fbpx

A Primeira Comunhão

A primeira Comunhão de uma criança é algo singular e que marca não só a vida de fé de um catequizando, mas também de seus familiares e amigos. Depois de um tempo de preparação, a criança poderá experimentar o que significa receber o Corpo e o Sangue de Cristo. Será o início de uma intimidade que a mesma, ao longo de toda a sua vida, com perseverança e fidelidade, buscará cultivar e amadurecer em sua caminhada cristã católica.

Receber o Sacramento da Eucaristia não se reduz a cumprir um preceito em relação aos Sacramentos da Iniciação Cristã. Pelo contrário. É algo sublime! Tão sublime que a Igreja pede de todos nós o estado de graça para recebê-lo. Por isso, a preparação de nossos catequizandos, pelo período de dois anos, ainda será um tempo pequeno em relação à tamanha graça. Mas é preciso iniciar esse percurso de intimidade com o Senhor para que cada vez mais sejamos seus amigos.

No início dessa caminhada eucarística, essencial é o acompanhamento dos pais e familiares. Nossas crianças, ante o exemplo que buscam nos adultos, devem encontrar em seus familiares não só estímulo para essa amizade com Cristo, mas também testemunho. Por isso, acompanhar nossas crianças na missa dominical é testemunhar a elas a grandeza do Mistério Eucarístico.

Fato é que muitos cristãos adultos participam da Santa Missa, mas não recebem o Corpo de Cristo. Mas não nos esqueçamos: não vamos a Missa “apenas” para receber o Corpo de Cristo. Na Missa, ouvimos a Sagrada Escritura e nos reunimos como Igreja. Dessa forma, também nos alimentamos da Palavra de Deus e testemunhamos que nossa fé é vivida em comunidade, e não isolados em nossos lares.

Ainda que a pandemia perdure é preciso, com os devidos cuidados sanitários, retomar nossa participação presencial na Missa. Nós podemos assistir e ouvir a Missa virtualmente, mas a participação e vivência do Mistério Eucarístico se dá apenas de forma presencial. Afinal, a Eucaristia é um Sacramento.

Nossos catequizandos estão sendo questionados interiormente sobre as mudanças que vivemos entre o real e o virtual. Cabe a nós ajudá-los a discernir o verdadeiro valor dos Sacramentos, os quais necessariamente são vividos presencialmente. Os 42 catequizandos, que receberam a primeira Comunhão no último dia 20/06, em nosso Santuário, contem com minhas orações. Deus os abençoe!

Pe. Guilherme César Silva Rocha, scj, Vigário Paroquial

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat