fbpx

Cuidar da vida, dom de Deus

Com fé e esperança vamos caminhando sustentados pelo amor de Deus. Ainda estamos atravessando um tempo de profunda crise sanitária e social, que atinge todas as dimensões de nossa vida, inclusive nossa realidade eclesial. Mais do que nunca temos procurado cuidar e defender a vida, pois ela é o valor maior, dom de Deus. Temos dito e ouvido tanto, cuide-se, e cuide do outro, do irmão. É o amor a Deus e ao próximo, como nos ensina a Sagrada Escritura. Jesus mesmo disse que veio a este mundo para dar a vida, e a vida em abundância.

A vida é o bem fundamental e básico em relação aos demais bens e valores da pessoa. A secularização fez com que a vida deixasse de ser concebida como sagrada e intocável. Mas a vida é presente do Criador, porque ninguém pode dar a si mesmo este dom. Somos chamados a garantir a qualidade de vida para si e para os outros. Em nossa existência temos perguntas e necessidades, sonhos e esperanças, tristezas e angústias. Deus é o autor da vida, puro e inestimável dom. É uma oferta de amor que pede preservação e cuidado, promoção e valorização.

Nossa fé cristã se fundamenta na revelação bíblica que nos apresenta o ser humano como imagem e semelhança de Deus. Nesse sentido, a vida humana é sagrada, porque tem sua fonte e meta em Deus. O resgate dessa noção possibilita um novo olhar sobre a vida humana tantas vezes violentada em diferentes contextos históricos e sociais. Vivemos em uma cultura de morte, indiferença e insensibilidade. Sabemos que na Sagrada Escritura, e com a encarnação de Jesus Cristo, sua morte de cruz e ressurreição, nossa identidade humana, como imagem e semelhança de Deus, recobra sua dignidade e plenitude. Não fomos criados para a solidão, mas para a comunhão, o amor, a fraternidade, a eternidade. A vida humana tem uma dignidade sagrada, porque está aberta aos outros e ao mistério de Deus. Temos a graça de ser livres e responsáveis pela vida, construindo a justiça e paz. Como Igreja, povo de Deus, vamos cuidar bem da vida, amá-la e defendê-la, pois é dom e graça do Senhor, o bem maior.

A todos saúdo na paz e alegria, com o auxílio da Virgem Maria, a proteção de São José e a intercessão de São Judas Tadeu. Minha prece e benção.

Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Ipiranga

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat