fbpx

Meditações Quaresmais

A cada domingo deste tempo quaresmal a liturgia nos propõe uma lição, um tema com o qual podemos meditar e alimentar a nossa vida espiritual. Hoje, faremos uma síntese dos 5 domingos da quaresma e seus ensinamentos. Após o texto, assista ao vídeo com Padre Eli Lobato dos Santos, scj, pároco e reitor do Santuário São Judas Tadeu.

1º DOMINGO: JESUS NO DESERTO, TENTAÇÕES
Neste primeiro domingo, a liturgia fala de forma sintética sobre 3 tipos de tentações (simbólicas e emblemáticas) que o diabo oferece à Jesus: a tentação da saciedade, do poder e da provocação a Deus e o pecado da avareza. No mesmo Evangelho, fala-se do Deserto que tem uma simbologia importante, o deserto é o lugar onde estamos a sós conosco, é também lugar de encontro com o absoluto de Deus.

2º DOMINGO: JESUS SOBE A MONTANHA COM OS DISCÍPULOS, TRANSFIGURAÇÃO
No segundo domingo, Jesus recolhe-se e sobe: uma proposta de vida fecundante a todos nós: recolher-se para que se escute a si mesmo e se encontre com Deus. Fazer o processo de transfiguração de nós mesmos.

3º DOMINGO: JESUS EXPULSA VENDILHÕES NO TEMPLO.
No terceiro domingo, Jesus fala sobre o Templo de Deus e se refere ao seu próprio corpo como sendo morada e casa de Deus. Ele expulsa os vendilhões em sinal de repulsa à comercialização e banalização de Deus e do corpo.

4º DOMINGO: JESUS SE APRESENTA COMO UM REMÉDIO CONTRA AQUILO QUE MATA
No quarto domingo, Jesus apresenta-se como remédio para a humanidade. Somos convidados a olhar para Ele e buscar a cura em Seu amor. A cura para a ira, a inveja, o rancor e todos os pecados que nos atingem como veneno.

5 – QUINTO DOMINGO: JESUS REFERE-SE A HORA DE SUA MORTE
No último domingo da quaresma, Jesus fala da “sua hora”. Essa expressão recorda-nos que nós também temos a nossa própria hora, não apenas para a morte, mas para tudo. Essas horas podem ser comparadas aos momentos mais importantes da nossa caminhada, momentos que exigem que façamos escolhas, por exemplo, em que precisamos refletir e meditar sobre as consequências dos nossos atos.

Leia também: Programação Semana Santa

Acompanhe as meditações desse tempo quaresmal inscrevendo-se em nosso canal do YouTube e ativando as notificações!

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat