
17 out Mensagem para o 99º Dia Mundial das Missões
A mensagem do Papa Francisco para o 99º Dia Mundial das Missões, que será celebrado no próximo dia 19 de outubro, tem como tema: “Missionários de Esperança entre os Povos”. É um chamado para renovar a vocação missionária da Igreja. Jesus é o missionário divino de esperança, modelo para todos os cristãos, que devem seguir os seus passos, principalmente em meio a provações.
Os Missionários de Esperança devem ser pessoas de oração e de ação, levando a proximidade, a compaixão e a ternura aos necessitados, aos doentes, aos idosos e aos excluídos.
A Igreja como comunidade de esperança:
Os missionários não anunciam apenas a fé, mas também se comprometem a formar comunidades sólidas e que irradiem a esperança cristã por toda a terra.
O texto, assinado pelo Pontífice no último dia 25 de janeiro está em sintonia com o “Ano Jubilar 2025, cuja mensagem central é a esperança”. Por este motivo, o lema escolhido “recorda a cada um dos cristãos e a toda a Igreja, comunidade dos batizados, a vocação fundamental de ser mensageiros e construtores da esperança nas pegadas de Cristo”. Em sua mensagem, o Papa Francisco evoca a centralidade de Jesus, “enviado do Pai, com a unção do Espírito Santo, a fim de levar a Boa Nova do Reino de Deus e inaugurar ‘um ano favorável da parte do Senhor’ para toda a humanidade”. Ele, prossegue o Pontífice, “é o cumprimento da salvação para todos, especialmente para aqueles cuja única esperança é Deus”, o “modelo supremo de todos aqueles que, ao longo dos séculos, dão seguimento à missão recebida de Deus, mesmo no meio de provações extremas”. A mensagem convida a Igreja a seguir o exemplo do Senhor, e “a avançar, unida a Ele, neste caminho missionário e a escutar, como Ele e com Ele, o grito da humanidade, ou melhor, o gemido de toda a criatura que espera a redenção definitiva”.
O Santo Padre recorda ainda a vocação missionária de cada batizado, chamando os cristãos a se tornarem “com Ele e n’Ele, sinais e mensageiros de esperança para todos, em qualquer lugar e circunstância que Deus nos concede viver”. “Que cada um dos batizados, discípulos-missionários de Cristo, faça brilhar a Sua esperança em todos os cantos da terra!”, clama Francisco.
Confira a mensagem completa aqui
Fonte: Vatican News
Nenhum comentário