fbpx

Farmácia comunitária terá novo protocolo para receber doação de medicamentos

Somente empresas poderão realizar doação de medicamentos e haverá triagem no atendimento

Farmácia comunitária, antigamente | Foto de arquivo

A farmácia comunitária da Obra Social São Judas Tadeu é um dos serviços oferecidos à população e é mantida pela instituição com o objetivo de oferecer medicamentos de forma gratuita e também receber doações tanto de empresas quanto de pessoas físicas.

Segundo o farmacêutico responsável, Pedro Augusto Freitas Bandeira, os medicamentos doados são cuidadosamente analisados e verificados: procedência, lote, condições da embalagem, qualidade e data de validade e separados para doações à comunidade, sempre mediante a apresentação da receita médica e do documento de identidade.

Com exceção de medicamentos de uso controlado e dos que necessitam de refrigeração (geladeira), a farmácia comunitária conta com diversos tipos de remédios, como analgésicos, para controle de pressão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outros. Porém, desde maio deste ano uma portaria da ANVISA (Agência da Vigilância Sanitária) limitou o recebimento de doações de pessoas físicas e a farmácia da Obra Social deverá se adequar às novas exigências.

No momento, Pedro afirma que a farmácia comunitária está organizada e bem abastecida. Porém, ele teme que futuramente possam faltar alguns tipos de medicamentos. “As doações mais interessantes vinham justamente das pessoas físicas e, infelizmente, não poderemos mais recebê-las aqui”, explica.

Outra mudança que será adotada pela farmácia comunitária é a triagem de quem será atendido pela farmácia, processo que será feito por uma assistente social, para que o fornecimento do remédio seja para quem, de fato, não tem condições de comprar os medicamentos.

Em todos os casos de retirada gratuita de remédios, continua sendo necessária a apresentação da receita com a prescrição médica. A Farmácia Comunitária da funciona às terças, quintas e sextas das 8h às 11h30 e das 13h às 16h no prédio da Obra Social à Av. Piassanguaba, 3061, Planalto Paulista, São Paulo – SP.

CONFIRA O COMUNICADO OFICIAL AQUI

Márcia Macedo
Jornalista voluntária na Obra Social São Judas Tadeu

4 Comentários
  • Maria Aparecida fonseca
    Postado em 14:23h, 23 janeiro Responder

    Oi boa tarde! A farmácia está fechada?

    • Santuário São Judas Tadeu
      Postado em 10:47h, 29 janeiro Responder

      Olá, Maria Aparecida. A farmácia está fechada neste mês de janeiro pois a Obra Social está em férias coletivas. O retorno está previsto para fevereiro.

  • Viviane
    Postado em 21:58h, 04 fevereiro Responder

    Vocês tem o remédio semaglutida?
    Estou desesperada

    • Santuário São Judas Tadeu
      Postado em 15:18h, 05 fevereiro Responder

      Olá, Viviane. A verificação de remédios deve ser feita diretamente na Obra Social, pedimos a gentileza de entrar em contato com o setor responsável por meio do telefone: (11) 2050-6190.

Publique um comentário

WhatsApp chat