fbpx

Como preparar uma Novena de Natal

A melhor forma de preparar-se espiritualmente para o Natal, é organizando a Novena de Natal, em família, com os vizinhos e amigos. A seguir, algumas dicas para preparar-se bem para celebrar o nascimento de Cristo Jesus:

Prepare os dias da novena

Escolha uma casa para reunir algumas pessoas da família, que irão ajudar a organizar a novena. Nessa reunião, marque o dia de início e término da novena, horários e locais. Se você mora em condomínio, poderá utilizar o salão de festas, por exemplo, com a autorização do corpo síndico e com boa vontade, mais gente poderá reunir-se para rezar.

Local fixo ou cada dia numa casa

Cada dia da novena, poderá ser realizada num local diferente ou fixo. Isso ficará a critério dos participantes. Se a novena for em família, verifique com os membros quem gostaria de acolher o momento de oração e preparação para o Natal em casa.

Faça um calendário e compartilhe

Organize o calendário da novena e fixe no elevador do condomínio ou distribua entre as pessoas da família, que desejam participar. Nesse calendário deve constar o horário e o local para que, nos dias, a pessoas se dirijam para o local escolhido ou a casa do familiar que vai acolher a Novena.

Roteiro/livro para a Novena

Reunir a família para rezar é um momento muito especial. Por isso, convém preparar um roteiro ou optar pelos subsídios prontos para seguir. A CNBB e a Arquidiocese de São Paulo todo ano disponibilizam subsídios de Novena de Natal.

Envolver mais pessoas

Além da família, convide amigos e vizinhos para participar desse momento. Antes do início do momento de oração, encarregue pessoas para a função de animador, leitor entre outras. A cada dia, selecione pessoas diferentes para as funções, para que todos sintam-se valorizados.

Convide e priorize as crianças

Para cada dia da novena, separe tarefas para as crianças realizarem. Pode ser uma leitura, segurar um objeto que simbolize o Natal, uma bênção ao final de cada encontro… Assim, os pequenos participam melhor do momento de oração e compreendem de forma prática a importância da Novena.

Utilizar símbolos

No local que irá receber a novena, é importante que haja um presépio ou imagem do Menino Jesus, de Nossa Senhora, São José ou Sagrada Família, para ajudar na ambientação. Além disso, é importante acender uma vela a cada dia, com uma Bíblia e um pequeno vaso de flores.

Música

Se houver alguém na família que toque algum instrumento, convide para animar a novena com música. Mas se não houver quem toque, selecione músicas de Natal conhecidas, para que todos ajudem a cantar e deixar o momento mais animado.

Oração e ação

Além das orações, motive os participantes a uma ação de solidariedade e caridade para ser o gesto concreto da Novena. Pode-se propor ao grupo uma visita a um asilo, doação de alimentos para famílias carentes, ajudar a obra social  da Igreja mais próxima, etc..

Compromisso

Com o encerramento da Novena de Natal, é importante assumir um compromisso de oração e ação para realizar ao longo do ano. As famílias podem se comprometer a se reunir uma vez por mês para rezar o terço, marcar uma missa para ir juntos e ainda realizar mais iniciativas de caridade juntos, assim reforçando a união do grupo e mantendo os compromissos de cristãos.

 

Fonte de apoio: A 12 – https://www.a12.com/redacaoa12/liturgia/10-dicas-para-preparar-uma-novena-de-natal-em-familia

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat