fbpx

Dom Ângelo,rcj preside missa no Santuário em comunhão com a abertura do X Encontro Mundial do Papa com as Famílias

“Que alegria celebrar em comunhão com o X Encontro do Mundial do Papa com as Famílias”, diz Dom Ângelo, em celebração.

O 10º Encontro Mundial das Famílias, com o tema: “Amor em família: vocação e caminho de santidade,” teve início na tarde desta quarta-feira, dia 22 de junho, em Roma. No mesmo dia, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Ipiranga, presidiu uma celebração eucarística às 19h30 no Santuário São Judas Tadeu da Av. Jabaquara, em São Paulo/SP, com participação de padres e agentes de pastorais da Região Episcopal Ipiranga, em comunhão com o Encontro Mundial das Famílias com o Papa.

No início da celebração, representando as Pastorais da Região Episcopal Ipiranga, fiéis entraram pelo corredor central da igreja trazendo alguns símbolos: banners de Pastorais, quadro do Encontro Mundial das Famílias com o Papa e imagem da Sagrada Família. Nessa procissão da entrada haviam representantes da Pastoral Familiar, ECC-Encontro de Casais com Cristo, Pastoral Vocacional, ENS-Equipes de Nossa Senhora e Pastoral da Criança.

O coordenador do Setor Imigrantes, Pe. Cláudio Weber,scj tomou a palavra acolhendo os presentes, entre eles diáconos, sacerdotes da Região Episcopal Ipiranga e do Santuário São Judas Tadeu e Dom Ângelo, mencionando que serão cinco dias que a Igreja toda estará unida em oração, buscando o protagonismo da família na evangelização. Dom Ângelo saudou a todos, citando a motivação da celebração: união e acompanhamento do encontro do Papa com as Famílias, que se iniciou hoje, em Roma. Dom Ângelo mencionou que, assim como a Região Ipiranga, todas as Regiões Episcopais da Arquidiocese estão unidas neste dia, em celebração e oração, como o Papa, em Roma, com as famílias neste encontro tão especial. Falou que o Papa pretende destacar o amor familiar como vocação e forma de santidade, para compreender e partilhar o sentido profundo e salvífico das relações familiares na vida cotidiana.

Em sua homilia, Dom Ângelo exprimiu que esse momento de unidade e comunhão da Igreja tem o único objetivo de todos nos sentirmos família, pois Jesus Cristo nasceu de uma família, a Sagrada Família. Além disso, todos temos nossa própria família, mas também somos “família” em nossa comunidade, nas Pastorais que pertencemos, no dia a dia: “somos todos filhos de Deus e vivemos o amor em família, nas dores e sofrimentos, com suas dificuldades e desafios, e podemos dizer: como é bom ter uma família! É tempo de gratidão, de rezar por todos os membros de nossas famílias, nossos parentes, pois nascemos e fomos evangelizados numa família,” lembra o Bispo.

Dom Ângelo mencionou que o Papa Francisco tem o grande sonho “de que o mundo redescubra a beleza da vida em família!”, e especialmente hoje, na abertura do Encontro com as Famílias em Roma, após alguns depoimentos de famílias, Francisco fez uma partilha, recordando a Parábola do Bom Samaritano: “Queria que a Igreja fosse isso para vocês: um bom samaritano que se aproxima de vocês e os ajuda a continuar seu caminho, os ajuda a dar “um passo a mais”, enfatizando cinco pontos, a partir dos testemunhos das famílias presentes em Roma:

1) Temos de nos converter e caminhar como Igreja;

2) Abraçar a dura cruz da doença e da morte;

3) O perdão cura todas as feridas;

4) As famílias são lugares de acolhimento;

5) A beleza do amor humano, como “um passo a mais” rumo à fraternidade.

Dom Ângelo continuou sua reflexão lembrando que hoje muitas famílias não são cristãs, não são católicas, uma grande parte das pessoas não vive a família, não procura mais o sacramento do matrimônio, mas mesmo assim querem viver o amor em família. “A igreja não pode ficar fechada achando que são bons e santos só aqueles que estão aí. É difícil entender isso. Então é papel nosso, do clero, e como cristãs e cristãos católicos presentes em todos os ambientes, nas realidades humanas e sociais, de todos os jeitos, viver o amor em família indo ao encontro, em saída, dos que se sentem excluídos da comunidade, da Igreja.” E convida, não só os agentes de pastorais ligadas às famílias, mas todas as famílias para que se reúnam para ouvir o que o Papa Francisco irá dizer a elas. “Que o encontro mundial da família seja uma retomada do nosso caminho para sermos santos, vivendo o amor em família”, finalizou o bispo.

Após as preces da comunidade, todos rezaram a Oração oficial do Encontro Mundial das Famílias, que foi projetada no telão e também transmitida online, aos que assistiam a celebração pela WebTv São Judas.

No momento do ofertório, entraram pelo corredor central da igreja algumas famílias: pais e mães com seus filhos, gestantes, casais de idosos, que foram acolhidos e abençoados por Dom Ângelo.

Após a comunhão, em nome da Região Episcopal Ipiranga, o Frei José Maria Mohomed Junior, coordenador de Pastoral da Região Ipiranga, agradeceu o empenho de todos os presentes em acolher o pedido da Pastoral Familiar da Região Ipiranga, para essa celebração. Foi apresentado na sequência, o vídeo “Acreditamos no Amor” (We believe in love).

Após o vídeo, Frei José chamou para o altar dois casais com mais tempo de matrimônio, também representantes do Amparo Maternal e uma mãe e seu bebê. Estes receberam uma imagem das mãos de Dom Ângelo.

Em seguida, o Bispo com os Padres presentes abençoaram juntos as capelinhas que foram distribuídas aos fiéis e finalizaram, cantando a “Oração da Família” e concedendo a bênção final.

Priscila Thomé Nuzzi, Dep. de Comunicação e Marketing do Santuário São Judas Tadeu


Oração oficial para o X Encontro Mundial das Famílias 22-26 de junho de 2022

Pai Santo, estamos aqui diante de Ti para louvar-Te e agradecer-Te pelo grande dom da família. Nós Te pedimos pelas famílias consagradas no sacramento do matrimônio, para que possam redescobrir todos os dias a graça recebida e, como pequenas Igrejas domésticas, saibam testemunhar a Tua Presença e o amor com o qual Cristo ama a Igreja. Nós Te pedimos pelas famílias que passam por dificuldades e sofrimentos, doença ou por problemas que só Tu conheces: que Tu as sustentes e as tornes conscientes do caminho de santificação ao qual as chamas, para que possam experimentar a Tua infinita misericórdia e encontrar novos caminhos para crescer no amor. Nós Te pedimos pelas crianças e jovens, para que possam encontrar-Te e responder com alegria à vocação que planejaste para eles; por seus pais e avós, para que sejam conscientes de serem sinal da paternidade e maternidade de Deus no cuidado dos filhos que, na carne e no espírito, Tu confias a eles; pela experiência de fraternidade que a família pode dar ao mundo. Senhor, concede que cada família possa viver a própria vocação à santidade na Igreja como um chamado para ser protagonista da evangelização, a serviço da vida e da paz, em comunhão com os sacerdotes e em cada estado de vida. Abençoa o Encontro Mundial das Famílias. Amém.

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat