fbpx

Roteiro Celebrativo e Exame de Consciência

Irmãos e irmãs em Cristo, o conteúdo abaixo é um roteiro resumido para lhe ajudar a celebrar o Sacramento da Penitência / Reconciliação, o que popularmente chamamos de Confissão. Preparamos com carinho este roteiro para que você se prepare bem e receba do Senhor as abundantes graças que vão além do precioso perdão divino. Participar deste Sacramento é reencontrar-se com o Deus de infinito Amor-Misericórdia e Nele, com Ele e por Ele abraçar a preciosa graça da conversão de vida. Celebre com intensidade este momento:

O roteiro completo poderá ser acessado no botão ao final desta página.

1º PASSO

Contrição: Quando a pessoa que caiu em pecado reconhece o erro, sente a dor e o arrependimento. A tristeza interior de ter cedido às inclinações más e às ciladas do mal. Então, procura o sacramento.

2º PASSO

Escuta da Palavra de Deus: Nesta etapa, somos convidados a ouvir a Palavra de Deus, para nos reconhecermos pecadores, necessitados da Sua misericórdia. Caso onde você for procurar o sacramento, o sacerdote não faça os Ritos Iniciais e da Liturgia da Palavra, sugerimos que antes do exame de consciência, você leia um dos textos propostos a seguir e medite: Sl 1; Sl 50/51; Sl 89/90; Mt 2,1-12; Lc 15, 11-32; Lc 7,36-8.3; Lc 23,40-43; Lc 19,1-10; Jo 4,5-43; Jo 9,1-41.10,1-20; Jo 20,19-23.

3º PASSO

Exame de Consciência: O exame de consciência é o momento de identificarmos com clareza e precisão os pecados que cometemos, podemos ter como referência os 10 Mandamentos do Senhor. É o momento de meditar, de pensar, refletir sobre os pecados cometidos, identificando-os. No documento que disponibilizamos ao final desta página, você poderá realizar este passo com orientações mais detalhadas, mandamento a mandamento.

4º PASSO

Confissão: Confessar é dizer a Deus seus pecados e reconhecê-los como sendo de sua responsabilidade. O pecado não é confessado ao padre, mas a Deus. O padre é o mediador; seus ouvidos, seu coração, seus gestos e palavras são usados por Deus, pela graça do Espírito Santo, para que você sinta e faça a experiência real e concreta do perdão. O amor e a misericórdia advindos do perdão de Deus são como uma injeção de ânimo, força e vitalidade que nenhuma ação humana pode oferecer.

5º PASSO

Absolvição e Satisfação: Após a confissão, tendo o sacerdote, acolhido o penitente e julgado procedente e lícita sua Contrição e sua Confissão, em nome do Senhor Jesus e da Igreja, confere-lhe a graça da Absolvição Sacramental dos pecados através da imposição das mãos e da fórmula proferida. Em seguida pede a Satisfação, que é a reparação pelo pecado cometido. Está é de suma importância e fecha o ciclo sacramental do perdão divino. Também chamada de Penitência, como um exercício para ajudar o penitente a não cair mais no pecado cometido.

WhatsApp chat