fbpx

A volta da Festa de São Judas Tadeu completa

O dia de São Judas Tadeu, no último 28 de outubro de 2022, foi de muita devoção e ação de graças a Deus no Santuário da Avenida Jabaquara em São Paulo onde acontece a tradicional festa.

O evento foi marcado pela volta da procissão com a imagem de São Judas Tadeu pelas ruas do bairro (suspensa por 2 anos devido a pandemia) e das 6 missas campais, intercaladas com as 8 missas no interior da igreja nova, ao longo do dia.

Devido as restrições da Covid-19, desde a Festa de 2019, os devotos de São Judas Tadeu não tinham esses momentos das missas campais e Procissão para celebrar o seu Padroeiro.

As portas do Santuário se abriram para a missa das 5h e a animação foi até às 22h, com a última missa campal às 19h30, seguida das apresentações musicais com as bandas Vida Reluz e Anjos de Resgate.

A celebração das 9h foi presidida pelo Pe. João Luiz Uzan,scj, transmitida ao vivo pela TV Aparecida, em intenção dos Devotos do São Judas Tadeu.

As missas campais neste 28 Maior foram celebradas às  10h, 12h, 14h, 16h, 17h e 19h30, evitando tumulto na entrada e saída da igreja nova ao final de cada celebração.

Desde o ano de 2008 há as missas campais intercaladas às que ocorrem dentro da igreja, com exceção dos últimos dois anos, devido a pandemia. Dom Ângelo Mezzari,RCJ, Bispo Auxiliar para a Região Episcopal Ipiranga, presidiu a celebração das 12h, campal, em intenção dos dizimistas e apoiadores do Santuário.

Às 17h a celebração na Avenida Jabaquara foi pela intenção do clero da Arquidiocese de São Paulo e presidida por Dom Odilo Pedro Scherer (Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo).

Concelebrou o Pe. Daniel Aparecido de Campos,scj, Pároco e Reitor do Santuário São Judas Tadeu. Em seguida, saiu a Procissão, tão aguardada pelos fiéis devotos, pois ficou suspensa durante a fase mais aguda da pandemia, e neste ano foi retomada com força.

A multidão compareceu em peso ao Santuário para agradecer mais um ano de graças pela sua intercessão e oração. Mas além de presenciais, 4 missas foram transmitidas pelo Youtube, Facebook e WebRádio do Santuário, às 7h, 9h, 15h e às 17h, esta também pela Rádio 09 de Julho.


NÚMEROS

Após a celebração da véspera, no dia 27 de outubro e ao final das 14 missas celebradas no dia 28, cerca de 40 mil pessoas comungaram. As confissões das 5h às 21h foram atendidas por 16 padres dehonianos.

Além disso, 15 Seminaristas vieram de Taubaté, da Faculdade Dehoniana de Filosofia, para auxiliar na Festa de São Judas. Mais um Frater, o Alex Simão, que auxiliou o Departamento de Comunicação e cinco Diáconos se revezaram nas bênçãos ao povo das 5h às 21h30 da Sala São Judas.

E para receber os fiéis, que precisavam ser acolhidos, o Santuário contou com a colaboração de 400 voluntários que durante toda a festa serviram nos mais diferentes setores.

A Assessoria de Imprensa montada especialmente para a ocasião, recepcionou e cadastrou muitos profissionais da TV, rádio e agências de notícias, com repórteres, cinegrafistas e fotógrafos. Durante o dia, os fiéis puderam aproveitar a Praça de Alimentação na rua detrás das igrejas, à Alameda Guaiós, com diversas barracas de comidas e bebidas, para maior conforto dos fiéis. E o destaque foi o tradicional Bolo de São Judas Tadeu, nos sabores de pêssego de abacaxi, preparados por uma equipe de voluntários, dedicados e muito animados.

JUBILEU DE PRATA

Outra atração da Festa foram os produtos oficiais elaborados especialmente para celebrar o Jubileu de Prata do Santuário e lançados no primeiro dia da Novena a São Judas Tadeu, em 18 de outubro, um mês antes da abertura das comemorações. Dentre os produtos estão camisetas, canecas, chaveiros, uma Capelinha com a imagem de São Judas, o Calendário 2023, disponíveis na Loja Oficial de artigos religiosos do Santuário e até um Café especial, à venda no Café São Judas.

Fundada em 25 de janeiro de 1940, a Paróquia São Judas Tadeu só foi oficialmente declarada Santuário em 18 de novembro de 1997, dia em que o então Cardeal Arcebispo Dom Paulo Evaristo Arns presidiu a consagração da igreja e do altar. Portanto, no próximo dia 18 de novembro celebraremos o Jubileu de Prata em que a Paróquia foi oficializada como Santuário, pelo gigantesco movimento religioso de fiéis que acolhe, encontrando consolo, paz e esperança!

Todos os fiéis, devotos de São Judas Tadeu, são convidados a celebrar a Missa de Abertura deste Jubileu de Prata, no dia 18 de novembro, às 19h30 na igreja nova. Celebração que será presidida pelo Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal metropolitano da Arquidiocese de São Paulo.

Priscila de Lima Thomé Nuzzi – Departamento de Comunicação da Paróquia/Santuário São Judas Tadeu

Agradecimentos 28 Maior

• São Paulo Turismo
• Prefeitura de São Paulo
• Prefeitura Regional de Vila Mariana
• Secretaria de Governo do Estado de São Paulo
• Companhia de Engenharia de Tráfego CET
• Policia Militar
• Guarda Civil Metropolitana
• Policia Civil
• Secretaria Municipal de Transportes/ SPTRANS
• Companhia do Metrô
• Departamento de Limpeza Pública

Padarias
Padaria EFM, Alvorada, Ceci, La Gondola, Pão Caseiro, Redenção, Horti Fruti União e Supermercado Mori

Mídia
Na Assessoria de Imprensa, organizada somente para o 28 Maior, foram acolhidos e auxiliados os profissionais que fizeram a cobertura da Festa: TV Aparecida, Rede Vida de Televisão, TV Canção Nova, Rede Globo de Televisão, TV Cultura, jornal O São Paulo, Grupo Folha, Folha Press, Agência Estado, Gazeta Penhense, Rádio 9 de Julho, Lopes Eventos, Rádio Capital, Rádio Jovem Pan, Rede Século 21, Rádio Globo. Neste dia não houve ocorrência de pessoas perdidas.

Outros
Empresas ou pessoas que doaram produtos para auxiliar na produção do Bolo de São Judas Tadeu
Pessoas que auxiliaram, doando ítens para a cesta a ser sorteada dentre os novos membros da Família dos Devotos de São Judas Tadeu. Voluntários que auxiliaram nos mais diversos setores, como na produção do Bolo de São Judas Tadeu, organização de filas, cadastros, Assessoria de Imprensa, Obra Social São Judas Tadeu, etc.

Fotos: Valdir Lopes e departamento de Comunicação e Marketing

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat