fbpx

Milhares de pessoas comparecem ao Santuário na Festa do Padroeiro

Foi grande a afluência de fiéis na Paróquia/Santuário São Judas Tadeu da Av. Jabaquara, zona sul de São Paulo, na última quarta-feira, dia 28 de Outubro, dia de São Judas Tadeu, o conhecido “Santos das causas desesperadas”. O público itinerante chegou a aproximadamente 100 mil pessoas.

Desde o início do dia era possível ver a movimentação diferenciada na região. Os festejos começaram as 5h e seguiram até quase 22h, foram 11 celebrações e quase todas transmitidas pela internet. Na frente do Santuário, formavam-se duas filas: uma para entrar na missa e outra para visitar a imagem do Santo, na igreja antiga.

A pandemia fez com que tudo fosse adaptado e diferente. Haviam adesivos no chão sinalizando o distanciamento, lotação máxima da igreja reduzida para 1 quarto de sua capacidade, as missas campais e a tradicional procissão suspensas etc.

Ainda assim, foi surpreendente como a fé e a devoção a São Judas Tadeu permaneceram intactas. “Não há pandemia que segure o verdadeiro devoto em casa”, declarou Ana Esmera Santos, após passar pela imagem do santo.

Na igreja antiga, prevalecia a oração silenciosa dos fiéis que vieram agradecer e pedir graças. Como nos anos anteriores, durante todo o dia, confissões e bênçãos aconteciam simultaneamente. O já tradicional Bolo de São Judas foi vendido em embalagens individuais e o consumo não podia ser feito no local.

O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, presidiu a celebração das 17h, transmitida ao vivo pela Rádio 09 de Julho. Concelebrou o Padre Eli Lobato dos Santos, scj, Pároco e Reitor do Santuário desde 2018.

Em sua homilia, o Cardeal mencionou que a comemoração dos Santos Apóstolos é sempre motivo de   recordarmos quem somos nós como cristãos, como Igreja: “Lembrando São Judas e outros tantos Santos devemos nos alegrar. Somos parte deles e da mesma Igreja. Recebemos deles a herança da fé que hoje vivemos, que hoje praticamos”. Dom Odilo disse também que a devoção aos santos implica observarmos seus exemplos no seguimento ao Evangelho: “Alegremo-nos! Somos parte dessa mesma Igreja! Vivamos com alegria, profundidade e perseverança essa fé tão preciosa”.

O Arcebispo de são Paulo terminou alertando que nesse tempo de pandemia, Deus esteve muito mais perto do que imaginamos e que Ele não nos abandonou e não abandona os doentes, aqueles que sofrem: “Tanta força encontramos na fé! Não estamos sozinhos!” E pediu que a intercessão, o exemplo e testemunho dos Apóstolos, nos façam perseverar e que possamos ajudar outros para que também encontrem o caminho de Deus, de força, de fé, do conforto espiritual. “Que Deus nos ajude e que permaneçamos fiéis, firmes na fé da Igreja, na fé que professaram os Santos Apóstolos”, finalizou o Cardeal.

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat