fbpx

A RELÍQUIA DO NOSSO PADROEIRO

O que é uma Relíquia?

A palavra relíquia provém do latim “reliquiae” e significa os restos de algo. Do ponto de vista religioso, a relíquia é um elemento que está relacionado a um santo. Este elemento pode ser orgânico (um fragmento de osso ou um crânio) ou um objeto de vínculo pessoal com algum santo (sua túnica, um pedaço de roupa ou outro qualquer que ele tenha tocado ou usado). As relíquias são veneradas pelos fiéis porque representam algo santificado e por este motivo são custodiadas como um grande tesouro.

Na tradição cristã, durante a antiguidade, as relíquias eram colocadas no altar principal da igreja para que pudessem ser veneradas pelos fiéis. Em geral, estes elementos pertenciam a algum mártir cristão ou a algum santo e seus restos serviam para recordar sua vida exemplar como cristão.

Tocar ou contemplar uma relíquia é uma forma simbólica de estar em contato com a santidade de alguém e, paralelamente, serve para congregar e unir os fiéis em relação a qualquer elemento que tenha uma mensagem religiosa. Na Paróquia/Santuário São Judas Tadeu, na Avenida Jabaquara (São Paulo/SP), temos guardada a relíquia do Apóstolo e Mártir São Judas Tadeu que é utilizada pelos sacerdotes dehonianos do Santuário para abençoar o povo em ocasiões especiais.

O que é e quando é usada a Relíquia de São Judas Tadeu?

A relíquia de São Judas Tadeu que possuímos neste Santuário é um pedaço minúsculo do osso do fêmur de São Judas Tadeu. Essa partícula do osso conserva-se no relicário, uma urnazinha especial, na parte superior coberta de vidro para que possa ser vista (foto). As bênçãos com a relíquia ocorrem com certa frequência. A saber:

→ No dia 28 de cada mês, dia devocional a São Judas Tadeu no Santuário, ao final de cada celebração eucarística, às 6h, 7h, 8h30, 10h, 12h, 13h30, 15h, 17h, 18h e 19h30, na igreja nova;

→ No momento da Novena Perpétua e Terço de São Judas Tadeu que ocorre no dia 28 de cada mês, às 11h, na igreja antiga. Pode ser acompanhado presencialmente no Santuário e pela WebTV Santuário São Judas Tadeu.

→ Após a oração do Santo Terço, todas as segundas, terças e quintas-feiras, às 18h, na igreja antiga. Nesses terços são contemplados os mistérios da vida de Jesus em que São Judas Tadeu e Nossa Senhora estiveram presentes. Podem ser acompanhados presencialmente no Santuário e pela WebTV Santuário São Judas Tadeu.

→ Nas bênçãos que ocorrem mensalmente na Capela dos Milagres (entrada da igreja antiga à direita), para a retirada dos objetos depositados pelos fiéis, que simbolizam as promessas e graças alcançadas (como peças de cera representando partes do corpo que foram curados ou que se pede a cura) e também das plaquinhas ou bilhetes com mensagens de gratidão e pedidos a Deus, pela poderosa intercessão de São Judas Tadeu. Essas bênçãos não possuem data fixa, mas são comunicadas antecipadamente no site do Santuário antes de cada dia 28 e podem ser acompanhadas pela WebTV Santuário São Judas Tadeu.

História da Relíquia no Santuário

A relíquia de São Judas chegou até o Santuário por meio de um padre capelão militar, em 1945 ou 1946. Durante a guerra, na Itália, ele serviu a um convento religioso bastante pobre. Ao final da guerra, voltando ao Brasil, o padre recebeu de presente, das Irmãs, a relíquia de São Judas Tadeu. O falecido Padre Ariovaldo, capelão da então Guarda Civil de São Paulo, conseguiu daquele capelão da guerra que ele doasse a relíquia ao Santuário São Judas Tadeu. Junto, um documento que garantia que a relíquia é autêntica, que de fato, é um pedaço de osso do fêmur do Apóstolo e Mártir de Cristo, São Judas Tadeu.

Segundo os registros do Pe. Augusto César Pereira,scj, no Devocionário de São Judas Tadeu, o Santuário não possui mais esse documento, pois “infelizmente, um dos antigos sacristães, conhecido por Ir. José, ao fazer limpeza, viu aquele papel escrito em latim, e achou que não tinha valor… Inadvertidamente o rasgou e jogou no lixo… Resta-nos dar crédito que merece o Irmão Ambrósio Brand,scj, por muitos anos sacristão do Santuário.

Não temos motivos para sequer duvidar da afirmação dele, pois garantia que teve em mãos o referido documento, o leu e o guardava com imenso cuidado. Para corroborar a afirmação dele, o ex-Pároco do Santuário São Judas, Padre Mauro Paulo Jungklaus,scj, confirmou que existiu o documento. São pessoas em quem podemos depositar a máxima confiança.”

Enfim, para o verdadeiro devoto de São Judas Tadeu, a presença de São Judas neste Santuário ultrapassa a que está simbolizada na Relíquia. São tantas as manifestações de gratidão, pela confiança em sua intercessão, que ultrapassa a necessidade de comprovação material. Ser devoto é confiar!

Que a oração fervorosa do nosso povo e a bênção com a relíquia de São Judas Tadeu nos recordem a misericórdia de Deus, que está sempre muito próximo e auxiliando cada um de nós, seus filhos, para que alcancemos a salvação. E que o nosso Santo Padroeiro continue intercedendo ao Pai por nossos pedidos e necessidades, e nos lembre sempre de que é possível alcançar essa santidade.

Celebremos São Judas Tadeu, neste Santuário, com muito amor e alegria! Viva São Judas Tadeu!

2 Comentários
  • Cristiano Ronaldo Pires Francisco
    Postado em 17:27h, 05 outubro Responder

    Como adquirir uma relíquia de são judas para uma igreja em morro dos Conventos Araranguá SC

    • Santuário São Judas Tadeu
      Postado em 12:07h, 13 outubro Responder

      Olá, Cristiano, nós temos uma Relíquia Peregrina que pode ser enviada às Paróquias. Para mais informações entre em contato conosco: secretaria@saojudas.org.br

Publique um comentário

WhatsApp chat