiranga e concelebrada por Padre José Carlos dos Anjos, Coordenador do Centro Vocacional Arquidiocesano (SP), Padre Israel Mendes Pereira, Coordenador da Pastoral Vocacional da Região Ipiranga, o Pároco e Reitor do Santuário São Judas Tadeu Padre Daniel Aparecido de Campos,scj e o Padre Rarden Pedrosa,scj, vigário paroquial do Santuário São Judas Tadeu e organizador do evento.

Foto: Renata Souza


Homilia

Na sua homilia, Dom Ângelo disse que anunciar Jesus Cristo é mais do que necessário nos dias de hoje e que esse evento – o CulturaVoc – mostra a Igreja em contínua construção, na sua riqueza, manifestada nas diversas vocações: “Cada um de nós é filho e filha de Deus, pela vocação de seu batismo, que na Igreja manifesta de tantas formas o amor por Jesus Cristo”. E o Bispo continuou: “A diversidade e complementariedade de tantos dons, carismas e graças são pelo bem do Reino de Deus, para a nossa santificação, para a missão e o serviço. Hoje, que fizemos memória a São Judas Tadeu neste Santuário, a Santo Agostinho, fizemos memória também à vocação, ao chamado do Senhor a cada um e por isso queremos nessa celebração eucarística de encerramento, agradecer!”

Dom Ângelo também lembrou do tema do mês vocacional deste ano: “A Igreja no Brasil nos propõe um tema muito bonito, de quando Santa Maria Madalena, na madrugada da Páscoa, diz: ‘Eu vi o Senhor, eu o encontrei!’ Não há maravilha maior do que encontrar Jesus, viver a unidade e comunhão na vida da Igreja, vida sacramental e no dia-a-dia, no trabalho, na vida social, na família. Toda vocação inicia quando encontramos Jesus Cristo, o amamos profundamente e por ele damos a vida. Cristo vive, reina e continua presente no meio de nós, chamando, indicando seus caminhos. Eu o anuncio porque creio. Ele continua vivo: na sua Palavra,  na Eucaristia,  nos irmãos e irmãs nas famílias, sobretudo naqueles que mais precisam de seu amor: nas crianças, nos adolescentes, nos adultos e idosos. É ele o Senhor de nossas vidas, da nossa missão. Nós somos suas testemunhas, seus discípulos e missionários.” E continuou sua reflexão: “Quantas vidas são dedicadas a Cristo, no cuidado com os doentes, com os pobres, na caridade, nas famílias. A graça de encontra-lo hoje, vamos anunciar, proclamar o seu Evangelho e testemunhar com nossa vida. O Senhor confiou em nós para essa missão. Vamos lutar pelo Cristo e o povo de Deus.”

Foto: Renata Souza

Dom Ângelo completou com uma breve reflexão sobre o Evangelho do dia (Lc 14,1.7-14): “Na humildade, o Senhor revela os seus mistérios de amor. Somos criaturas, filhos e filhas de Deus e ele nos chama para a mesma mesa, com o mesmo carinho. Nos corações simples e humildes está o seu chamado. A humildade tem a mesma raiz semântica da humanidade. Dá-nos, Senhor, o dom da humildade, da simplicidade e ajuda-nos a dizer não à arrogância, opressão e prepotência. O Senhor convida a todos a irmos ao encontro dos pobres, humildes, dos simples, com o coração aberto. Sem  a pretensão dos primeiros lugares. Dá-nos, Senhor, o dom da partilha, do carinho, do afeto, da inclusão social, dom para todos. Os bens da Criação são para todos: comer, beber, ter a sua casa, viver com dignidade. Para que todos vivam plenamente! A mesa do Senhor é de todos e começa aqui, na mesa da Eucaristia! Em nosso coração, damos preferência àqueles que não têm a sua dignidade reconhecida. Envia, Senhor, operários e operárias para a messe que é grande, mas os operários são poucos! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado!”

Ao final da celebração, Dom Ângelo concedeu aos presentes a bênção com a relíquia de São Judas Tadeu.


Agradecimento especial aos apoiadores

O CulturaVoc foi uma realização do Santuário São Judas Tadeu (Padres, Funcionários, Pastorais, Serviço de Animação Vocacional – SAV, Movimentos, Voluntários) e não seria possível sem o importante apoio dos seguintes apoiadores: a Prefeitura de São Paulo – Prefeito Ricardo Nunes, a Secretaria de Cultura do Município de São Paulo – Secretária Aline Torres, a Secretaria de Turismo do Município de São Paulo, o Deputado Federal Enrico Misasi, o Vereador George Hato, a Subprefeitura da Vila Mariana – Subprefeito – Luis Felipe Miyabara, a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, a Polícia Militar de São Paulo, a Guarda Civil Metropolitano – GCM, a Spturis, a Summer Beat Produções e o Seminário Dehoniano de Taubaté (Filosofia) – Diretor Pe. Flávio dos Passos,scj. A todos, o nosso apreço, gratidão e prece!

 

Fotos: Renata Souza

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat