
01 abr Como foi a Semana Santa em nosso Santuário em 2024
A Semana Santa, em 2024, começou no dia 24 de março e seguiu até o dia 31 do mesmo mês. E para bem viver este tempo tão importante, a Paróquia e Santuário São Judas Tadeu preparou uma programação especial, promovendo momentos de oração e crescimento espiritual aos fiéis, paroquianos e devotos de São Judas Tadeu.
Quinta-feira Santa no Dia 28 Votivo: Neste ano, no mês de março, o dia 28 votivo que no Santuário é dedicado todos os meses ao Apóstolo e Mártir São Judas Tadeu, foi na Quinta-feira Santa, o primeiro dia do Tríduo Pascal, trazendo algumas mudanças como:
→ Adoração ao Santíssimo na igreja nova das 6h às 15h
→ Celebração de apenas uma Missa no dia, às 19h30 (Lava-pés, Mandamento do Amor e Instituição da Eucaristia).
Atendimento de Confissões: Durante 9 dias, a equipe de Padres Dehonianos da Paróquia e Santuário São Judas Tadeu se revezou em escalas de 2 horas, desde o sábado que antecedeu o Domingo de Ramos (23/03) até o Domingo da Páscoa (31/03), com atendimento às Confissões a uma média de 500 pessoas por dia, segundo o Pároco e Reitor, Pe. Daniel Aparecido de Campos, scj. Os Padres acolheram no Sacramento da Reconciliação, portanto, cerca de 4.500 fiéis no período.
Exposição Santo Sudário: Outra novidade da Semana Santa deste ano foi a Exposição Fotográfica do Santo Sudário que aconteceu de 23 a 31 de março, no Salão Dehon. Saiba mais clicando aqui.
Como foi a Semana Santa no Santuário São Judas Tadeu em 2024:
23/03 – SEXTA-FEIRA
Já na véspera do Domingo de Ramos, no dia 23 de março, sábado, o movimento na Paróquia e Santuário São Judas Tadeu aumentou, com maior procura dos fiéis para o Sacramento da Reconciliação. Nas missas de preceito dominical, no período da tarde, às 15h e às 19h30, houve a Bênção dos Ramos, assim como no domingo.
24/03 – DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR
A Santa Missa das 15h, o presidente da celebração, o Pe. Aloísio Knob,scj iniciou aspergindo a água benta na assembleia que erguia os ramos para o alto ao som de “Hosana Hey!” Foi proclamada a leitura da Paixão de Cristo. No momento da homilia, o Pe. Aloísio pediu silêncio profundo orante, contemplativo para cada um refletir o relato que ouviu, da Paixão e morte de Cristo, segundo São Mateus. Após alguns minutos de completo silêncio na igreja, seguiu-se a Profissão de Fé. Na comunhão, o canto “Ninguém te ama como eu” comoveu alguns fiéis presentes. Ao final da celebração, o Pe. Aloísio comunicou a programação da Semana Santa, especialmente na Quinta-feira, dia 28 de março, devocional a São Judas Tadeu neste Santuário e finalizou, dizendo: “Páscoa é tempo de crescimento no amor a Deus e acolhimento aos outros”. Assista aqui.
25/03 – SEGUNDA-FEIRA SANTA
A Santa Missa das 19h30 foi presidida pelo Pe. Emerson Marcelo Ruiz, scj, que pontuou: “Este segundo dia da Semana Santa nos leva, passo a passo, à maior proximidade do amor de Jesus. Seguindo ao Senhor dos Passos, saúdo a todos com afeito e acolhimento, também aos que vêm rezar pelos falecidos de sétimo e trigésimo dias.” A homilia foi proferida pelo Diácono Carlos Aloiso. Assista aqui.
26/03 – TERÇA-FEIRA SANTA
A Santa Missa das 19h30 foi presidida pelo Pe. Said Mamud, scj, que após incensar o altar, realizou o acolhimento aos presentes, dizendo que na recordação a Nossa Senhora das Dores, contemplamos aquela que acompanhou os passos de Jesus, inclusive para o Calvário. Pe. Said disse: “Que essa celebração renove a nossa fé para termos os olhos fixos na Ressurreição.” A homilia foi proferida pelo Diácono Carlos Aloiso. Assista aqui.
27/03 – QUARTA-FEIRA SANTA
A Santa Missa das 19h30 foi presidida pelo Pe. Júlio César da Costa, scj, que iniciou a celebração citando os grandes mistérios da Encarnação e Ressurreição de Jesus: “Lancemos um profundo olhar para o Senhor que caminha para a Ressurreição da humanidade. Que nessa celebração que encerra o tempo quaresmal, possamos rezar pelos que partiram dessa vida junto às famílias enlutadas aqui presentes e que nos acompanham online. Por uma vida nova, peçamos perdão a Deus.” O Diácono Carlos Aloiso proclamou o Evangelho e o Padre Júlio realizou a homilia. Assista aqui.
O TRÍDUO PASCAL
28/03– QUINTA-FEIRA SANTA
Dia Votivo a São Judas Tadue com programação diferenciada. Houve Adoração das 6h às 15 e uma Vigília após a missa das 19h30 até meia noite. A única Santa Missa celebrada no dia foi às 19h30, presidida pelo Pároco e Reitor, Pe. Daniel Aparecido de Campos, scj. Na procissão de entrada, participaram dezenas de ministros extraordinários da Sagrada Comunhão. Disse o Pe. Daniel no início: “De coração contrito e humilde, aproximemo-nos de Deus justo e santo, pedindo perdão, especialmente quando participamos da Santa Missa com falta de atenção e zelo”. Em seguida, o Padre Daniel tirou a casula que vestia, e colocou em sua própria cintura um avental. As pessoas convidadas da comunidade, sentaram-se no degrau do púlpito, para o início do momento do lava-pés. Em seguida, seguiu-se a celebração. Após a comunhão, partiram em procissão até a igreja antiga, para Adoração pública até meia noite. Assista aqui.
29/03 – SEXTA-FEIRA SANTA DA PAIXÃO DO SENHOR
Não há missas e bênçãos neste dia, a Solene Ação Litúrgica das 15h foi presidida pelo Pároco e Reitor, Pe. Daniel Aparecido de Campos, scj. Todos em profundo silêncio na assembleia. Os Padres entraram e se ajoelharam, enquanto o Pároco em seguida deita-se de bruços em frente ao altar e a cruz da igreja nova. Pe. Daniel toma a palavra, rezando: “Lembrai-vos de Vossa misericórdia, Senhor.” Seguem com as leituras. No Evangelho da Paixão do Senhor, todos se ajoelham quando cita-se a morte de Jesus. Levantam-se. E o Pe. Daniel inicia a reflexão: “Hoje é um dia de silêncio, em que a Igreja experimenta, vivencia, o grande mistério da morte de Cristo, a Redenção da humanidade. O silêncio só tem sentido se nos leva à reflexão, ao discernimento, para entrarmos em contato conosco mesmos e com aquele elemento de destaque: a dor. (…) Assista aqui.
Às 17h, o ministério de teatro Vivarte, composto por jovens da comunidade, apresentou a encenação da Paixão de Cristo, para que o povo de Deus fizesse uma experiência espiritual de uma outra maneira, diferente das missas. Assista aqui. Em seguida, houve a Procissão do Senhor morto pelas ruas próximas ao Santuário.
30/03 – SÁBADO SANTO
A Solene Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor começa com o acendimento do fogo novo e a bênção dos Círios Pascais. O Pe. Júlio César preside a celebração, acompanhado por outros padres. O diácono Carlos Aloísio entra na igreja com o Círio aceso, proclamando “Eis a luz de Cristo!”. As velas da assembleia são acesas e o Círio é incensado. Seguem-se as leituras, Salmos e a proclamação do Evangelho. O Pe. Júlio César faz uma homilia, destacando: “Essa celebração da luz traz para cada um, diferente figura a ser guardada no coração… A coluna luminosa, o círio aceso, é o Cristo vivo na vida da Igreja.” Dois jovens são batizados e integrados ao Corpo de Cristo. A celebração termina com uma oração pedindo a graça de Deus para iluminar nossos caminhos. Assista aqui.
31/03 – DOMINGO DE PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR
No Domingo da Páscoa, o dia começou com a procissão às 10h, o Pe. Júlio César da Costa presidiu a celebração, enfatizando a importância de renascer cada dia para o amor, perdão e misericórdia. Ele aspergeu água benta na assembleia e, na homilia, destacou que a Páscoa é um momento de libertação completa e integral para o ser humano. “O anúncio de Jesus, na Páscoa, tem seu significado… quando Cristo vem nos tirar da escravidão… Páscoa do Cristo… vem ensinar o ser humano a se libertar de todas as dificuldades…”
O Pe. Júlio César também enfatizou a importância da alegria e da misericórdia de Deus, destacando que a vida vence a morte e que a Ressurreição é uma explosão de felicidade eterna. Ele concluiu que a vida do cristão deve ser pautada pela beleza da vida e pela liberdade das amarras do pecado. “Experimentar a vida requer nos libertar das amarras do pecado… O grande mistério só se realiza quando encontramos com o coração de Deus, que é puro amor, bondade suprema.” Assista aqui. Procissão da Ressurreição: 6h30 na igreja nova / Missa Solene de Páscoa: 8h30 (com transmissão pela TV Gazeta) / Início da Procissão pelas ruas: 09h30.
CENTRAL SEMANA SANTA
No período da Semana Santa, de 24 a 31 de março de 2024, foi exibido o programa especial “Central Semana Santa” com o tema “A Mística da Ressurreição”, às 12h pela WebTV do Santuário, via Youtube e Facebook. A cada dia o Pe. Said Mamud,scj trouxe aos estúdios do Departamento de Comunicação da Paróquia e Santuário São Judas Tadeu e entrevistou um convidado diferente, falando sobre um tema específico.
Confira quais foram os convidados e temas a cada dia:
24/03 – Domingo de Ramos, início da Semana Santa
Tema: Jesus chora sobre a cidade
Convidado: Padre Daniel Ap. de Campos,scj
25/03 – Segunda-feira Santa
Tema: O verdadeiro arrependimento
Convidado: Padre Igor Jerônimo Almeida Pereira,scj
26/03 – Terça-feira Santa
Tema: Um Reino de Graça
Convidado: Padre Emerson Marcelo Ruiz,scj
27/03 – Quarta-feira Santa
Tema: Uma Cruz que não se redime
Convidado: Frei Pedro Félix
28/03 – Quinta-feira Santa
Tema: O Mandamento novo do Senhor
Convidado: Padre Flávio Ap. Alves,scj
29/03 – Sexta-feira Santa
Tema: Os frutos da cruz
Convidado: Padre Júlio César da Costa,scj
30/03 – Sábado Santo
Tema: Maria a única luz acessa sobre a terra
Convidada: Annete de Santis Martos Garcia (teóloga e agente de pastoral)
31/03 – Domingo de Páscoa
Tema: A mística da ressurreição
Convidado: Padre Eli Lobato dos Santos,scj
Confira a Central Semana Santa 2024 pelo Youtube do Santuário
Nenhum comentário