fbpx

A Eucaristia é comunhão e presença!

Foto: Priscila Thomé Nuzzi

Quem participou da Santa Missa no Santuário São Judas Tadeu no último dia 16 de junho, ocasião da Solenidade de Corpus Christi, ouviu na homilia de um dos Padres Dehonianos, que servem o Santuário, uma pequena catequese sobre a Eucaristia e os cuidados que os fiéis devem ter ao recebê-la no momento da comunhão. A orientação mais frequente foi para que o fiel, ao aproximar-se para comungar, deve abaixar a máscara de proteção, estender as mãos com as palmas abertas e dizer “amém” ao receber a Eucaristia pelas mãos do Padre ou do ministro.

Segundo o Pároco e Reitor do Santuário, o Pe. Daniel Aparecido de Campos, scj, o uso da máscara de proteção, nesse tempo de pandemia, impossibilita a vigilância para que as pessoas tomem a comunhão na frente do Padre ou do ministro: “O cuidado, o zelo, com a sagrada Eucaristia todo católico deve ter. Se você está na missa e percebe que alguém não comungou, deve abordar essa pessoa e pedir para ela comungar e se ela ficar relutante, você deve chamar o Padre ou o ministro e avisá-lo sobre a situação”, alerta o Padre: “Existe a profanação quando algo sagrado é usado de forma errada. É um pecado mortal, se a pessoa utiliza a Eucaristia para outro fim que não seja alimentar-se espiritualmente, durante a Santa Missa, dentro da igreja. Dependendo da situação, isso pode gerar a excomunhão, que quer dizer, sair da comunhão com a Igreja,” explica.

Foto: Priscila Thomé Nuzzi

Com a permanência das pessoas em casa, na fase mais severa da pandemia nos últimos dois anos, houve muita gente que se acostumou a assistir às missas pela televisão ou pela internet, mas é importante que os fiéis voltem a participar presencialmente das celebrações, nas igrejas. O Pe. Daniel diz que a celebração transmitida online, que a pessoa assiste à distância, não substitui a presença no sacramento: “É preciso tomar cuidado para não virtualizar a convivência. Assistir à celebração está muito próximo de assistir a um filme. Ninguém participa de uma festa assim, de casa, online. A participação efetiva se dá com a presença, para gerar a santificação” orienta. “Se eu não posso ir à missa, por um motivo justo, que impeça a minha presença, posso utilizar os meios virtuais, para manter a minha união com a Igreja e com a Palavra de Deus, mas isso não quer dizer que poderei substituir a presença física na igreja sempre”. E acrescenta: “Missas virtuais não efetivam marcas, pois impossibilitam sensações. O ser humano é ser de relações e essas têm que ser presenciais”, conclui o Pe. Daniel.

O Santuário São Judas Tadeu costuma ser referência em iniciativas educativas e catequéticas, que auxiliam as pessoas no conhecimento e aprofundamento da fé e doutrina da Igreja. Mais recentemente, por exemplo, aconteceu o 1º Congresso Acadêmico Eucarístico, no mês de junho, que reuniu 150 pessoas para aprofundar-se sobre a Eucaristia, com abordagens bíblica, eclesial, ecumênica e moral. Além disso, há no Santuário várias opções de formação, como o Curso de Aprofundamento da Fé, a Catequese para adultos, a Escola de Teologia para Leigos e os padres estão sempre disponíveis para tirar as dúvidas e orientar os fiéis.

Vale lembrar que a Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego. É a vida da Igreja, “comunhão” porque é a doação que Jesus Cristo faz de Si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus pela humanidade. Neste sacramento admirável, manifesta-se o amor maior: o amor que leva a “dar a vida pelos amigos” (Jo 15, 13), pois de fato, Jesus “amou-os até o fim” (Jo 13, 1).

Por Priscila Thomé Nuzzi
Comunicação e Marketing – Santuário São Judas Tadeu

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat