fbpx

A história da Paróquia

A Paróquia São Judas Tadeu foi criada em 25 de janeiro de 1940 pelo Arcebispo Dom José Gaspar de Affonseca e Silva, que também criou outras 24 paróquias na época, pois a cidade estava crescendo e precisava de mais igrejas.

O primeiro pároco, padre João Buescher, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) tomou posse no dia 17 de março do mesmo ano. A igreja começou a funcionar numa pequena casa, que servia de depósito e armazém, situada à Avenida Felício Fagundes (hoje, início da Rua Fagundes Filho e Avenida Jabaquara). A casa foi transformada em capela, onde eram celebradas as primeiras missas e demais sacramentos.

No dia 28 de outubro de 1940, aconteceu a primeira festa para o Santo Padroeiro. Já em 1941, a Festa a São Judas passou a acontecer a cada mês, no dia 28. Dinâmico e empreendedor, Pe. João Buescher procurou um bom terreno e, com a ajuda da comunidade, construiu a primeira igreja, ainda provisória, que substituía a capela improvisada. No ano seguinte, imediatamente após a construção da igreja provisória, ele já iniciava a definitiva, inaugurada em abril de 1944 e conhecida hoje como “Igreja Antiga”.

 

 

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat