fbpx

Uma Novena bem feita pode trazer mudanças de vida!

Todo caminho espiritual nos leva a tomar novas decisões de vida. E, não deve ser diferente quando participamos de uma Novena. Na história dos cristãos, os retiros de intensificação da oração e do cultivo da fé, sempre são momentos decisivos. Assim como aconteceu com Zaqueu, a figura do Evangelho que nos inspirou para esta Novena, podemos nos perguntar: quais as graças espirituais que posso colher como fruto, para minha vida cristã? Que compromissos assumirei a partir do aprofundamento catequético e espiritual sobre os Sacramentos da Igreja? Que novos rumos darei na minha vida cristã?

Ao longo destes nove dias, certamente notaremos que na vida de uma comunidade, os Sacramentos estão em primeira ordem e não só dependem dos presbíteros (padres). A Igreja carece de agentes que atuem na catequese litúrgica e sacramental, no cuidado com a preparação das celebrações, na melhor organização da vida sacramental como, por exemplo, o processo de iniciação cristã, a preparação dos noivos, na pastoral vocacional, na atenção e assistência aos doentes, dos jovens que concluem sua iniciação e precisam de preparação sólida para receber o Sacramento da Crisma. Essas e outras tantas funções, podem ser assumidas como ação concreta de compromisso com a Igreja de Cristo.

Que tudo o que realizamos, nos faça estar em comunhão com o Senhor e com as graças sacramentais que recebemos na Santa Igreja. Que, ao acordar, lembremos que nascemos em Cristo, o verdadeiro Sol da Justiça. Que ao tomar banho, lavar o rosto e vestirmo-nos, lembremos que, pelo Batismo, nos tornamos lavados de todo pecado e maldade, de que somos revestidos pelo Cristo e de que, em nós brilha o Seu rosto. Que ao nos sentarmos à mesa com os que amamos, nos lembremos da Eucaristia, do Pão do Céu que nos alimenta, dando a força, a energia e a saúde espiritual para viver cada momento do dia com intensidade. Que ao cuidar dos cabelos, da maquiagem, lembremos que somos ungidos pelo Espírito de Deus e que exalamos o perfume e a beleza do céu e da santidade em nós. Que ao nos encaminharmos ao trabalho, lembremos de Jesus na Eucaristia, daquela procissão em que fazemos parte, que com ele passamos tocando o coração, levando vida, esperança, conforto e paz a quem encontrarmos. Que ao nos dedicarmos em nossos trabalhos e funções profissionais, lembremo-nos que trabalhamos com ele, que cada colega de trabalho, cliente, chefe e pessoas que encontrarmos vejam em nossas atitudes, ações, nosso testemunho do Cristo que passa e toca a todos que o encontram. Seja pela paciência, pela tolerância, pelo diálogo franco, porém fraterno e amigável. Que ao voltarmos para casa, ao encontrarmos esposo, esposa, filhos, familiares, lembremo-nos da Aliança de Amor entre Cristo e sua Igreja, fundamento do Matrimônio, Sacramento do amor.

Sejamos sensíveis à aliança que se dá nos pequenos gestos de carinho, de amor, de ternura uns com os outros. Que a luz do Sacramento da Reconciliação nos faça sempre não dormir sem pedir e dar o perdão, sem deixar a mágoa, o rancor e a ira dominarem o coração. Que saibamos reconhecer nossos erros, fragilidades e no seio da família, expressar e acolher a quem amamos com amor. Saibamos viver a sacralidade e o poder de cura do perdão que deriva do santo Sacramento. Que olhemos por nossos jovens, sendo-lhes testemunha de acolhida, carinho e santidade. Para que os jovens encontrem sempre nosso coração atento e aberto aos seus anseios e, ao se encantarem com Cristo e com a Igreja, almejem a beleza e importância dos Sacramentos do serviço: a ordem e o matrimônio. Estejamos atentos e em comunhão com o Senhor, para que nos ajude a auxiliar os jovens a descobrirem o nobre chamado às vocações, para que o mundo seja sempre mais fermentado pela presença dos cristãos que sacramentam o mundo.

Por fim, que sejamos como Zaqueu, que decidiu mudar de vida ao acolher o Senhor na sua casa, na sua intimidade. São Judas Tadeu certamente nos acompanhará nesta nova decisão, nesta nova jornada. Seja bem-vindo, bem-vinda à vida nova que o Senhor nos oferece. Viva São Judas Tadeu!

 

Claudemir Marcel de Faria, Assistente para o Departamento de Comunicação, Coordenador da Comissão de Música e Canto Litúrgico do Santuário São Judas Tadeu

NOVENA DE SÃO JUDAS TADEU 2021

 

Com o tema: Com São Judas Tadeu, celebremos os Sacramentos! e lema “Hoje a Salvação entrou em tua casa!” (Lc 19,9) de 18 a 26 de Outubro vamos celebrar no Santuário da Avenida Jabaquara, em São Paulo/SP, a Novena em preparação à grande festa litúrgica de nosso Padroeiro, no dia 28 de Outubro.

A Novena a São Judas Tadeu, que faremos com o Livro preparado pelo Santuário, contém um roteiro de caminho espiritual, celebrativo e catequético. Com nosso Padroeiro, aprofundamos nossa fé e devoção pelos ritos, textos bíblicos, textos devocionais litúrgicos e meditativos, que nos fazem mergulhar no sentido dos Sacramentos da Igreja. Tema muito importante para nossa caminhada devocional e espiritual.

Como participar da Novena?

Durante os nove dias de Novena, de 18 a 26 de Outubro, celebraremos e meditaremos os Sacramentos da Igreja. A Novena será uma bela celebração, separada da Santa Missa, com o acendimento das 9 velas do Lucernário,  escuta e oração com a Palavra de Deus, meditações sobre os Sacramentos, súplicas de intercessão, orações e cantos a São Judas Tadeu. A Novena será em dois horários:

– Às 15h45: Após a Missa das 15h, na igreja nova. Transmitida em nosso canal do Youtube (@santuariosaojudastadeu).

– Às 19h30: Na igreja antiga. Não haverá Missa nem antes nem depois. Nesse horário também haverá transmissão em nosso canal do Youtube (@santuariosaojudastadeu).

No dia 27 de Outubro, às 15h, teremos a Solene Missa votiva à Comunhão dos Santos seguida do Canto da Ladainha de São Judas Tadeu, fazendo memória do caminho feito pela Novena.

E no dia 28 Maior, ocasião da grande Solenidade em honra ao nosso Santo Padroeiro, São Judas Tadeu, participaremos de uma das Missas celebradas no Santuário, presencialmente ou online, pela WEBTV do Santuário.

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat