fbpx

Memorial: um projeto tornando-se realidade!

Quando amamos alguém que se distancia de nós pela morte ou por algum outro motivo, nos lembramos da pessoa com frequência e procuramos manter viva a sua história em objetos dela que guardamos com cuidado ou fotos, em porta-retratos, para manter viva a sua memória. E podemos fazer isso também numa empresa ou comunidade religiosa, como a que o Departamento de Comunicação do Santuário está preparando, com o novo Memorial, que deverá integrar as obras de reformas que estão sendo realizadas nos corredores 145 e 149, e também no Salão Dehon, que ficam no subsolo da igreja nova, com entrada pela Alameda dos Guaios.

Mas, afinal, o que é um Memorial? No dicionário, memorial “é um monumento comemorativo ou relato de memórias”. E trata-se disso! Através da exposição do arquivo de fotos do Santuário São Judas Tadeu em 45 painéis nos corredores 145 e 149, queremos manter viva a memória desta comunidade e como Jesus Cristo Ressuscitado vive e age nesse local, através da devoção a São Judas Tadeu, seu primo, escolhido por ele para ser um de seus apóstolos e levar adiante seu Evangelho, até o martírio.


Quer patrocinar uma placa do nosso Memorial?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp (11) 99204-8222 ou santuario@saojudas.org.br


Esse Santuário tornou-se precioso centro de peregrinação e fé há gerações, graças a todos – religiosos e leigos, de longe e de perto – que contribuíram de alguma maneira, para que hoje contássemos essa história.

Não se trata de valorizar um ou outro Departamento, Pastoral ou pessoa deste Santuário, mas procurar representar a importância de cada um dando o seu melhor, contribuindo como pode, em benefício dessa grande obra de Deus, que está sempre em movimento, sendo desenvolvida, compondo a essência dessa Casa de Devoção: a fé e o amor a Cristo!

Guiados pelo mesmo Espírito Santo, os membros dessa Paróquia, desde a sua criação em 1940, tem vencido os desafios de evangelizar, de diversas formas para diferentes públicos e idades, com renovado ardor e dedicação, segundo o modelo deste tão amado apóstolo de Cristo, São Judas Tadeu, que caminha junto, ouvindo seus clamores, intercedendo a Deus por eles, renovando suas forças e esperanças, com a força de sua oração.

Jesus é o centro desse refúgio de paz, que é o Santuário São Judas Tadeu na cidade de São Paulo. Cristo Ressuscitado é encontrado pelos fiéis, devotos de São Judas Tadeu, sobretudo nos Sacramentos. Esse fato é apresentado em muitos dos painéis deste Memorial, com fotos desses encontros: nas Adorações Eucarísticas, nas bênçãos, Santas Missas, em dias 28, diversas procissões e solenidades, também em reuniões, formações, catequeses…

Crescimento e desenvolvimento do Santuário

É apresentado neste Memorial, o início deste Santuário e como ele foi se moldando à necessidade de ampliação, pela multidão que começou a dirigir-se para essa comunidade: desde a casinha na Avenida Felício Fagundes até a construção da igreja antiga, a nova e depois as celebrações de missas na rua, as campais, ultrapassando as suas paredes. E nesse crescimento, se contrasta a essência, que nunca foi alterada, a imagem e a relíquia do Santo, o Padroeiro, São Judas Tadeu. Por trás de sua figura, está a simplicidade de sua vida e missão, em dois símbolos: a Bíblia representando a evangelização que ele desenvolveu, e a machadinha, símbolo de seu martírio, sua doação total a Cristo e à causa do Reino celeste.

Procuramos apresentar nesse Memorial as imagens da vida deste Santuário e como ele é composto por pessoas que se colocam a serviço nos mais diferentes setores, ao longo desses anos, motivados pelo amor a Cristo e à sua Igreja.

Neste Memorial, também é apresentada a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, o carisma e seu fundador Pe. Dehon, que permeiam a vida do Santuário, centrado na misericórdia do Sagrado Coração de Jesus, que acolhe, ama e salva a todos os pecadores.  É notório o empenho dos Padres dehonianos, aqui, no atendimento às Confissões e Santas Missas, nas orientações diversas e acompanhamentos às Pastorais e diversos setores, para que os membros da comunidade sejam alcançados pelo Amor restaurador e salvífico do Coração de Cristo.

Além disso, há neste Memorial os vários espaços sagrados propícios para reflexão e oração, além das igrejas, como as diversas Capelas e locais de acolhimento, partilhas e confraternizações.

Enfim, este Memorial apresenta uma parte desse Santuário que, às vezes, fica escondida, mas que vive e se renova sempre: no dia a dia dos agentes de pastoral, voluntários e funcionários, que fazem o Reino de Deus acontecer no hoje desta história. Pessoas resignadas, que deixam suas famílias para dedicar parte de seu tempo para a Igreja e os irmãos na fé. Só Deus poderá recompensá-los por todo o bem que realizam nos “bastidores” desta Casa de Devoção, desde o início até hoje. A todos os que foram contemplados nas fotos deste Memorial e principalmente aos outros, que permaneceram ocultos, a nossa gratidão com o desejo que as bênçãos do Senhor da Vida os recompensem.

Que essa oportunidade dos 25 anos de oficialização dessa comunidade enquanto Santuário, traga muito mais gente para integrar-se a essa Obra e possamos somar esforços, partilhar a vida, alcançando um pedaço do Céu, aqui mesmo, nessa Casa de Devoção, de onde brota tanto amor e fé. Sejam todos bem vindos porque aqui o Coração de Deus está sempre oferecendo vida e salvação. Com certeza, todos serão bem acolhidos porque aqui é a morada de Deus!

A previsão é que, em 18 de fevereiro de 2023, esse Memorial seja inaugurado, com celebração eucarística às 9h na igreja antiga e bênção do local.

*Notícia atualizada em 09/02/2023.


O novo Memorial procura representar a importância de cada um dando o seu melhor, contribuindo como pode, em benefício dessa grande obra de Deus. Colabore você também, para que consigamos realizar esse projeto!

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat