fbpx

É O NATAL QUE SE APROXIMA… ENTÃO É NATAL CRISTÃO!…

É o Natal que se aproxima… Andando pelas ruas, avenidas e praças da cidade, já podemos perceber que as casas se enfeitam, o comércio apresenta suas fachadas iluminadas, vitrines decoradas com muitas cores… Atrativos dos mais diversos para consumo, pessoas circulando por lojas e shoppings com bolsas e sacolas repletas de compras. É o Natal do mundo materialista, da mentalidade consumista. É a presença e o reinado do “Papai Noel,” do bom velhinho, vestido de vermelho com longas barbas brancas, atraindo e fascinando as crianças com presentes.

É o Natal que se aproxima… E nós nos transformamos! Floresce o espírito de fraternidade, frutifica a solidariedade, cresce o amor e a caridade, como nunca!

Festas de confraternizações se organizam, trocam-se presentes, promove-se o encontro do “amigo oculto,” doam-se cestas de alimentos, famílias se reúnem, acontecem almoços, celebram-se ceias… Reina alegria por toda parte! Natal é partilhar o que somos e temos, principalmente com quem não é valorizado como gente, que não tem vez nem voz na sociedade, que não participa do banquete da vida.

É o Natal que se aproxima… E o aniversariante que celebramos? Passa um tanto esquecido… Sabemos, de fato, o que representa o Natal? Sabemos quem é JESUS, filho de Deus e salvador dos homens? Às vezes, parece que a verdadeira razão do Natal não existe, não tem vez!… Natal é todo dia!… E começa na família, se estende no trabalho, no grupo de amigos, no colégio, no clube, no encontro fraterno. É a vivência e prática do ensinamento do mestre Jesus: “Amai-vos com Eu vos amei.”

É o Natal que se aproxima… Se Jesus, o “aniversariante,” ocupasse em nossa vida e em nosso coração o espaço que lhe cabe, a que tem direito, o mundo seria diferente, bem melhor! A convivência seria humana, solidária, fraterna, justa e cristã. Não haveria tanta violência, crianças e pedintes pelas ruas e esquinas, infidelidades e traições com casamentos desfeitos; não haveria tanta injustiça social, doenças venéreas, fruto do sexo desenfreado, não seríamos vítimas do narcotráfico, nem sofreríamos os efeitos e consequências da dependência química.

É o Natal que se aproxima… Os políticos, com certeza, pensariam nos menos favorecidos, os empresários não seriam tão gananciosos, os empregados seriam mais conscientes de suas obrigações, não haveriam tanto desemprego, não seríamos tão falsos cristãos de culto e missa…Enfim, não vivificamos, nem vivemos os ensinamentos cristãos e evangélicos.

E, então é Natal… Saber perdoar, esquecer as ofensas recebidas, reconhecer o erro e pedir desculpas, ouvir, dialogar, deixar o egoísmo, respeitar o outro, fazer da família um lar verdadeiramente cristão, conviver como irmãos na fé, anunciar Jesus e viver seu evangelho. Assim vivendo, cada dia é Natal… Pensar como Jesus pensou, falar como Ele falou, sorrir como Ele sorriu, perdoar como Ele perdoou, amar como Ele amou, fazer o que Ele fez, como fez, quando o fez e a quem o fez.

E, então é Natal… Quando a liturgia natalina nos faz mergulhar no mistério do amor de Deus, que se torna visível em Jesus Cristo: Deus se humaniza para que o homem se divinize; em Jesus se revela o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem; o Filho de Deus se faz homem para que o homem se torne filho adotivo de Deus; Deus desce do céu para que o homem possa subir ao céu… Que maravilhoso intercâmbio entre o céu e a terra, entre Deus e o homem!…

E, então é Natal… Quando a família se reúne e convida parentes, vizinhos e amigos para celebrar a novena do Natal em família: acolher Deus que vem ao nosso encontro, na pessoa de Jesus Cristo. Unidos em oração, lendo e refletindo a Palavra de Deus, partilhando a vida, promovendo a reconciliação e assumindo viver um Natal diário com Jesus em nosso meio… Que nosso viver e conviver se inspire no modelo da Sagrada Família de Nazaré, pois nossa família dela é!…

E, então é Natal… Quando nosso coração se torna um presépio vivo de Jesus eucarístico ao recebê-lo na santa comunhão no Natal. Procuremos preparar e enfeitar esse presépio vivo com fervorosas orações, iluminá-lo com a luz da Palavra de Deus mediante a leitura orante da Bíblia, durante o advento; fortalecer a união na família com a celebração da novena em família com nove encontros; perfumá-lo com a caridade e solidariedade com os pobres, purificá-lo com a misericórdia e o perdão com uma confissão sincera perante a consciência e honesta diante de Deus, para acolher com a maior dignidade Jesus em nossa vida pela Eucaristia.

O NATAL que o Santuário São Judas Tadeu” quer e deseja a todos é um NATAL verdadeiramente cristão, tendo Jesus como centro de todas as celebrações e encontros. O NATAL que a equipe de Padres do Santuário quer e deseja aos funcionários, às lideranças, aos paroquianos, aos frequentadores do Santuário, à Família dos Devotos de São Judas Tadeu, aos voluntários e a todos que nos acompanham pela Webtv, pelas redes sociais, é um NATAL diário repleto de paz, amor e cheio da presença de Jesus. “Na Belém do Santuário, Jesus continua nascendo sempre na “gruta” de corações que amam.”

Pe. Aloísio Knob,scj

 

PROGRAMAÇÃO DE NATAL E ANO NOVO NO SANTUÁRIO

 24 de Dezembro (sexta-feira) – Missas às 07h, 09h, 12h, 15h, 17h e às 19h30 a Solene Missa da Noite de Natal (igreja nova). A Secretaria Paroquial, Velário e Loja ficarão abertos das 8h às 12h. Confissões e Bênçãos das 8h às 18h, na Capela de Bênçãos.

25 de Dezembro (sábado)- Solenidade do Natal de nosso Senhor Jesus Cristo. Horários de missas como aos domingos: às 7h, 8h30, 10h, 12h, 15h, 16h30, 18h e 19h30, na igreja nova. A Secretaria Paroquial, Velário e Loja não abrirão neste dia. Haverá atendimento de Padres para confissões das 8h às 18h na Capela de Bênçãos.

 

31 de Dezembro (sexta-feira) – Missas às 7h, 9h, 12h, 15h, 17h e às 19h30 a Solene Missa de Ação de Graças pelo ano de 2021, na igreja nova.

O atendimento da Secretaria Paroquial, Loja, Velário e Capela de Bênçãos (Confissões) será das 8h às 12h.

 

1º de Janeiro de 2022 (sábado) – Santa Maria, Mãe de Deus (Solenidade), Dia Mundial da Paz – Horários de missas como aos domingos: às 7h, 8h30, 10h, 12h, 15h, 16h30, 18h e 19h30, na igreja nova. A Secretaria Paroquial, Velário e Loja não abrirão neste dia. Haverá atendimento de Padres para confissões das 8h às 12h, na Capela de Bênçãos.

 

Mais informações pelo tel. (11) 3504-5700 (fixo),  (11) 99239-2608 (whatsapp) e site: www.saojudas.org.br

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat