fbpx

Mês de junho, o mês das grandes solenidades!

Chegando ao fim o período pascal e o mês de maio dedicado a Nossa Senhora, iniciamos o mês de junho com dias marcantes de celebrações e grandes solenidades. Junho já nos lembra o frio e por falar em frio, lembramos as fogueiras que nos aquecem nas “festas” da solenidade de São João Batista, tão populares em todo nosso país. Num primeiro momento se perguntarmos ao povo o que comemoramos no mês de junho, irá ser a primeira a ser lembrada. Em Junho, celebramos as seguintes solenidades: Santíssima Trindade; Corpus Christi; Sagrado Coração de Jesus e em sequência o Imaculado Coração de Maria; Natividade de São João Batista e os Apóstolos São Pedro e São Paulo.

O que é uma solenidade?

As solenidades são as celebrações mais importantes da liturgia da Igreja e não podem ser omitidas; por algum motivo até podem ser transferidas para um outro dia, mas não omitidas. Vejamos cada uma delas:

Santíssima Trindade no dia 04 de junho

O mistério de um único Deus, e esse Deus é: o Pai e o Filho e o Espírito Santo, três pessoas, mistério revelado por Jesus Cristo. O Dogma da fé que professa Deus, Uno e Trino, sendo três pessoas distintas, mas um único Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. As três pessoas da Santíssima Trindade são um só Deus em Três Pessoas distintas. O Pai, o Filho e o Espírito Santo, possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, bondade e santidade. O que deverá com a celebração ser explicitado ao povo de Deus.

Corpus Christi no dia 08 de junho

A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo. Corpus Christi significa Corpo de Cristo tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, de forma pública. Confira a nossa programação.

Sagrado Coração de Jesus no dia 16 de junho

Conta a história que, em 16 de junho de 1675, o Filho de Deus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque e lhe mostrou seu Coração rodeado por chamas de amor, coroado por espinhos, com uma ferida aberta da qual brotava sague e, do interior do mesmo, saia uma cruz. No coração da Família Dehoniana, experimentamos um dom especial de Deus que nos une em comunhão, uma espiritualidade que nos anima para a missão de evangelizar. Padre Dehon, fundador desta Congregação, que presta o serviço ministerial através de seus sacerdotes neste Santuário, experimentou esta graça e como ele mesmo disse: “Deixo-vos por herança este maravilhoso tesouro: o Coração de Jesus”. Experiência carismática que nós, dehonianos, difundimos em nossas Paróquias com a presença de leigos que também bebem dessa espiritualidade. Unimo-nos para celebrar como nossa festa maior, enquanto Congregação e com toda a Igreja, Dia de Oração pela Santificação do Clero e dia em que o Apostolado da Oração acolhe seus novos membros. Confira nossa programação.

Imaculado Coração de Maria no dia 17 de junho

Como memória litúrgica, é comemorada no sábado, dia seguinte à solenidade do Sagrado Coração de Jesus. “Celebrar o Coração de Maria é meditar sobre a recepção que nós fazemos de Deus na nossa própria vida”. A imagem do Coração de Maria, como todas as imagens católicas, ‘fala’. Ela foi revelada a Santa Catarina Labouré em 1.830. No dia 4 de Maio de 1944, o Papa Pio XII ordenou que esta festa fosse observada em toda Igreja para obter a intercessão de Maria para: a paz entre as nações, a liberdade para a Igreja, a conversão dos pecadores e o amor pela pureza e pelas virtudes.  A imagem lembra o mistério de Nossa Senhora das Dores e das sete espadas que transpassariam o Coração de Maria, conforme a profecia de Simeão, quando Maria ainda era jovem.

Natividade de São João Batista no dia 24 de junho

Essa celebração da Natividade de São João Batista é a única festa litúrgica que a Igreja dedica ao nascimento de um santo. São João Batista é o primeiro santo venerado na Igreja universal com festa litúrgica particular, em data antiquíssima. Acontece seis meses antes do Natal, pois se bem lembrarmos, após o Anjo Gabriel ter feito o anúncio a Maria, ela vai ao encontro de sua prima Isabel e fica três meses com ela. Aquele já era o sexto mês de gravidez de Isabel. A tradicional fogueira de São João geralmente é acesa no dia 23 para o dia 24, como o sinal da luz que João Batista pregava na sua história.

São Pedro e São Paulo no dia 29 de junho

A data anual da celebração de São Pedro e São Paulo, em reconhecimento às virtudes cristãs dos dois importantes apóstolos que defenderam o Evangelho de Jesus Cristo com suas vidas. Os dois santos são considerados duas figuras importantes da fé Católica. A festa de São Pedro e São Paulo, em Roma, tem raízes antigas. A data já era comemorada no ano 258.

O papa Leão Magno, em meados do século V, discursou em um sermão realizado por ocasião da festa, personificada em Roma, lembrando que os apóstolos haviam trazido à ela o Evangelho de Cristo, transformando-a de professora do erro em discípula da verdade. As razões para a festa de São Pedro e de São Paulo coincidirem na mesma data. Embora pouco se saiba da vida de Pedro, após a ascensão de Cristo, a antiquíssima tradição católica assegura que o apóstolo viajou para Roma, em meados do século 1, fundando a primeira comunidade cristã da cidade.

Essa hipótese é fortemente sustentada por historiadores como Eusébio de Cesareia que, embora tenha vivido dois séculos depois de Pedro, fundamentou sua obra na opinião de autores mais antigos. Paulo, após ter sido mantido preso por dois anos em Cesareia, conseguiu que seu caso fosse reaberto e obteve o direito de ser julgado por um tribunal apropriado em Roma, em vista da sua cidadania romana. Ele teria chegado a Roma por volta do ano 60 e pregado na cidade por dois anos, enquanto estava em prisão domiciliar.

Ao celebrar estas solenidades em comunhão com toda a Igreja, na festa de cada um dos santos, a igreja peregrina continua a proclamar a Páscoa do Senhor. Por isso convidamos todos os devotos(as) do nosso Santuário São Judas Tadeu e todas as comunidades a celebrar com fé e devoção cada uma dessas Solenidades neste mês de junho, enriquecendo nossa fé e dando continuidade ao mistério de Deus que se funde ao mistério de nossas vidas, cada vez mais.

Pe. Júlio César da Costa, scj, Vigário paroquial da Paróquia – Santuário São Judas Tadeu

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat