fbpx

Sínodo Arquidiocesano é retomado em São Paulo

A Igreja Católica em São Paulo iniciou em 2017 um bonito e esperançoso Processo Sinodal, interrompido pela pandemia. Deveria ter sido concluído no fim de 2020, com a realização de uma grande assembleia arquidiocesana, momento mais alto de todo o caminho sinodal. Retomando-o em Março e não surgindo novas surpresas, espera-se poder concluí-lo no fim deste ano de 2022.

Convidamos todos a voltar à oração pelo Sínodo (abaixo), invocando o Espírito Santo para que se realize de acordo com o Plano de Deus. Rezemos para que alcance o seu nobre objetivo: ser “caminho de conversão, comunhão e renovação missionária”.

Durante a pandemia a Coordenação geral do Sínodo não esteve parada. Ao contrário, reuniu-se várias vezes para refletir sobre a maneira e os momentos de retomar os trabalhos. Informamos a seguir os passos a serem dados:

  1. Uma PRÉ-ASSEMBLEIA NAS PARÓQUIAS. Ela consiste basicamente numa missa de abertura e em duas reuniões que as paróquias farão com os Conselhos Pastorais Paroquiais, ampliados com a participação de todas as lideranças da paróquia, coordenadores das pastorais, movimentos, associações, comunidades e outras. Quando? – De 13 de março a 10 de abril. A missa de abertura da Pre-assembleia será celebrada no 2º Domingo da Quaresma: 12 e 13 de março.
  2. Diz o nosso caro Arcebispo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, em carta de 16.02.22: “A etapa de PRÉ-ASSEMBLEIA será muito importante para uma nova consciência da proposta do sínodo arquidiocesano e do caminho já percorrido até aqui, para amadurecer mais as reflexões e os discernimentos já feitos, e para integrar os elementos novos que apareceram nesses dois últimos anos, com a pandemia de Covid-19”.
  3. Também as Regiões Episcopais e os Vicariatos Episcopais poderão fazer a mesma reflexão proposta às paróquias. A intenção é que todos os que participaram do processo anterior – as paróquias em 2018 e as Regiões Episcopais em 2019 – reavivem a experiência anterior, e se ponham no clima sinodal, integrando ainda os novos desafios surgidos nesses dois anos de pandemia. Assim se poderá viver com mais objetividade a etapa conclusiva e alcançar resultados mais realistas para a renovação missionária da Igreja, a comunhão entre nós e uma mais sincera conversão a Jesus Cristo.
  4. Notem que esta PRE-ASSEMBLEIA será celebrada na primeira parte da Quaresma, depois viveremos com toda a Igreja o tempo culminante da nossa fé – a Páscoa, mistério da morte e ressurreição de Jesus – e no dia 7 de maio, véspera do Domingo do Bom Pastor, se fará a nova abertura dos trabalhos da Assembleia Sinodal Arquidiocesana. Esta consistirá em várias sessões durante o ano, cujas datas serão oportunamente divulgadas.

Podemos imaginar que não se prepara uma Assembleia dessa importância, numa grande arquidiocese como a nossa, sem um intenso trabalho da Comissão Arquidiocesana de Coordenação e da Secretaria Executiva, sob a presidência do Arcebispo. Rezar pelo bom êxito e participar sempre que convidados, é uma gentil forma de valorizar o trabalho já feito desde 2017.

Acolhamos o convite pessoal de Dom Odilo:

“Desde logo, retomemos a oração pelo bom êxito da assembleia sinodal arquidiocesana e pelos frutos do sínodo. Façamos pessoalmente e em comunidade a oração do Espírito Santo pelo nosso Sínodo arquidiocesano, já divulgada anteriormente”

“Caríssimos – conclui o Arcebispo – nosso sínodo será uma grande bênção para toda a Arquidiocese. Estamos em sintonia com o Papa Francisco que nos chama a sermos uma igreja sinodal em comunhão, participação e missão. O sínodo requer de nós um processo de conversão generosa. Tenhamos coragem, façamos a nossa parte e confiemos em Deus e na ação do Espírito Santo. Maria, Mãe da Igreja, e São Paulo intercedam por nós! Deus nos abençoe”.

Pe. Cláudio Weber,scj

  • LEIA O ARTIGO DO CARDEAL
  • ORAÇÃO PELO SÍNODO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO
Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat