fbpx

Assembleia Paroquial define prioridades para 2023 no Santuário São Judas Tadeu

Nos dias 05 e 06 de novembro, sábado à tarde e domingo pela manhã, alguns Padres e representantes das diversas Pastorais, Movimentos e grupos da Paróquia/Santuário São Judas Tadeu reuniram-se para a Assembleia Paroquial, que anualmente ocorre para a escolha das prioridades a serem trabalhadas no ano seguinte, com a finalidade de evangelização em 2023. Os itens levantados e votados ao final desta Assembleia foram: Juventude (com 54 votos), Integração Pastoral (53 votos) e Caridade (43 votos)

No sábado, foram recordadas as prioridades de 2022 escolhidas na Assembleia anterior, ou seja: Comunicação, Acolhida e Juventude. Já para a escolha das próximas prioridades, a serem trabalhadas em 2023, foram apresentadas questões atuais da Igreja, como o Sínodo dos Bispos, o Sínodo Arquidiocesano, o III Ano Vocacional que ocorrerá de 20/11/2022 a 26/11/2023, a Campanha da Fraternidade2022, além do Jubileu de Prata do Santuário. Com a Assembleia dividida em sub-grupos, foi proposta a seguinte questão: “Considerando as três prioridades deste ano e os temas propostos, indique e justifique quais as prioridades para 2023”.

O segundo dia da Assembleia começou com o café e a Oração Inicial e a leitura de um sermão de São Bernardo, abade, sobre a santidade, por ser o Domingo da Solenidade de todos os Santos. Em seguida, foi conduzida a exposição das sugestões dos grupos no dia anterior, por 6 representantes. Foram apresentadas propostas diversas para as Pastorais trabalharem, como por exemplo, convidar mais membros para participar ativamente da Igreja, principalmente jovens, e maneiras de arrecadar alimentos para os pobres, pela situação de vulnerabilidade das famílias, muitas dos próprios voluntários e membros ativos nas Pastorais. Também foi mencionada a necessidade de se trabalhar continuamente a “cultura” vocacional, aprofundando nos vocacionados a consciência de que todos são chamados por Deus e a missionaridade, necessidade de cada cristão batizado.

Alguns pontos que se repetiram foram a necessidade de envolver todos os grupos em iniciativas de caridade (como a arrecadação de alimentos para o ofertório das celebrações jubilares a cada dia 18 no próximo ano), integrar os jovens às celebrações e atividades comunitárias e dinamizar a comunicação entre os membros das diversas pastorais. Foi mencionada uma frase de Dom Ângelo, em que dizia: “A Igreja é lugar de pontes!” fazendo um paralelo à necessidade das Pastorais de serem locais de integração, união de forças para um bem comum.

Enfim, a organização da Assembleia reuniu os 6 grupos novamente para a escolha das prioridades dentre as levantadas. Essas foram apresentadas pelos representantes dos grupos. Em seguida, o Pároco e Reitor do Santuário, Pe. Daniel Ap. de Campos,scj abriu a votação da assembleia, com cartões sendo apresentados a cada ítem: verde para aprovado, branco para neutro e vermelho para negado. Finalizando, escolhidas as prioridades, foi realizada a “Oração da perseverança na verdade” e apresentado, em primeira mão, o vídeo do Hino do Jubileu de Prata, produzido pelo Departamento de Comunicação do Santuário

 

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat