fbpx

Cristo nos salva e nos envia: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (Jo 5,24).

Em Agosto celebramos o mês Vocacional, um convite à oração e ao compromisso na promoção de todas as vocações. Neste ano a Igreja no Brasil nos propõe como tema “Cristo nos salva e nos envia” e como lema “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (Jo 5,24). O tema vem da Exortação Apostólica pós-sinodal, Christus Vivit, do Papa Francisco, um apelo a sermos sensíveis ao chamado de Deus, na certeza vocacional que o Senhor nos ama, nos chama e nos envia, para o serviço ao povo de Deus.

O mês vocacional, uma bela tradição pastoral de nossa Igreja, tem por objetivo irradiar o empenho e o zelo da Igreja por todas as vocações. Somos conscientes de que não somos nós os detentores do convite vocacional, mas instrumentos do chamado de Deus por Jesus Cristo, que nos enriqueceu com sua graça, nos salvou, e nos confiou a missão de levar o Evangelho a toda criatura, ensinando e testemunhando tudo o que ele ensinou e praticou.

Na caminhada vocacional temos a necessidade da escuta e do discernimento para reafirmar e testemunhar a fé por meio de ações que possibilitem o florescimento de todas as vocações. O nosso compromisso consiste na construção de uma cultura vocacional que anime e cultive a semente do chamado em todas as etapas da vida cristã. Como referência e modelo temos Jesus Cristo, nosso Salvador, que nos pediu que rezássemos ao Senhor da messe em súplica incessante para que não faltem os bons operários do Reino. Ele é o centro de nossa vida e missão. Ouvindo seu convite e seguindo seu exemplo somos testemunhas do amor de Deus no mundo. Guiados pelo Espírito Santo, doador dos dons e carismas, vamos construindo a igreja como discípulos missionários, na unidade, diversidade e complementariedade de todas as vocações.

Neste mês vocacional vamos intensificar nossa oração pelos ministros ordenados (diáconos, padres, bispos), pela vocação matrimonial e familiar, pela vida religiosa e consagrada nas suas diferentes formas, pela profusão e riqueza dos serviços e ministérios laicais, e pelo ministério tão fundamental do catequista. E rezar sempre, como nos ensinou Jesus: Enviai, Senhor, operários e operárias para a vossa messe.  INUALENDO

 

Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Ipiranga

1 Comentário
  • Antonio Carlos Gottardo Ladeia
    Postado em 13:07h, 11 agosto Responder

    Senhor a mersi e grande mais ps operários são poucos fazei que mais operários venham ser sacerdotes Diáconos., Voluntários e colaboradores. Amém Palavra do Papa de hoje que o encontro com Jesus São Maior que os Mandamentos Neste Mês Vocacional e da Família colocamos em oração por intercessão de São Judas Tadeu Nossa Família.. São José Valeo nós. Amém

Publique um comentário

WhatsApp chat