fbpx

Santos Arcanjos do Senhor, vinde em nosso auxílio!

Se buscarmos compreender a realidade dos anjos, as fontes existentes são insuficientes. A Bíblia não especifica sobre eles. No entanto a Igreja ensina que a existência desses seres espirituais é uma verdade de fé (CIC 328). Os anjos, por natureza, são criaturas espirituais, dotadas de inteligência e vontade, cuja missão principal é ir ao encontro da humanidade e cumprir os desígnios de Deus. A palavra vem do grego e quer dizer “Mensageiro”.

Entre os anjos existe uma hierarquia. A ordem mais comum, criada por Dionísio, o areopagita (pseudo-Dionísio – Sec. V), e aceita posteriormente pelos Padres da Igreja, está organizada em nove coros, agrupados em três tríades. Numa destas tríades constam os três anjos: Miguel, Gabriel e Rafael, que são chamados “arcanjos”, uma das mais altas hierarquias no Céu. Por originar da cultura judaica, os seus nomes terminam com a palavra “El”, que significa Deus. Por isso, Deus está no significado da missão reservada a eles. Além disso, ao nome anjo é acrescentado o prefixo grego “arc”, que significa: principal, chefe, superior, mais importante. Na Bíblia aparece o nome arcanjo apenas nas Cartas aos Tessalonicenses (1Ts 4, 16) e de Judas (Jd 9).

Miguel (Quem é como Deus) citado nas passagens de Dn 10, 13; 12, 1 e Ap 12, 7, é considerado o maior dos anjos do cristianismo, o anjo guerreiro de Deus que luta contra as forças do mal. Por conta da passagem no Livro do Apocalipse, Miguel é retratado numa imagem em que está sobrepujando o demônio. Ele é enviado aos seres humanos para combater os elementos perturbadores. Por sua importância, muitas paróquias, basílicas e catedrais, adotaram Miguel como o seu patrono e protetor.

Gabriel (força de Deus) é considerado o principal mensageiro de Deus. Gabriel foi enviado para anunciar a maternidade de Maria (Lc 1, 26-38) e de Sara, esposa de Abraão (Gn 18,9-10). São José recebe e acolhe os conselhos do Anjo Gabriel ao aceitar Maria como esposa e na fuga para o Egito (Mt 1, 18-25; 2, 13-5). Além do anúncio da boa nova a Zacarias, marido da estéril Isabel, prima de Maria (Lc 1, 5-25). Outras ações são reconhecidas a Gabriel, por exemplo, quando deteve a mão de Abraão que estava pronta a sacrificar o filho Isaac (Gn 22, 9-12); e quando fez brotar água no deserto para saciar Ismael e sua mãe Agar (Gn 21, 17-19).

Rafael (Deus cura), segundo a Tradição, foi-lhe atribuído a faculdade de curar os enfermos de corpo e alma. Nos textos do Livro de Tobias (Tb 5, 4ss; 3, 16ss; 8, 1ss) o Anjo é companheiro de viagem de Tobias e ensina-o como usar o coração, o fígado e o fel do peixe que apanhou no Rio Tigre, como remédio de cura. Ensinou Tobias a untar com o fel do peixe os olhos de seu pai para que ficasse curado da cegueira. Orientou Tobias a queimar no fogo o coração e o fígado do peixe para que a fumaça que saísse do braseiro afugentasse todo mal da pessoa possuída pelo demônio. Isso aconteceu no exorcismo de sua futura esposa.

A festa liturgia dos três arcanjos é celebrada pela Igreja no dia 29 de Setembro. Que eles, santos mensageiros e heróis poderosos, sejam os nossos protetores no combate em prol da fé; que nos tragam sempre boas novas de salvação e nos levem pela mão e nos acompanhem em nossa caminhada.

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!

 

Sami N. Abraão Sami N. Abraão – Catequista de Adultos da Paróquia/Santuário São Judas Tadeu

 

Missa solene de São Miguel Arcanjo

No dia 29 de Setembro, participe da Missa solene aos Santos Arcanjos às 19h30, na igreja nova do Santuário São Judas Tadeu, presidida pelo Pe. Reginaldo Souza,scj. Venha rezar conosco!

 

RECOMENDAMOS!

Você encontrará todas as orações da Quaresma de São Miguel Arcanjo e outras belas orações, pedindo a intercessão dos Santos e Arcanjos de Deus no DEVOCIONÁRIO A SÃO MIGUEL ARCANJO, que poderá ser adquirido na  Loja oficial de artigos religiosos do Santuário São Judas Tadeu, ao lado da Secretaria Paroquial. Mais informações pelo tel (11) 2275-0724. WhatsApp: (11) 99338-0758. E-mail: contato@lojasaojudastadeu.com. Site: https://www.lojasaojudastadeu.com

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat