fbpx

Bíblia: a Escritura Sagrada

 

Anualmente a Igreja no Brasil dedica o mês de setembro às Sagradas Escrituras. Em 2022, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil nos incentiva a refletir acerca do livro de Josué. Por isso, em nosso artigo “Você sabia?” queremos refletir um pouco mais acerca dessa Palavra Sagrada, que diariamente conduz a nossa vida para a santidade.

Podemos ter dúvidas acerca da veracidade da Sagrada Escritura. Para responder tal dúvida, assim diz o YOUCAT Brasil:

É verdadeira a Sagrada Escritura? ‘Os livros da Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro, a verdade de Deus, porque são inspirados, ou seja, foram escritos por inspiração do Espírito Santo e têm Deus por autor.’ (Concílio Vaticano II, Dei verbum, nº 11)

A Bíblia não caiu do céu feita, nem Deus a ditou a autômatos, isto é, escritores inconscientes. Antes, ‘para escrever os livros sagrados, Deus escolheu e serviu-Se de pessoas na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e por eles, pusessem por escrito, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele queria’ (Concílio Vaticano II, Dei verbum, nº 11). Para que determinados textos fossem reconhecidos como Escritura Sagrada, tiveram de ser aceitos pela Igreja universal. Teve de existir, portanto, um consenso nas comunidades: ‘Sim, é o próprio Deus que nos fala por este texto, isto é mesmo inspirado pelo Espírito Santo!’ Desde o século IV estes escritos protocristãos estão fixados no cânone das Sagradas Escrituras, tal como foram realmente inspirados pelo Espírito Santo.” (YOUCAT Brasil, 2011, p. 20-21)

Na interpretação da Sagrada Escritura, um dos erros que podem ser cometidos é o fundamentalismo, ou seja, ler a Bíblia como se lê uma notícia de jornal, como se a mesma tivesse apenas a intenção de relatar um fato histórico. Dessa forma, encontraremos “erros” em nossa leitura. Pois a Sagrada Escritura não é, e nunca foi, um compilado de notícias da vida de um povo. O YOUCAT Brasil nos ajuda a compreender ainda mais essa questão.

“Como pode a Sagrada Escritura ser ‘Verdade’, se nem tudo o que nela se encontra está correto? A Bíblia não transmite precisão histórica nem conhecimentos científico-naturais. Também os autores eram filhos do seu tempo. Eles partilhavam as concepções culturais do seu ambiente, em cujos erros, por vezes, estavam presos. Não obstante, tudo o que o ser humano precisa saber sobre Deus e sobre o caminho da sua redenção encontra-se com infalível segurança na Sagrada Escritura.” (YOUCAT Brasil, 2011, p. 21)

Dessa forma, como então devemos ler as Sagradas Escrituras?

“A Sagrada Escritura lê-se corretamente se for lida em atitude orante, ou seja, com a ajuda do Espírito Santo, sob cujo influxo ela surgiu. Ela contém a Palavra de Deus, isto é, a decisiva mensagem de Deus para nós.

A Bíblia é como uma longa carta de Deus dirigida a cada um de nós. Por isso, temos de acolher as Sagradas Escrituras com grande amor e respeito. Primeiro, devemos realmente ler a carta de Deus, isto é, não isolar pormenores sem atender ao todo. Depois, devemos orientar esse todo para o seu coração e mistério, ou seja, para Jesus Cristo, de quem fala toda a Bíblia, mesmo o Antigo Testamento. Portanto, devemos ler as Sagradas Escrituras na mesma fé viva da Igreja em que elas surgiram.” (YOUCAT Brasil, 2011, p. 21)

A Palavra de Deus alimenta diariamente nossa sede de Deus. Todavia, é preciso mergulhar em seus ensinamentos por meio da leitura diária. Quem não abre os olhos e o coração para a Palavra perde a oportunidade de crescer e amadurecer em sua caminhada de vida espiritual. Incentivo a cada um de nós ao exercício diário de leitura da Palavra numa atitude orante e de acolhida. Que o mês de setembro seja o início ou a continuidade de nossa intimidade com a Palavra por meio da oração diária com a mesma.

In Corde Iesu

Pe. Guilherme César Silva Rocha,scj
Vigário Paroquial do Santuário São Judas Tadeu, São Paulo-SP

guilherme.rocha@saojudas.org.br


Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat