fbpx

O que é Setembro Amarelo

10 de Setembro é dia Mundial contra o Suicídio! Faça parte desta causa e não se esqueça:  prevenir o suicídio, posicionar-se contra o suicídio, em todos os meses do ano é fundamental!

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização e luta contra o suicídio. A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. E todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço amarelo no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização.

No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial contra o Suicídio (10 de Setembro).

Faça parte desta causa! E não se esqueça: A campanha é em Setembro, mas prevenir o suicídio, posicionar-se contra o suicídio, em todos os meses do ano é fundamental!

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.

Mas como buscar ajuda se muitas vezes a pessoa sequer sabe que pode receber apoio e que o que ela sente naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou familiar se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

É fato que o suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.

O CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em
1962, atua no apoio emocional e na luta contra o suicídio por meio do telefone
188
, e também por e-mail: setembroamarelo@cvv.org.br. Acesse o site: cvv.org.br para todas as opções de contato com voluntários especializados , vídeos e informações diversas.

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat