fbpx

São José, rogai por nós!

O Mês e o Ano de São José, o Justo

Dia 19 de Março é dia de São José, Padroeiro da Igreja, protetor da Sagrada Família, o carpinteiro de Nazaré, esposo de Maria Santíssima e pai adotivo de Jesus Cristo. O nome José é a versão lusófona do hebraico Yosef, por meio do latim Iosephus.

O “Ano de São José” foi um grande presente que o Papa Francisco deu à Igreja (de 08/12/2020 a 08/12/2021) através da Carta Apostólica “Patris Corde”, que quer dizer: “Com coração de Pai”.  O anúncio ocorreu em comemoração dos 150 anos da proclamação de São José como Padroeiro da Igreja Católica (pelo Papa Pio IX, em 08/12/1870).  A Carta Apostólica “Patris Corde” e o Ano de São José são um convite a cada um de nós para conhecer e imitar este homem santo.

A Igreja venera e admira São José por ele ser digno, discreto, e, como diz a Bíblia, no Evangelho de São Mateus: “homem justo” (Mt 1,19). Essa menção aparece no Evangelho conhecido como “o Evangelho da justiça do Reino”. E Jesus Cristo, neste mesmo Evangelho de Mateus, afirma: “É preciso que cumpramos toda a justiça” (Mt 3,15). O mesmo Mateus apresenta Cristo como “mestre da justiça”, e seu pai, José como “homem justo”.  Portanto, educado por José, o filho do homem justo torna-se o mestre dos valores da justiça. Modelo para seu filho Jesus, José é modelo para cada um de nós que o seguimos.

A missão de São José, no escondimento e na missão oculta, mas ao mesmo tempo na prontidão em realizar a vontade de Deus, tem muito a dizer aos homens e mulheres de hoje.

DEVOTOS DE SÃO JOSÉ

“São José é exemplo de homem, marido, pai e amigo. Sempre que falo de São José, eu me emociono, como mãe, esposa, filha, trabalhadora, amiga… Nossa Senhora e São José são meus dois “orientadores espirituais”, exemplos que tento seguir e aplicar em minha família, que também é sagrada.”

Graziela Bracco

 “Sou devota de São José há muitos anos. Eu fazia parte da Pastoral da Família, na comunidade Santo Afonso e lá não tinha a imagem de São José, até que eu comprei. Recente eu alcancei uma grande graça que foi o emprego do meu filho. Eu estava fazendo a Novena e o chamaram para trabalhar. Sou muito devota, tenho muita fé. Estou fazendo a novena de novo. Jesus, José e Maria é a Sagrada Família que protege a nossa. Eu rezo todo dia o seguinte: ‘Glorioso São José, você também é meu pai. Já que cuidastes de Jesus e de Maria, cuida também de mim e da minha família!”

Marly Figueiredo

São José fortalece nossa fé

Por ocasião do 150º aniversário da Proclamação de SÃO JOSÉ, como Padroeiro da Igreja Católica, o Papa Francisco, houve por bem, assinar, em 08 de dezembro de 2020, a Carta Apostólica intitulada “PATRIS CORDE” (Com coração de pai), instituindo o “ANO DE SÃO JOSÉ” (de 08/12/2020 a 08/12/2021) para incentivar amor a São José, implorar sua intercessão e imitar suas virtudes. Com um coração de verdadeiro pai, São José amou Jesus, embora soubesse que não era seu filho, mas um menino, que a Divina Providência lhe confiara, pelo qual se sentia responsável.

Março, mês consagrado a São José, somado à celebração do Ano de São José, nos convida a uma partilha sobre a sua pessoa, presença e missão no mistério da salvação da humanidade, ao lado da Virgem Maria e com Jesus Salvador dos homens. São José assumiu a paternidade “legal”, descendente de Davi, dando ao menino o nome de Jesus, como fora chamado pelo Anjo, antes do nascimento, para salvar o povo de seus pecados.

Sabemos que São José era um simples carpinteiro em Nazaré, tinha sua oficina, mas, visitava também casas para eventuais consertos de móveis. Era um homem justo e temente a Deus, como diz o Evangelho, desposado com a Virgem Maria, pai adotivo de Jesus salvador. Assumiu a missão de ser o guardião da Sagrada Família, fiel à vontade de Deus, obedece cegamente: ele ouvia e recebia mensagens e obedecia, cumprindo a ordem, sem questionar.

Exerceu uma missão primordial na História da Salvação. Não há uma palavra sua registrada nos evangelhos, nem informações sobre seu estado civil e idade. Faleceu antes de Jesus iniciar sua vida pública: a missão de anunciar o Reino de Deus e a boa nova da salvação.

O Papa Francisco, na “Patris Corde”, com motivações bíblicas e teológicas, oferece uma belíssima reflexão sobre a figura extraordinário de São José, apresentando-o como: Pai amado, Pai na ternura, Pai na obediência, Pai no acolhimento, Pai na coragem criativa, Pai trabalhador, Pai nas sombras: temas presentes na Carta (cuja leitura recomendo a todos), que merecem nossa reflexão e aprofundamento para crescermos em piedade e devoção a São José.

O Magistério da Igreja consagra a São José um espaço especial, e ele o merece: Pio IX o declara Padroeiro da Igreja Católica, em 08 de Dezembro de l870; Pio XII o apresenta como Padroeiro dos Operários, em 01 de Maio de 1955; João Paulo II o afirma Guardião do Redentor e da Sagrada Família, em 15 de Agosto de 1989; e a religiosidade do povo, o invoca como guardião das famílias cristãs e pede sua intercessão para uma boa morte.

No decorrer do Ano de São José, sem dúvida, portador de abundantes bênçãos e frutos de renovação da fé e da autêntica religiosidade popular, cabe-lhe uma devoção especial em nossa vida cristã pessoal, familiar e comunitária. Em qualquer manual de orações, encontramos as mais diversas devoções a São José: são orações, ladainhas, consagrações para promover e fomentar sua devoção em nossas famílias. Convém usar nossa criatividade,  para planejar iniciativas em louvor a São José: tríduos, novenas, peregrinações às igrejas dedicadas ao santo, valorizar Março, mês consagrado a ele, incrementar as festas de São José no dia 19 de Março e 01 de Maio, dar um destaque à sua imagem nas igrejas…

E, ainda, no final da Carta Patris Corde, se acena para uma ampla concessão de indulgências pela “Penitenciaria Apostólica”, durante o Ano de São José. As condições para lucrá-las, são as de sempre, a saber:

  • Fazer a confissão sacramental individual e íntegra com sacerdote (não basta a absolvição coletiva);
  • Receber a sagrada comunhão eucarística com missa (não basta comunhão espiritual);
  • Fazer a profissão de fé nas verdades da Igreja Católica (rezar o “Creio em Deus Pai…”)
  • Rezar nas intenções da Papa (ao menos: Pai-nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai…)
  • Cumprir as condições com a intenção de lucrar indulgências;

Obs: a indulgência plenária pode ser alcançada uma só por dia;

Para receber a indulgência diária, basta o estado de graça (confissão recente…).

Finalizando, recomendo a leitura e meditação da Carta Apostólica Patris Corde, na certeza de que nossa devoção a São José será fonte de bênçãos e graças para nós e de crescimento espiritual para todos. SÃO JOSÉ, ROGAI POR NÓS!

Pe. Aloísio Knob,scj

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat