fbpx

1° Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Será realizado a partir deste ano, no quarto domingo de Julho, dia 25, próximo à festa dos Santos Joaquim e Ana – avós maternos de Jesus – e permitirá recordar e celebrar o dom da velhice e daqueles que, antes de nós e para nós, guardam e transmitem a vida e a fé.

Hoje, mais do que nunca devido à pandemia que primeiro os colocou em risco e sacrificou tantos, os idosos muitas vezes permanecem sozinhos e longe de suas famílias, e ao invés disso, devem ser preservados como uma memória a ser transmitida. Daí a decisão do Papa Francisco:

“Os avós, tantas vezes são esquecidos e nós esquecemos esta riqueza de conservar as raízes e transmitir. E por esta razão decidi instituir o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado em toda a Igreja, todos os anos, no quarto domingo de Julho, próximo à festa dos Santos Joaquim e Ana, os avós de Jesus”.

 

Indulgência Plenária

 

Receberão a Indulgência Plenária os avós, idosos e todos os fiéis que participarem no dia 25 de Julho de 2021, Primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, da solene celebração que o Papa Francisco presidirá na Basílica de São Pedro ou das diversas funções que ocorrerão em todo o mundo.

A Penitenciaria Apostólica divulgou um decreto sobre a Indulgência Plenária, por ocasião do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos que será celebrado no 4° domingo de Julho, dia 25.

Com a divulgação do Decreto, assinado pelo Penitencieiro-mor, cardeal Mauro Piacenza, e pelo regente da Penitenciaria, mons. Krzysztof Nykiel, o organismo vaticano atende ao recente pedido do prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Joseph Farrell, em vista do Primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, concedendo a Indulgência Plenária, “sob as habituais condições, confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice, aos avós, aos idosos e a todos os fiéis que, motivados por um autêntico espírito de penitência e caridade, participarem no dia 25 de julho de 2021, Primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, da solene celebração que o Papa Francisco presidirá na Basílica de São Pedro ou então das diversas funções que ocorrerão em todo o mundo”.

A Indulgência Plenária será concedida também “nesse mesmo dia aos fiéis que dedicarem tempo para visitar em presença ou virtualmente os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade, como os doentes, os abandonados, os deficientes e outros”.

Poderão também obter a Indulgência Plenária, os idosos doentes e todos os que, impossibilitados de saírem de casa por grave motivo, unirem-se espiritualmente às funções sagradas do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, através dos meios televisivos e radiofônicos, mas também pelos novos meios de comunicação social.

Para que se torne mais fácil o acesso ao perdão divino, em nome da caridade pastoral, a Penitenciaria Apostólica pede aos sacerdotes para ouvirem as confissões e mostrarem-se disponíveis, com espírito pronto e generoso, para a celebração da Penitência.


Fonte: Vatican News

 

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat