fbpx

Ser pai para a juventude de hoje

Nossa sociedade tem evoluído de uma forma que a igualdade entre pai e mãe cada vez se aproxima mais. Com a entrada cada vez maior da mulher no mercado de trabalho, a divisão de tarefas no lar também passa por mudanças e podemos observar o homem cuidando dos filhos no lar, tanto quanto a mãe.

A estrutura de família nuclear vem sofrendo muitas alterações e hoje contamos com estrutura monoparental, em que só um dos genitores cuida e sustenta os filhos; a bi nuclear é a que pai e mãe se separam, cuidam de tudo em núcleos diferentes, a reconstruída, onde padrasto ou madrasta dividem os cuidados dos filhos/enteados, a família adotiva e outros modos parentais que se formam.

No “fritar dos ovos” o que se percebe é que a figura paterna está cada vez mais compromissada com os filhos. Porém, ainda vemos pais ausentes que abandonam seus filhos após o divórcio e os que num descompromisso absurdo não assumem a paternidade.

O pai compromissado e presente é capaz de tudo pelos filhos e isso pode marcar o coração de um ser humano, deixando lembranças inesquecíveis.

Mas vamos também conversar sobre uma fase de evolução social em que o educar não tem sido fácil, pois as crianças e jovens têm acesso a informações que por vezes fogem do controle dos pais. Por isso eu digo: não se distancie dos filhos, esteja atento! A internet é muito positiva, porém perigosa. Blogueiros, por exemplo, podem estar entrando na cabecinha dos seus filhos e você pode não estar se dando conta. Cuidado com sites em que seu filho navega.

Vejo no consultório que famílias com pouco diálogo, casais vivendo mal, abrem espaço para os de fora entrarem no lar, trazendo estragos sérios e difíceis de recuperar.

Não demore a buscar ajuda quando perceber que seu lar precisa de socorro. Um padre, um médico, um psicólogo, pode orientar e levar um alento para o seu papel de pai.

Mariangela Mantovani, psicóloga de casais e famílias, autora dos livros “Filhos Felizes” e “Quando é necessário dizer não” Editora Paulinas, coordenadora do atendimento de Psicologia do Santuário São Judas Tadeu desde 1984.


A Igreja iniciou no domingo, 14, Dia dos Pais, a Semana Nacional da Família. Confira a programação do setor Ipiranga no link abaixo:

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat