fbpx

28 de outubro 2023 – Festa de São Judas Tadeu no Ano Jubilar do Santuário

Com alegria celebramos a Festa de São Judas Tadeu no Ano Jubilar do Santuário a ele dedicado e agradecemos todas as graças e bênçãos divinas recebidas por sua intercessão

A festa de São Judas Tadeu atrai uma multidão de fiéis devotos de São Paulo e do interior ao Santuário na Avenida Jabaquara todos os anos. São muitas as bênçãos recebidas e os motivos para agradecer e renovar a fé, pedindo milagres a Deus pela intercessão do “santo da esperança”, principalmente por emprego, saúde, paz no mundo e nas famílias. E, neste ano em que comemoramos os 25 anos da instalação oficial do Santuário São Judas Tadeu, houve a concessão de Indulgência Plenária em todos os dias da Novena e também no dia 28 de outubro, aos fiéis que seguissem as condições necessárias para lucrar a Indulgência Plenária, ou seja:

– Confessar sacramentalmente os seus pecados;

– Receber a Santíssima Eucaristia na Santa Missa;

– Entrar na igreja antiga passando pela Porta Santa do Ano Jubilar;

– Orar segundo as intenções do Sumo Pontífice (Credo, Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai…).

E ainda mais: neste dia 28 Maior, por ocasião da Festa de São Judas Tadeu, houve a concessão de uma Bênção Papal a todos os fiéis devotos que participassem de uma das 14 celebrações eucarísticas no Santuário.

 

 

As comemorações do dia do Padroeiro começaram com a Novena no dia 18 de outubro e foram encerradas na Festa no dia 28, chamado “Maior” com a missa campal solene às 19h30 e a apresentação musical da banda católica “Anjos de Resgate”.

No dia do Padroeiro, a missa presidida por Dom Odilo Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, foi às 17h, seguida da procissão com a imagem de São Judas Tadeu pelas ruas próximas ao Santuário. O Bispo da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Ipiranga, Dom Ângelo Mezzari,RCJ presidiu a missa das 13h. E, encerrando a série de celebrações especiais a cada dia 28, pelo Ano Jubilar, com Padres que fizeram parte da história do Santuário nos últimos anos, a missa das 12h foi presidida pelo Pe. Rarden Pedrosa,scj. As demais celebrações foram presididas pelos padres do Sagrado Coração de Jesus, que trabalham atualmente no Santuário. Foram celebradas 14 missas, desde as 5h da manhã, de hora em hora, campal e dentro da igreja nova, até a procissão e missa campal solene, seguida da apresentação musical.

Em 2023, a Novena e Festa a São Judas Tadeu tiveram como tema: “Igreja, casa de devoção” e o lema: “Alegrei-me, quando me disseram: vamos à casa do Senhor!” (Sl 121/122,1)

Os 200 voluntários que se dispuseram a servir em 28 de outubro, auxiliaram nas mais diversas tarefas no Santuário: preparação de almoço para voluntários, policiais, etc., organização do fluxo de pessoas na entrada e saída das duas igrejas, nas escadarias, nas filas para confissões, que foram atendidas por 18 Padres disponíveis ao longo do dia. Além disso, haviam voluntários nos serviços de segurança, liturgia, preparação para as Confissões, andor com a imagem de São Judas, Assessoria de Imprensa, fotos, barracas de comidas, bebidas, flores, bazar, confecção e venda do tradicional bolo de São Judas Tadeu, etc..

Ao mesmo tempo em que aconteciam as bênçãos na Sala São Judas lotada, de 10 em 10 minutos realizadas por três Diáconos, havia uma grande fila onde os fiéis esperavam até 1 hora, só para passar diante da imagem de São Judas na igreja antiga. E muitos aproveitaram a ocasião para passar pela Porta Santa e a fotografar, já que em 18 de novembro encerram as celebrações do Ano Jubilar e essa porta será fechada.

Neste ano, uma das grandes novidades na programação do Mês do Padroeiro foi a realização de uma Festa das Nações, no final de semana que antecedeu a Novena, nos dias 14 e 15 de outubro na Obra Social São Judas Tadeu, com variadas barracas de comidas e bebidas: italiana, alemã, japonesa, americana e brasileira.

A Novena em preparação à Festa Litúrgica de São Judas Tadeu aconteceu de 18 a 26 de outubro, em dois horários: após a missa das 15h e às 19h30. No dia 27, véspera da Festa, houve após a celebração das 15h a Ladainha e uma procissão dentro da própria igreja nova, com a Relíquia de São Judas Tadeu.

O dia 28 Maior deste ano caiu num sábado, por isso a expectativa foi que um grande número de fiéis visitasse essa Casa de Devoção. Isso se confirmou com a informação fornecida pelos sacristães de que foram realizadas 15 mil comunhões na Festa do 28 Maior.

Durante o dia, os devotos puderam aproveitar a “praça de alimentação” contendo barracas de comidas e bebidas por toda a Alameda dos Guaiós (rua detrás das igrejas), um ambulatório médico para atendimento de emergências e o espaço para o atendimento à Família dos Devotos de São Judas Tadeu. O famoso “Bolo de São Judas” foi oferecido no Café São Judas e na praça de alimentação. Além disso, os devotos aproveitaram para adquirir o tradicional Calendário de São Judas Tadeu 2024, à venda na Loja São Judas e ainda diversos outros produtos oficiais do Santuário que foram lançados neste dia.

Segundo o metrô a circulação de público na estação São Judas, próxima ao Santuário, foi igual à do 28 de outubro anteriores à pandemia, ou seja, três vezes maior do que nos dias habituais.

A loja de artigos religiosos do Santuário informou que foram vendidas 4.080 kg de velas e durante a Novena, 1.520 rosas foram ofertadas.

Na Assessoria de Imprensa, organizada somente para o 28 Maior, foram acolhidos e auxiliados os profissionais que fizeram a cobertura da Festa. Neste dia não houve ocorrência de pessoas perdidas.

Incontáveis as manifestações de fé e amor dos devotos que mais uma vez trouxeram ao Santuário inúmeras manifestações de gratidão e súplicas repletas de esperança. Que Deus ouça o clamor do seu Povo e o abençoe!

Central São Judas 2023

Pelo segundo ano consecutivo, a Central São Judas foi produzida no dia 28 de outubro, com entrevistas e imagens ao vivo, diretamente do Santuário, transmitida pelo Youtube aos devotos que de longe, gostariam de vivenciar online a Festa do Padroeiro. Neste ano, apresentado pelo Pe. Said Mamud,scj, e pela primeira vez mais perto dos fiéis, já que o estúdio foi montado na entrada da igreja nova, com paredes em vidro. Ao longo do dia, o Pe. Said entrevistou diversas pessoas, entre elas o Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, os integrantes da banda Anjos de Resgate, O Pe. Cleiton Guimarães dos Santos,scj, o Frater Higor Fraga, o Frater Lislay Maia, o diácono Renato Vieira Lima,scj, que falou sobre a Carta de São Judas Tadeu, o Pe. Iliseu Schneider, dehoniano, que já trabalhou no Santuário, além de devotos que deram testemunhos de graças alcançadas. A comunicadora Inês Teixeira também realizou entrevistas e animou os fiéis, enquanto estes aguardavam o início das missas campais. Patrocinaram: Loja de artigos religiosos e Fábrica de Velas São Judas Tadeu e Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro.

   

Priscila Thomé Nuzzi, jornalista da Paróquia/Santuário São Judas Tadeu

Fotos: Helder Teixeira 

 

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat