fbpx
 

Tudo sobre a Novena a São Judas Tadeu 2020

Temática

São Judas Tadeu nos conduz às fontes da Espiritualidade Sacramental

“Se alguém tem sede, venha a mim!” (Jo 7,38)

Amados irmãos, irmãs, devotos de São Judas Tadeu, no ano em que nosso Santuário São Judas Tadeu celebra seus 80 anos de história não poderíamos deixar de agradecer a Deus pelo dom do grande Apóstolo e Mártir São Judas Tadeu! Na tradicional Novena preparatória para a Festa de São Judas Tadeu (18 a 26 de Outubro), vamos lembrar e valorizar práticas que estão sendo muito úteis em tempos de pandemia: os Sacramentais.

O tema da Novena preparatória à Festa de São Judas 2020 será: “São Judas Tadeu nos conduz às fontes da Espiritualidade Sacramental” com o lema: “Se alguém tem sede, venha a mim!” (Jo 7,38).

Mas afinal, você se recorda o que são os Sacramentais da Igreja? Temos certeza de que você, enquanto devoto de São Judas, já coloca em prática um ou mais dos Sacramentais no seu dia a dia: a recitação do Terço ou o Santo Rosário, a oração de Novenas ou Tríduos, peregrinações, as bênçãos, as Adorações Eucarísticas etc.

Sacramentais são “sinais sagrados” com o objetivo de consagrar a si mesmo e o seu ambiente de vida a Deus, para que estejamos livre dos perigos e voltados sempre para Deus, livrando-nos sempre dos pecados. Durante os nove dias de Novena celebraremos, meditaremos e aprofundaremos um Sacramental da Igreja, como “precioso auxílio espiritual, sobretudo em tempos de grande tribulação”. A saber, vamos abordar:

  1. Os Sacramentos da Igreja e seus Sacramentais
  2. As Liturgia das Horas
  3. As Liturgias de Bênção
  4. As Liturgias de Peregrinação
  5. As Celebrações e a Leitura Orante da Palavra de Deus
  6. A Recitação do Santo Rosário
  7. As Orações devocionais aos Santos (novenas, trezenas, quaresmas)
  8. As Celebrações e exorcismo segundo o Ritual de Iniciação Cristã
  9. As Adorações Eucarísticas
Novena Explicada e Cantos Principais

Novena 1 – A Espiritualidade da Novena e Sua Proposta Temática

Novena – 4 – O Ritual e suas partes

Novena São Judas – 7 – Cantos principais para a Novena

Novena – 2 – Sua Temática em 2020

Novena – 5 – Ornamentação e Equipe de Celebração

Novena – 3 – O temário dos 9 dias

Novena – 6 – Os Ritos e Suas Partes com detalhes

Roteiros celebrativos

Novena Dia 1

Oração: Ó Deus, nós vos louvamos e bendizemos, porque dispensastes todos os bens de vosso amor através de vosso Filho Jesus Cristo, e os comunicastes ao inaugurar os Sacramentos e Sacramentais na vossa Igreja. Nós vos damos graças pelos Apóstolos, entre eles São Judas Tadeu, que escolhestes para propagá-los, a fim de santificar e dignificar os filhos de Deus. Dai-nos conhecer os sinais sacramentais e acolhê-los como preciosos auxílios espirituais, sobretudo nos tempos de grande tribulação que estamos vivendo. Por Cristo e Senhor Nosso, na unidade do Espírito
Santo. Amém.

Novena dia 1: Clique Aqui

Novena Dia 2

Oração: Ó Deus, vós criastes o dia e a noite, e manifestastes vossa obra de salvação e de amor ao ser humano, pelo envio do vosso Filho, por seu ministério e por sua oração, que o fortalecia no cumprimento da vossa vontade e edificava os seus discípulos. Dá-nos conhecer a beleza e os grandes benefícios da santa Liturgia das Horas, inspirada na oração de Cristo. Pelo mesmo Cristo e Senhor nosso, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Novena dia 2: Clique Aqui.

Novena Dia 3

Oração: Ó Deus de amor e de bondade, dentre tantas bênçãos que derramastes sobre o vosso povo, nos enviastes o Abençoador por excelência, Cristo Jesus, nosso Senhor. Ao escolher os vossos discípulos, dentre os quais Judas Tadeu, lhes transmitistes o poder de abençoar todos os vossos filhos e filhas.
Dai-nos, ao conhecer as preciosas Liturgias de Bênção, sermos também uma bênção para todos quantos conosco convivem, e a refletir em nossas atitudes cotidianas, o nosso compromisso social em favor do bem, da justiça e da paz para todos. Pelo mesmo Cristo e Senhor da Bênção eterna, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Novena dia 3: Clique Aqui.

Novena Dia 4

Oração: Ó Deus, vós caminhastes com vosso povo ao longo da história da salvação, e nos enviastes vosso Filho Amado, o eterno peregrino pelas estradas da Palestina, a fim de ser o nosso caminho rumo à definitiva realização. Concedei-nos pelos méritos de São Judas Tadeu, anunciador do vosso Evangelho aos povos mesopotâmicos, a graça de celebrarmos nossas procissões e peregrinações renovando a disposição de caminhar firmes e decididos no seguimento do Vosso Filho. Pelo mesmo Cristo e Senhor nosso, na força e no impulso do Espírito Santo. Amém!

Novena dia 4: Clique Aqui.

Novena Dia 5

Oração: Ó Deus, que por Jesus Cristo, vossa Palavra Eterna, fizestes de São Judas Tadeu valoroso pregador do Evangelho, dai-nos, ao celebrar a Palavra de Deus em nossas comunidades, em nossas famílias e nos momentos de encontro pessoal convosco, crescer em Sabedoria, no conhecimento e na prática dos vossos ensinamentos. E fazei que o nosso modo de ser torne-se Palavra Viva de vossa presença e do vosso amor misericordioso. Pelo mesmo Cristo, o Verbo feito humano, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Novena dia 5: Clique Aqui.

Novena Dia 6

Oração: Ó Deus, pela Virgem Maria, Mãe de Vosso Filho Amado, e por São Judas  Tadeu, nosso padroeiro, nos destes a alegria de participar da comunhão dos santos. Ao contemplar os mistérios de Cristo no Santo Rosário, nos levais a conhecer e aprofundar nossa caminhada de fé. Concedei-nos a graça
de vivermos essa devoção de todo o coração, e fazei ressoar em nossa vida as mesmas atitudes de entrega de Maria, vossa Mãe, e dos demais discípulos do vosso Filho. Pelo mesmo Cristo e Senhor nosso, na unidade do Espírito Santo!
Amém!

Novena dia 6: Clique Aqui.

Novena Dia 7

Oração: Ó Deus, pela preciosa tradição espiritual da vossa Santa Igreja, suscitada pela experiência de fé e devoção dos Santos e Santas, vós abristes caminhos e itinerários de práticas devocionais, como autênticos meios de fiel seguimento do vosso amado Filho. Dai-nos a graça de aprofundar o verdadeiro sentido desses meios, para nos tornarmos discípulos vossos e ardorosos anunciadores do Santo Evangelho. Por Cristo, Senhor nosso, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Novena dia 7: Clique Aqui.

Novena Dia 8

Oração: Ó Deus, ao chamar os apóstolos, entre eles São Judas Tadeu, lhes destes a missão de curar os doentes e expulsar os demônios em nome de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. A nós também estendestes essa missão.
Dai-nos, pois, ao celebrarmos com a Igreja os Ritos de Exorcismo, compreendermos mais a sua força protetiva do que expurgadora do mal, e assim celebrá-los como dádivas sacramentais da Fé Católica para o nosso bem espiritual e corporal. Pelo mesmo Cristo e Senhor nosso, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Novena dia 8: Clique Aqui.

Novena Dia 9

Oração: Ó Deus, por vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, vós inaugurastes o admirável Sacramento da Eucaristia e nos destes a possibilidade sacramental da Adoração Eucarística, para prolongar seus efeitos e manifestar vosso infinito amor. Concedei-nos, pelos méritos do Santo Apóstolo e Mártir São Judas Tadeu, sermos testemunhas adorantes, em espírito e em verdade.
Pelo mesmo Cristo e Senhor nosso, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Novena dia 9: Clique Aqui.

Como Participar

Este ano está sendo diferente para todos nós, com a pandemia tivemos que mudar muito do que já estava planejado para a Novena e Festa de São Judas Tadeu 2020, mas queremos aproveitar a oportunidade para estarmos cada vez mais unidos, mesmo que distantes. Nos esforçamos ao máximo para levar até você, devoto e devota, um pouco da experiência da Novena, seja presencial ou não, tudo foi feito com muito cuidado e atenção.

Veja como participar da Novena de São Judas Tadeu neste ano:

PRESENCIAL

A Novena a São Judas Tadeu deste ano será celebrada em dois horários, às 15h e às 19h30 para o público em geral participar presencialmente (desde que faça sua inscrição antecipadamente, clicando aqui).

ONLINE E AO VIVO

A Novena celebrada às 19h30 será transmitida via Youtube. Não deixe de se inscrever em nosso canal e participar!

ONLINE E GRAVADO

Às 16h vamos publicar os vídeos da Novena rezada pelas famílias que frequentam o Santuário e você poderá acompanhar da sua casa. Prepare um pequeno altar com uma imagem de São Judas Tadeu, uma vela e a Bíblia para rezar junto conosco. Os vídeos serão publicados às 16h, somente no Youtube.

Resumindo…

15h – Novena presencial na igreja nova e com inscrição prévia CLIQUE AQUI.
16h – Novena com as Famílias online, apenas no YOUTUBE.
19h30 – Novena presencial e online com inscrição prévia CLIQUE AQUI.

WhatsApp chat