fbpx

Pe. Gregório e os 75 anos do Instituto

No dia 15 de Novembro de 2021, o IMSJT – Instituto Meninos de São Judas Tadeu completa 75 anos

O Instituto foi fundado pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Dehonianos, e confiado, nos primeiros anos, à Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, com o nome de “Obras Sociais São Judas Tadeu”. Em 19 de Março de 1950, os Dehonianos nomearam Pe. Gregório Westrupp,scj como seu diretor. Ele lhe deu novo direcionamento à obra e o nome de “Orfanato São Judas”. Praticamente recomeçou tudo, acolhendo três meninos órfãos e dizia:

Pe. Gregório Westrupp

“Com a ajuda de São José, terei coragem para essa obra, pois não estarei sozinho nessa grande tarefa.”

Padre Gregório Westrupp, scj, foi diretor do Instituto por 33 anos, de 1950 até a sua morte, em 1983. Ele era uma pessoa sensível, acolhedora e envolveu-se profundamente com a situação dos órfãos e carentes. Criou relações de amizade com a comunidade e a sociedade.

PERFIL EDUCACIONAL DO IMSJT

A modalidade de atendimento implantada por Pe. Gregório continha características do modelo lazarista, tais como:

• Total independência do setor público
• Escasso relacionamento com o setor privado
• Ênfase em valores religiosos e na formação do caráter

ORGANIZAÇÃO INTERNA

A lógica organizacional interna era baseada no sistema de seminário e a manutenção dependia de filantropia pessoal (doações e esmolas). A modalidade de atendimento da entidade era de:

• Assistência social
• Valorização pessoal
• Cultivo da religião
• Escolarização básica

Analisou Pe. Lotívio Antônio Finger, scj, no livro “Uma história de amor e doação”.

Assim, Pe. Gregório deu novo impulso à obra e ia pessoalmente pedir donativos nas residências das redondezas e a influentes pessoas da sociedade. Com isso, o Orfanato ficou cada vez mais conhecido na cidade de São Paulo, e as dificuldades iniciais de manutenção foram sendo superadas com a ajuda do povo. Como Pe. Gregório mesmo disse: “Somente com o amor desinteressado de pessoas amigas pudemos ir adiante nesta obra tão grandiosa”.

Em 1970, a obra voltou a ser denominada Instituto Meninos de São Judas Tadeu. Mas, desde seu início, o IMSTJ teve sempre o mesmo ideal: amor e reparação; também a mesma missão: amparar e educar os mais pobres entre os pobres, ou seja, a criança.

Ao longo desses 75 anos de atividade, foram milhares de crianças e adolescentes que encontraram neste Instituto formação para vida, educação básica, carinho, alimento, proteção. O IMSJT reconstruiu seu papel social e educacional. Algumas mudanças foram feitas por obediência à legislação, outras para responder de maneira criativa aos novos apelos da realidade. É neste contexto de adequação à legislação e fidelidade à missão que deve ser compreendido o leque de serviços hoje prestados pelo IMSJT.

Há 10 anos aconteceu o translado do Padre Gregório

No dia 28 de Agosto de 2011, o Instituto Meninos de São Judas Tadeu acolheu na Capela São José os restos mortais do Pe. Gregório Westrupp,scj. A celebração solene da acolhida foi presidida pelo Pe. Lorival João Back,scj, diretor do Instituto na época. Na ocasião, ele recordou aos fiéis a importância do Pe. Gregório para o Instituto, que hoje é venerado por muitos dos que ele atendeu em vida. No mausoléu, onde foi depositada a urna com seus restos mortais, há a inscrição de uma pequena oração que Pe. Gregório pronunciava: “Senhor nós te queremos bem! És tão bom!”

Um dos primeiros Padres que cuidou do Instituto, junto ao seu fundador Pe. João Buesher, Pe. Gregório se destacou, tanto pela dedicação às crianças do antigo “Orfanato”, quanto pela multidão de fiéis católicos que a ele recorria para aconselhamentos e confissões. Pe. Gregório faleceu em 21 de Janeiro de 1983 e desde então estava sepultado no Cemitério da Consolação. A obra do Instituto ampliou-se e continua testemunhando o amor e doação, sendo lugar onde se pode ver todos os dias, que “Deus é bom e não deixa ninguém sem resposta”, como dizia Pe. Gregório.

Você poderá visitar os restos mortais deste Padre na Capela do Instituto. Muitos relatam que recebem até hoje muitas graças através da sua intercessão. O Instituto Meninos de São Judas Tadeu está localizado à Av. Itacira, 2801 – rua atrás da Paróquia/Santuário São Judas Tadeu.

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat