fbpx

Peregrinação pelo Jubileu Dehoniano em Aparecida

A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus celebra centenário de morte do fundador, Padre João Leão Dehon (1843–1925) com grande evento nacional em Aparecida (SP)

Mais de 2.500 religiosos, seminaristas e leigos dehonianos participaram da Peregrinação Dehoniana, pelos 100 anos do falecimento do Padre João Leão Dehon, fundador da Congregação dos

Padres do Sagrado Coração de Jesus, nos dias 11 e 12 de agosto no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

As comemorações do Jubileu Dehoniano começaram no dia 11 de agosto, às 19h, com a acolhida oficial em frente à Basílica Nacional. Em seguida, foi rezado o Terço Luminoso, com procissão ao redor da Casa da Mãe, culminando em uma vigília com Adoração ao Santíssimo Sacramento, dentro da Basílica. No dia seguinte, 12 de agosto, às 9h, foi celebrada a Santa Missa em Ação de Graças, presidida por Dom Murilo Krieger, scj, concelebrada por Dom Nelson Westrupp,scj, Dom Vital Chitolina, scj e Dom Ronilton Souza de Araújo,scj.

Foi um momento marcante, de recordação da vida e obra do Padre Dehon, e do seu sonho de criar uma Congregação de sacerdotes voltados ao reinado do Sagrado Coração de Jesus nos corações e na sociedade. Em sua homilia, Dom Murilo recordou o papel dos Dehonianos, de levar adiante a herança espiritual recebida de Padre Dehon, colocar-se à disposição da Igreja como “profetas do amor e servidores da reconciliação”. Disse Dom Murilo: “A grande Família Dehoniana no Brasil, neste dia do centenário do falecimento do Fundador, quis se reunir na Casa da Mãe Aparecida. Aqui estão os representantes – religiosos, sacerdotes, bispos, leigos e leigas – da Província Brasil Recife, da Província São Paulo e da Província Brasileira Meridional. Queremos hoje dizer à Igreja: como Padre Dehon, nós desejamos viver para o Coração de Jesus e morrer com Ele!”

Na Santa Missa, o coral formado por seminaristas e religiosos das três províncias dehonianas do país entoou o hino In te Cor Iesu, entre outras canções.

Após a celebração eucarística, no palco central externo da Basílica, aconteceu um momento institucional com breve discurso sobre Padre Dehon proferido pelo Padre Emerson Ruiz, scj (Diretor do CELDE – Centro de Estudos Léon Dehon). Finalizando o evento, Dom Murilo Krieger,scj abençoou os peregrinos com uma relíquia do Venerável Padre Dehon e em seguida, foi registrada uma foto com todo o grupo com o auxílio de um drone.

A celebração do centenário da morte do Padre Dehon representa um marco espiritual e histórico para toda a Família Dehoniana, que se encontra neste momento de comunhão, oração e renovação do compromisso com a missão evangelizadora e social da Igreja.

Padre João Leão Dehon nasceu na França em 1843 e faleceu em 1925. Fundador da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, dedicou sua vida à promoção da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao apostolado social junto aos operários, unindo uma espiritualidade profunda com o compromisso concreto com os mais necessitados. Seu legado permanece vivo em mais de 40 países ao redor do mundo. Expressando a sua profunda intimidade com o divino Coração de Cristo, no seu leito de morte, Padre Dehon exclamou: “Por ELE vivi, por ELE morro!”

Agora a família religiosa dos Dehonianos vai preparar-se para o próximo Jubileu: os 150 anos da fundação da “Obra”, isto é, a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, fundada em 28 de junho de 1878: “completai, Senhor, a obra começada” (Sl 137, 8).

Homilia na íntegra, proferida por Dom Murilo Krieger,scj na celebração de Ação de Graças às 9h do dia 12 de agosto de 2025 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Mensagem do Padre Emerson Marcelo Ruiz,scj à Família Dehoniana por ocasião do Jubileu Dehoniano na sacada da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de agosto de 2025.

 

2 Comentários
  • Ana Medeiros Akagui
    Postado em 21:17h, 14 agosto Responder

    Priscila,
    Os videos ficaram maravilhosos, olhando para eles consigo sentir novas emoçoes de ter participado desse momento tao especial.

  • Maria Socorro Oliveira Reis
    Postado em 11:41h, 15 agosto Responder

    Nossa igreja em saída, neste momento histórico da nossa ! Que Jesus Cristo continue abençoando , e nos mandando santas vocações, Tu és Pedro, e sobre esta pedra construírem a minha igreja! N. SENHORA PRIMEIRA APOSTOLA, ABENÇOE , ILUMINE ESTES PASTORES CONSAGRADOS!!! AMÉM

Publique um comentário