fbpx

Visita da Relíquia de São Judas Tadeu a Mato Grosso do Sul

No domingo, dia 28 de setembro, o Santuário Diocesano São Judas Tadeu, em Campo Grande (MS), noticiou em vários jornais um momento histórico: a primeira visita de uma relíquia de primeiro grau de São Judas Tadeu, padroeiro das causas impossíveis, a este Estado do país. Trata-se de um fragmento ósseo do fêmur do santo, preservado em um relicário especial. Relíquia pertencente à Paróquia e Santuário São Judas Tadeu, da avenida Jabaquara, levada para o Mato Grosso do Sul pelo Vice Reitor, Pe. Cleiton Guimarães, scj, para a veneração dos fiéis devotos de São Judas Tadeu daquele estado.

Santa Missa das 18h30 – Presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Dimas Lara Barbosa – Arquidiocese de Campo Grande, MS (Pascom/MS)


Segundo o Padre Alex Messias, reitor do Santuário de São Judas Tadeu de Campo Grande, a chegada da relíquia é um momento de grande júbilo, especialmente porque coincide com as celebrações de 30 anos do Santuário e sua elevação à Igreja Jubilar. “A convergência desses eventos é um claro sinal das abundantes graças e milagres que Deus tem realizado”, afirmou o padre, citando São Tomás de Aquino: “O próprio Deus honra como convém as suas relíquias, pelos milagres que faz na presença delas”.

O Santuário São Judas Tadeu de Campo Grande (MS) fica na Rua Fernando Augusto Corrêa da Costa, 58, Jardim América. Dentro da programação da visita da Relíquia de São Judas Tadeu, houve a celebração da Santa Missa com a Relíquia, a oração do Terço de São Judas Tadeu, a Exposição pública da Relíquia para veneração, a oração do Angelus e Ladainha de São Judas Tadeu, Leitura orante da Carta Bíblica de São Judas Tadeu, Catequese: Mistérios de São Judas Tadeu, Terço Mariano e a Procissão com a Relíquia pelas ruas no entorno do Santuário, terminando com a Santa Missa e bênção individual com a Relíquia.

Devoção que se alastra

A devoção a São Judas Tadeu já é reconhecida não só em Campo Grande, mas em todo o Brasil e mundo afora. No Santuário da capital, a Capela dos Milagres de São Judas Tadeu tem registrado um crescente número de devotos que celebram milagres, curas e graças extraordinárias. Os relatos abrangem desde conquistas profissionais, como novos empregos, curas de doenças, até livramentos de acidentes, e realizações pessoais.

Um testemunho emocionante vem do jovem Janderson Oliveira da Silva, que comprova o poder da intercessão do santo. Em 2023, ele e sua esposa desejavam adotar uma criança, mas foram inicialmente informados da inexistência de vagas. Durante a semana do novenário de São Judas Tadeu, em profunda oração diante do Santíssimo, o casal pediu a intercessão do santo, prometendo homenageá-lo mensalmente. No dia seguinte, receberam a surpreendente ligação confirmando o início imediato do processo de adoção – um verdadeiro milagre para o casal. “Com fé e devoção, reconhecemos: foi pela graça de Deus e pela intercessão de São Judas Tadeu que recebemos essa bênção em nossa vida, uma linda criança”, relata.

História da Relíquia

O termo “relíquia” deriva do latim reliquiae, que significa “restos”. Na tradição cristã, as relíquias são objetos associados a um santo, como um osso ou um item pessoal, e são guardadas com reverência. Elas servem para relembrar a vida de fé dos santos e conectar os fiéis com sua santidade.

A história da relíquia de São Judas Tadeu no Brasil remonta a 1945. Um padre capelão militar, que serviu na guerra da Itália, recebeu o fragmento como presente de um convento. Ao retornar, o Padre Ariovaldo, capelão da Guarda Civil de São Paulo, o convenceu a doar a relíquia à Paróquia e Santuário de São Judas Tadeu na capital paulista, à Avenida Jabaquara,2682.

Priscila de Lima Thomé Nuzzi
Jornalista da Paróquia e Santuário São Judas Tadeu, Av. Jabaquara, São Paulo-SP

Nenhum comentário

Publique um comentário