fbpx

“E a Palavra habitou entre nós” (Jo1, 14)

O ano que findou trouxe-nos nova esperança com a publicação de um precioso texto de Estudos com o título acima. No Natal celebramos com o Evangelista João, a memória deste acontecimento único na história da humanidade. O Pai enviou-nos o seu Filho, Palavra viva, que nos falou pelo seu modo de ser, com palavras e mesmo sem palavras.

Acolhendo a Palavra que veio morar entre nós, entramos num promissor movimento de renovação da Igreja, impulsionado pelo Papa Francisco, desde o início do seu ministério.

Em continuidade com a Assembleia Episcopal de Aparecida em 2007, realizou-se há pouco a Assembleia Eclesial da América Latina no México; toda a Igreja está no processo de preparação do Sínodo convocado pelo Papa Francisco para Outubro de 2023, em Roma e a nossa Igreja em São Paulo vai retomar em Abril o Sínodo Arquidiocesano, iniciado em 2017.

Alguns grupos da nossa Paróquia/Santuário São Judas Tadeu já contribuíram com esses três eventos sinodais, e todos somos convidados a rezar por eles e a seguir colaborando. Visam a comunhão, a participação do maior número possível dos batizados e a renovação missionária de toda a Igreja.

No Brasil, a Igreja está em plena sintonia com esse movimento pelas Diretrizes da Ação Pastoral, aprovadas em Maio de 2019. A nossa Paróquia/Santuário reorganizou, a partir delas, a sua estrutura pastoral.

Apesar da pandemia que atrasou o cronograma de implementação dessas diretrizes, esse belo Projeto segue o seu caminho. Consiste basicamente em construir a comunidade – cada comunidade eclesial, pequena ou grande – como casa sustentada por quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão. Assim, toda comunidade pode tornar-se Comunidade Eclesial Missionária.

O passo mais recente foi a apresentação de um texto de estudo sobre o Pilar da Palavra. É o livro: Estudos da CNBB 114. Você pode encontrá-lo facilmente nas livrarias católicas, também na Loja oficial de artigos religiosos do Santuário sob o título: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14).

Recomendamos vivamente a leitura atenta desse texto e o seu aprofundamento, em reuniões de grupos e equipes pastorais. Esse estudo nos ajudará a avivar o gosto pela Palavra de Deus, a inspirar toda a nossa ação pastoral na Palavra de Deus e a criar novas Comunidades Eclesiais Missionárias.

Ele fundamentará nosso ardor missionário, num maior compromisso pela evangelização dos jovens, a acolhida fraterna e o aprimoramento da comunicação, que são os três destaques deste nosso Ano Pastoral, aprovados na Assembleia paroquial realizada em Novembro de 2021.

Assembleia Paroquial em Nov/2021

Quem participou da Assembleia ouviu a apresentação de uma bela síntese desse maravilhoso texto, pelo nosso catequista Sami Abraão, coordenador do Pilar da Palavra, junto com o Padre Guilherme César,scj. Enviamos esse texto aos que estiveram presentes e aos coordenadores pastorais.

Outros estudos semelhantes serão oferecidos pela CNBB nos anos seguintes, sobre cada um dos pilares que suportam as nossas comunidades. Eles não interessam apenas às atividades pastorais agrupadas sob cada Pilar, mas a todos os evangelizadores, devotos e colaboradores, movimentos, equipes pastorais e comunidades.

Nosso Padroeiro, o Apóstolo São Judas Tadeu, membro da primeira comunidade missionária fundada pelo próprio Mestre, Jesus Cristo, nos anime e interceda por nós!

Pe. Cláudio Weber,scj

RECOMENDAMOS!
“E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14), o livro de estudos da CNBB 114, poderá ser encontrado na Loja oficial do Santuário São Judas Tadeu, ao lado da Secretaria Paroquial. Informações pelo tel. (11) 2275-0724 – Compre pelo WhatsApp: (11) 99338-0758.

1 Comentário
  • Julio Laureano das Chagas
    Postado em 14:34h, 17 janeiro Responder

    E a Palavra habitou entre nós.
    Nosso Senhor Jesus Cristo está em nossas casas.
    São Judas Tadeu, aumente a minha Fé, Na Santíssima Trindade ( Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo). Eu creio, Amém.

Publique um comentário

WhatsApp chat