fbpx

Paróquia e Santuário São Judas Tadeu realiza Retiro Inaciano

Entre os dias 3 e 5 de outubro de 2025, aconteceu um Retiro Inaciano com agentes de pastoral da Paróquia e Santuário São Judas Tadeu, um momento profundamente espiritual inspirado nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (jesuítas).

O retiro, realizado na Casa de Encontro Emaús, localizada no Convento Maria Imaculada, em Itapecerica da Serra – SP, teve como proposta oferecer aos participantes uma experiência de oração silenciosa, contemplação e escuta interior de Deus.

A iniciativa nasceu do desejo de Lucas Augusto Campos Pereira e Lucas Melo, ambos com experiências anteriores nos Exercícios Espirituais oferecidos pelo Centro Magis Anchietanum — missão da juventude jesuíta em São Paulo. Eles perceberam a importância de fomentar, no Santuário, uma espiritualidade que valorize o silêncio e a contemplação, tão tradicionais na história da Igreja. A proposta foi apresentada ao Pe. Geovane Inácio dos Santos,scj, e, com o apoio do Pároco e Reitor, Pe. Daniel Aparecido de Campos,scj, levada ao Conselho de Pastoral Paroquial (CPP).

Segundo Lucas Augusto, Ministro da Eucaristia e participante da Casa da Juventude (CAJU), o retiro foi cuidadosamente estruturado para propiciar momentos de encontro com Deus. Cada participante teve um quarto individual e o programa contou com pontos de oração guiada, celebrações da Santa Missa, oração da Liturgia das Horas e Adoração Eucarística. Para facilitar o acesso, foi adotado um sistema de carona solidária, reduzindo custos e fortalecendo o espírito comunitário.

“Vimos uma ação extraordinária da Divina Providência. Mesmo com poucos recursos humanos, pudemos organizar um retiro que foi meio pelo qual Deus tocou corações. Foi muito marcante ver pessoas de diferentes realidades ouvirem a voz de Deus, através do silêncio interior. É preciso silenciar para ouvir o Mestre e descobrir os rumos que Ele deseja para nossa vida”, compartilhou Lucas.

Inspirado nas palavras de Santo Inácio de Loyola, o objetivo dos Exercícios Espirituais é ajudar cada pessoa a “preparar e dispor a alma para tirar de si as afeições desordenadas e, depois de tiradas, buscar e achar a vontade divina na disposição da sua vida”. O Papa São Paulo VI também destacou a importância dessa prática, afirmando que ela constitui “não somente uma pausa revigorante para o espírito, mas também uma escola insubstituível para introduzir as almas numa maior intimidade com Deus”.

Diante do sucesso dessa edição de 2025 do Retiro Inaciano, os organizadores planejam tornar essa uma atividade semestral do Santuário, com a próxima edição prevista para fevereiro de 2026, ainda com local e data a serem definidos: “Desejamos que o Santuário tenha uma fonte segura de espiritualidade, baseada na oração contemplativa e meditativa, especialmente diante da vida tão corrida e barulhenta da cidade. Essa é uma oportunidade de reencontro com o essencial: o amor de Deus que fala ao coração em silêncio”, conclui Lucas.

Nenhum comentário

Publique um comentário