fbpx

Os vitrais da igreja antiga

Uma característica marcante da igreja antiga do Santuário São Judas Tadeu é, sem dúvida, os diversos vitrais, bem coloridos, que ficam tanto nas paredes laterais quanto no alto do altar central e no coro.

Esses vitrais foram confeccionados pela Casa Conrado e pagos com as doações dos  primeiros devotos de São Judas Tadeu, que ajudaram a construir essa comunidade.

Ao entrar na igreja antiga, olhando para o lado esquerdo, podemos avistar as representações dos Apóstolos de Cristo, do fundo em direção ao altar, na sequência: São Felipe (oferta de Sra. Nair Pinheiro), Santo André (oferta de sra. Conrado Sorgenicht Filho), São Jacó maior (oferta de sra. Maria Helena Moura Silvino Pereira), São Mateus, São Bartolomeu e São Pedro.

E do lado direito, do fundo para frente, na sequência podemos ver os vitrais de São Paulo (oferta de sra. Aida Oliveira Farano), São Jacó menor (Oferta da Família Affonso Nicoli), São Simão (oferta de Miguel do Carmo), São Tomas (oferta da Família Corrêa). E depois destes há dois vitrais que ficaram ocultos, desde a reforma realizada ao lado da igreja, provavelmente na década de 1960. Esses devem ser as representações de São João evangelista e São Matias.

Um dado interessante: como o primeiro pároco, Pe. João Büscher, era descendente de alemão, ao encomendar os vitrais, nomeou São Tiago menor e São Tiago maior como Jacó (menor e maior) e da mesma forma São Tomé como Tomas. Mas nos acrílicos que reproduzem esses vitrais na igreja nova esses apóstolos foram nomeados como os conhecemos: os dois Tiagos e Tomé.

O que poucos têm o privilégio de contemplar, na igreja antiga, são os vitrais que ficam no coro. Lá estão os vitrais com as imagem de São Judas Tadeu ao centro, do Imaculado Coração de Maria e do Sagrado Coração de Jesus ao lado. Lá no alto, circundando o altar central com a imagem de São Judas Tadeu e nas laterais, encontramos vitrais menores, mas igualmente bonitos com figuras diversas, como o pelicano, que simboliza a doação total de Cristo, o Coração de Maria, a Santíssima Trindade, o ostensório e âmbula Eucarística, todos doados pela família Teixeira (Lílian, José e Maria). Ao lado da imagem do Sagrado Coração de Jesus, do lado esquerdo há um vitral com a figura do pelicano, doado por dna. Augusta M. Moreira.

                         

A empresa que produziu todos esses vitrais e entregou ao Santuário, para a instalação, no ano de 1944 ainda existe, a Casa Conrado. A família Sorgenicht, dona da empresa na época, é natural da Renânia, uma região da Alemanha repleta de Igrejas góticas e seus vitrais. Essa família também doou um vitral: o de Santo André Apóstolo. A Casa Conrado foi o primeiro ateliê de vitrais do Brasil, fundado em 1889 pelo imigrante alemão Conrado Sorgenicht (falecido em 1994), que era artesão na Europa. O ateliê foi mantido por três gerações da família, antes de ser vendido, em 1989, para uma ex-funcionária.

A empresa produziu os vitrais de igrejas e monumentos de grande importância histórica e arquitetônica, como a Catedral da Sé, o Mercado Municipal de São Paulo e a Casa das Rosas (na Avenida Paulista).

O ateliê foi administrado por três gerações de Sorgenichts e ficou em atividade por 100 anos. Estima-se que, nesse período, mais de 600 obras tenham sido feitas, formando vários vitralistas, aprendizes, que mais tarde abriram seus próprios ateliês. A Casa Conrado existe até hoje, na M’Boi Mirim em São Paulo, mas bem menor do que já foi, trabalhando com restaurações dos vitrais que produziu no passado.

Apóstolos

O que mais importa é que os apóstolos nos vitrais devem nos lembrar que eles deram testemunho vivo da pessoa e ação de Jesus. Construíram comunidades. Edificaram a Igreja Jesus Cristo. Colocaram o fundamento na Igreja, anunciando a Palavra de Deus como Jesus tinha mandado. Foram perseguidos e não desanimaram. E nosso Padroeiro, Judas Tadeu, que morreu mártir pela causa do Reino, dando o supremo testemunho de fidelidade ao Cristo que havia dito: “Não há maior prova de amor que dar a vida” (Jo 15,13).

Igreja nova

A igreja nova possui 12 colunas que recordam o colégio dos 12 Apóstolos de Cristo. No dia 25 de Janeiro de 2015 foi inaugurada a representação de cada um dos Apóstolos nessas 12 colunas, imitando os vitrais originais da igreja antiga.

 

Priscila Thomé Nuzzi – Depto. de Comunicação e Marketing do Santuário São Judas Tadeu
Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat